Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 13ª etapa

O cansaço começa a aparecer e ainda falta a alta-montanha, mas este é um dia para os sprinters e para os homens da geral 'descansarem'.

Ravenna - Verona, 198 Km



Etapa plana como uma panqueca. Começa em Ravenna, não muito longe da costa do Adriático, a corrida segue para noroeste em direção a Ferrara onde está localizado o primeiro sprint intermédio. Depois chega ao vale de rio Pó, o maior rio da Itália, um dos maiores centros industriais e tecnológicos da Europa e entra na bela região do Vêneto. 
O segundo sprint intermediário está localizado nas proximidades de Bagnolo San Vito, toda esta zona é bem exposta ao vento, o que pode provocar cortes no pelotão.

De Mântua, a corrida segue para o norte em direção a Verona (cidade de Romeu e Julieta), onde fica a linha de chegada. É outra cidade rica em arte e arquitetura, com a arena da era romana e a varanda de Julieta como os dois pontos turísticos mais icónicos. 

Últimos Km
Em comparação com os outros finais ao sprint, este é bem menos complexo com apenas uma rotunda no último Km. A reta da meta é uma estrada larga, onde o sprint pode-se desenrolar sem grandes problemas.




Condições meteorológicas

Dia solarengo.
Temperaturas agradáveis a rondar os 25ºC.
Vento vai soprar moderado, cruzado entre Ravenna e Mântua e de costas entre Mântua e Verona.

Favoritos

Dia para os sprinters, com Ewan e Merlier fora de prova, fica mais aberta a disputa.

Peter Sagan
Parece estar a crescer de forma e isso é bom. Este final não é o ideal para ele, no entanto, Sagan não deixa de ser candidato, a sua capacidade de navegar no pelotão nos últimos Km é notável e faz dele um candidato é praticamente qualquer chegada ao sprint quando está em forma.
Não esquecer que ele tem a Ciclamino e tem de a defender.

Fernando Gavíria
Tem realizado um Giro decente para a falta de expectativas que havia. Parece no bom caminho para regressar a médio prazo à elite do sprint.
As ausências de Merlier e Ewan, fazem com que o colombiano seja um nome a ter em conta para hoje.

Davide Cimolai
Muito apagado em 2021, mas no Giro tem estado bastante bem. Deverá estar na luta pelos primeiros lugares mais uma vez.

Giacomo Nizzolo
Será que é hoje que irá acabar com a maldição? Já são onze 2ºs lugares e zero vitórias no Giro. O final é bom para ele, porque parece que ele perdeu a capacidade que tinha de passar lombas e concentrou tudo na potência no sprint.

Dylan Groenewegen
Ainda longe do melhor e depois de tanto tempo sem competir, as pernas deverão estar cansadas depois de tantos dias de competição seguida.
De qualquer forma, é melhor não o subestimar.

Elia Viviani
Tem 2 problemas: acha-se mais do que é e não sabe utilizar os companheiros num sprint. É um bom sprinter, mas não é elite.
De qualquer forma o nível de sprinters atualmente no Giro não é elevado e ele pode aproveitar para sacar uma vitória.

⭐⭐⭐ Nizzolo
⭐⭐ Sagan, Gaviria
⭐ Viviani, Cimolai, Groenewegen

A nossa aposta: Giacomo Nizzolo
Joker: Dylan Groenewegen

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (11:20, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.