Header Ads

Itzulia (2.WT) - Antevisão


A Vuelta al País Vasco ou como os bascos costumam chamar, Itzulia, é uma das provas espanholas mais importantes do calendário. Este ano a Itzulia celebra a sua 60ª edição, disputada na região espanhola que tem os adeptos mais fervorosos.
A quantidade de vencedores ilustres da prova é notável, desde o primeiro vencedor, Francis Pélissier, passando por Gino Bartali, Luis Ocaña, Jacques Anquetil, Giovanni Battaglin, Sean Kelly, Claudio Chiappucci Tony Rominger, Alex Zulle, Laurent Jalabert, Alberto Contador, Nairo Quintana e Alejandro Valverde.
Entre 1931 e 1968, apenas se realizou uma única vez, foi em 1935 Gino Bartali ganhou essa edição. Nesse período, a guerra civil espanhola impediu que a prova se desenvolvesse.
Desde 1969 que nunca mais falhou, sendo realizada ininterruptamente até  aos dias de hoje. Prova marcada pela muita montanha e pelas paisagens deslumbrantes do País Basco.

História

últimos 10 vencedores
2010 Chris Horner (AME) RadioShack
2011 Andréas Kloden (GER) RadioShack
2012 Samuel Sánchez (ESP) Euskaltel-Euskadi
2013 Nairo Quintana (COL) Movistar Team
2014 Alberto Contador (ESP) Tinkoff-Saxo
2015 Joaquim Rodríguez (ESP) Team Katusha
2016 Alberto Contador (ESP) Tinkoff 
2017 Alejandro Valverde (ESP) Movistar
2018 Primoz Roglic (SLO) LottoNL-Jumbo
2019 Ion Izagirre (ESP) Astana

Edição 2019


Percurso

 05/04 Etapa 1 (ITT) - Bilbao - Bilbao (13.89 Km)
 06/04 Etapa 2 - Zalla - Sestao (154.8 Km)
 07/04 Etapa 3 - Amurrio - Ermualde (Laudio) (167.7 Km)
 08/04 Etapa 4 - Vitoria-Gasteiz - Hondarribia (189.2 Km)
 09/04 Etapa 5 - Hondarribia - Ondarroa (160.2 Km)
 10/04 Etapa 6 - Ondarroa - Arrate (Eibar) (111.9 Km)

Percurso tradicional, com etapas marcadas pelas subidas curtas e explosivas e um contrarrelógio que fará diferenças significativas.
A etapa final termina no lendário Arrate, mas antes disso, praticamente todas as etapas têm atrativos com destaque para o final da 3ª etapa em Ermualde.

Um fator muito importante é o clima, normalmente o frio e a chuva marcam presença na prova. No inicio da semana são esperadas temperaturas a rondar os 10ºC, que aumentarão ao longo da semana. Há possibilidade de chuva para o inicio da semana.

Perfis
 05/04 Etapa 1 (ITT) - Bilbao - Bilbao (13.89 Km)


Contrarrelógio curto de 14 Km com duas subidas duras. A primeira é logo a abrir com 2600 metros a 7,3%, segue-se descida e terreno plano, os últimos 500 metros são a 10,5% com uma rampa a 19%.

 06/04 Etapa 2 - Zalla - Sestao (154.8 Km)


Primeira etapa em linha onde tudo deve ser jogado na subida de Asturiana (7,4km a 6,5%) que está colocada a 14 Km da meta. A descida para a meta em Sestao é técnica.


 07/04 Etapa 3 - Amurrio - Ermualde (Laudio) (167.7 Km)


Etapa tipicamente basca, com um final explosivo, será o primeiro grande teste entre os os favoritos à geral. A 12 Km da meta está colocado o Malkuartu (2,5 Km a 6,7%), mas é a subida final ao Ermualde que fará diferenças, são 3,1 Km a 11,1% uma autêntica parede basca.



 08/04 Etapa 4 - Vitoria-Gasteiz - Hondarribia (189.2 Km)



Etapa marcada pela sequência Jaizkibel e Erlaitz, mas a subida final está colocado a 23 Km da meta. É uma boa etapa para a fuga ter sucesso.

 09/04 Etapa 5 - Hondarribia - Ondarroa (160.2 Km)


Não há muitos sprinters em prova, em teoria esta a única oportunidade deles. No entanto face à escassez de sprinters pode ser mais um dia para a fuga.

