Header Ads

Giro 2017 - Antevisão 2ª Etapa

A primeira etapa do Giro teve um final louco e bastante surpreendente com a vitória de Lukas Pöstlberger (Bora-Hansgrohe). A segunda etapa é um pouco mais complicada do que a inaugural.

Perfil 2º etapa
Mapa da 2ª etapa
Etapa longa, com 221 quilómetros de extensão e com um terreno acidentado durante todo o dia. Partida em Olbia, os primeiros 60 quilómetros são um falso plano, começarão a 10 metros acima do nível do mar e nesse ponto estarão a 776 metros de altitude. Existem duas subidas não categorizadas nesta fase, uma que começa aos 11 quilómetros (2,2 km a 6,2%) e outra que começa aos 20 quilómetros (4 km a 6,5%).
A primeira subida categorizada aparece aos 103,3 quilómetros, Nuoro (GPM3, 10.5 km a 3.9%), é mais dura do que aparente pelos números, já que no final a inclinação diminui significativamente.
Aos 147,5 quilómetros aparece a segunda subida categorizada do dia, Genna Silana (GPM2, 19.6 km a 3.2%). Tem algumas rampas complicadas e a sua extensão, também pode fazer estragos, apesar de tudo, está longe de ser uma subida de um grau de dificuldade elevado.
Depois do topo de Genna Silana, há uma longa descida, com os últimos 9 quilómetros a serem planos.




Cidade de partida: Olbia

Praia La Marmorata, Olbia
Olbia é uma cidade italiana da região da Sardenha, província de Olbia-Tempio, com cerca de 51,045 habitantes.
O nome da cidade é de origem grega por causa da presença destes durante o século 7 aC. Mas Olbia é uma cidade muito antiga e, apesar de não haver provas, acredita-se que possivelmente foi fundada pelos gregos.Contém ruínas desde a civilização nurágica à era romana, quando era um porto importante, e da idade média, quando era a capital do Giudicato de Gallura, um dos quatro estados independentes de Sardenha.

Cidade de chegada: Tortolì

Spiaggia delle Rocce Rosse Arbatax, Tortolì
Tortolì é uma cidade italiana da região da Sardenha, província da Ogliastra, com cerca de 9.956 habitantes.
A zona de Tortolì foi visitada pelos fenícios, romanos, bizantinos e espanhóis. Fazia parte da província de Agugliastra durante os séculos X e XI.
Em 1807 Tortolì se tornou a capital de uma província composta de 27 cidades, mas em 1921 perdeu esse estatuto em favor de Lanusei. Em 1859 foi incorporada na província de Cagliari. Em 1926 voltou a mudar, passando a fazer parte da província de Nuoro.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, o porto de Arbatax foi bombardeado, matando 13 pessoas.

Condições meteorológicas

Espera-se céu com poucas nuvens e temperaturas a rondar os 28ºC. Mas o grande problema para os corredores será o vento, que soprará de Sul e paulatinamente ao longo da etapa, irá mudar, soprando de Oeste para o final.
Isto quer dizer que durante a primeira parte do dia, os ciclistas apanharão vento contrário e no final, já será cruzado.

Favoritos

*** André Greipel, Fernando Gaviria, Caleb Ewan
** Sacha Modolo, Giacomo Nizzolo, Sam Bennett, Kristian Sbaragli
* Ryan Gibbons, Phil Bauhaus, Jasper Stuyven, Enrico Battaglin

A nossa aposta: André Greipel
Foi batido na luta pelo 2º lugar na 1ª etapa, por Caleb Ewan, mas esta etapa tem um grau de dureza diferente e uma extensão longa, que faz com que a escolha recaia no alemão, em detrimento do australiano. Gavíria, decidiu não sprintar quando viu que Lukas Postlberger tinha a vitória assegurada, não sabemos se o colombiano tinha capacidade para bater Ewan e Greipel. A extensão e dureza da etapa também beneficia o sprinter da Quick Step Floors.


Outsider: Giacomo Nizzolo
A saga de não conseguir ganhar etapas, mas ficar nos primeiros lugares nas etapas para os sprinters, contínua. O italiano da Trek-Seagfredo tem a ajuda preciosa de Stuyven que também ficou nos primeiros lugares.


Seguir em directo: #giro100, @giroditalia
(a partir das 12:15, hora de Portugal Continental)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.