Header Ads

UCI publica novas regras para os veículos em prova

Esquema de como se organizará a caravana de veículos nas provas

A UCI (União Ciclista Internacional) partilhou ontem um documento com novas regras para a organização da caravana de veículos que participa numa prova (carros das equipas, polícia, ambulâncias, jornalistas e da própria organização). O documento é composto por 38 páginas e contém imensas directrizes que a organização espera ver cumpridas (podem ver aqui).

A UCI quer com estas regras tornar mais fácil a circulação de todos os envolvidos nas provas sem prejudicar os ciclistas. 
As regras aplicam-se a todos os veículos, desde o carro do comissário até ao carro vassoura. E para além das directrizes sobre a organização dos veículos, a UCI incluiu também algumas novas regras que se aplicam aos condutores dos mesmos. Estes devem apresentar-se bem descansados e a partir de agora estão proibidos de usar telemóvel durante a condução.
Aqueles que não cumprirem as novas regras podem enfrentar sanções como multas, expulsão da prova ou até proibição de participar em provas durante um ano.

Algumas das novas regres:
  • Os diretores desportivos não podem falar com os seus ciclistas nos últimos 5 quilómetros da etapa
  • Os condutores não podem usar telemóveis enquanto conduzem, nem mesmo com fones 
  • Os carros das equipas não podem ter televisão no banco da frente
  • Os condutores devem ter níveis de álcool no sangue de 0% 
  • Não são permitidas motas com convidados (apenas carros)
  • Os veículos que precedem a corrida devem acelerar no último quilómetro para atravessar a linha de chegada e passar a área dos fotógrafos pelo menos 15 segundos antes do primeiro ciclista, para evitar estragar as fotos dos fotógrafos

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.