 10/04 Etapa 6 - Ondarroa - Arrate (Eibar) (111.9 Km)


Etapa rainha da prova a fechar, com 7 contagens de montanha: 
Arrabinieta: 2,4 Km a 8,8%
Elkorrieta: 2,6 Km a 6,7%
Azurki: 5,4 Km a 7%
Elosua: 9,6 Km a 5,7% 
Krabelin (Arrate): 5 Km a 9,6% (incluindo 2,5 Km a 12,2%)
Trabakua: 3,3 Km a 7,1%
Usartza (Arrate): 4,5 Km a 8,8%

A subida é a já tradicional Usartza (Arrate), o muro basco mais conhecido com os seus 4500 metros a 8,8% e que costumo ditar o vencedor da prova.



Startlist

Aqui

Favoritos

Roglic vs Pogacar
Têm sido os grandes dominadores de provas por etapas dos últimos 2 anos e naturalmente são os principais candidatos. A dupla eslovena dá-se bem neste tipo de subidas, são ciclistas explosivos e poderemos a assistir ao primeiro duelo do ano entre eles.
No entanto, existem algumas dúvidas, enquanto Roglic terminou o Paris-Nice maltratado e não sabemos como recuperou, Pogacar por seu lado começou o ano a voar e será normal se não estiver tão forte aqui.
A Jumbo-Visma e a UAE apresentam equipas interessantes com vantagem para a UAE.

Adam Yates
No UAE Tour foi batido por Pogacar, mas vingou-se na Catalunha com uma vitória autoritária. Em teoria é o ciclista que pode incomodar os eslovenos e tem a melhor equipa, com Carapaz, De Plus e Tao Hart a destacarem-se.
Defendeu-se bem no contrarrelógio da Catalunha e este é mais à sua medida.

Alejandro Valverde
O regresso do velhote está confirmado, andou muito bem na Catalunha e no GP Indurain venceu com um ataque demolidor na última subida.
Lidera naturalmente a Movistar, veremos que tipo de estratégia a equipa espanhola irá apresentar no País Basco, é sempre um dos grandes aliciantes das provas por etapas. :)

Esteban Chaves
Mais um regresso que se saúda. Chavito venceu uma etapa na Catalunha e aqui poderá estar na luta pelos primeiros lugares. O contrarrelógio deverá atrapalhar um pouco a tarefa.

Bauke Mollema
Começou o ano muito forte e não será de espantar se continuar forte no País Basco. É um ciclista que ao longo dos anos aprendeu a focar-se nas provas de 1 semana em detrimento das grandes voltas e com resultados engraçados.
É um forte candidato ao top-5.

Michael Woods
Se há uma prova por etapas que é a imagem de Woods tem de ser esta. Este é o campeonato do mundial oficioso de puncheurs, com a Fleche Wallone a ser o oficial. :)
Este é o seu terreno e um top-5 é perfeitamente possível, o contrarrelógio é o grande entrave.

Bora-Hansgrohe
Schachmann, Kelderman, Konrad e Buchmann...equipaça. Kelderman ao longo dos anos melhorou nos muros, Schachmann é um confesso admirador do País Basco.
Muita curiosidade para vermos como está Buchmann, o ciclista alemão tem de apresentar alguma forma, já que está a focar-se no Giro.

Astana
Uma das 2 equipas do WT que ainda não ganhou. Ion Izagirre esteve miserável no GP Indurain e gera muitas dúvidas, ele que venceu a última edição.
Jakob Fuglsang em condições normais pode-se safar bem neste terreno. Óscar Rodriguez, Omar Fraile e Alex Aranburu são nomes importantes e que formam um bloco muito interessante da equipa cazaque.

EF
Hugh Carthy e Sergio Higuita são os líderes da equipa. O pequeno colombiano parece ser aquele que melhor se adapta a este terreno.
O contrarrelógio poderá ser um problema para os dois.

Bahrain-Victorious
Mikel Landa e Pello Bilbao correm no quintal de casa e conhecem estas estradas como poucos. Landa começou o ano muito bem e o Landismo está mais forte do que nunca. Lutar pelo pódio não é uma miragem é mesmo uma obrigação, o problema será o contrarrelógio.
Ainda destaque para Gino Mader que vai reencontrar o seu grande amigo Primoz.

⭐⭐⭐⭐⭐ Roglic, Pogacar
⭐⭐⭐⭐ A. Yates
⭐⭐⭐Valverde, Landa
⭐⭐ Mollema, Schachmann
⭐ Chaves, Kelderman, Higuita, Woods

Aposta: Primoz Roglic
Joker: Alejandro Valverde

Seguir em direto:  @ehitzulia#itzulia 

TV: Eurosport 1 (14:30, Lisboa)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.