Header Ads

Análise à temporada 2016 - IAM Cycling


País -Suíça
UCI WT  Ranking -17º
Orçamento - +/- 10 milhões de euros

Em maio soube-se que a equipa não continuaria no ciclismo. Durante dois anos a IAM pertenceu a 1ª divisão do ciclismo mundial, mas a incapacidade de encontrar um patrocínio secundário levou o responsável máximo da equipa, Michel Thétaz.

Durante 2016, a equipa esteve ao nível dos anos anteriores, ou seja, foi das modestas do World Tour. No total conquistaram 16 vitórias, 4 delas foi em Grandes Voltas, que foram os momentos mais felizes da equipa suiça durante 2016.

Principal Figura - Jarlinson Pantano
Realizou um grande Tour, vencendo uma etapa, a 15ª etapa e esteve em destaque noutros dias, que lhe permitiu estar nomeado para 'o mais combativo do Tour'. Na preparação para o Tour, Pantano também brilhou na Volta à Suiça ao vencer uma etapa.
Em 2017, correrá na Trek-Segafredo, numa contratação de peso para a equipa americana, sobretudo se o colombiano continuar ao nível de 2016.

Desilusão - Martin Elmiger
Estávamos indecisos entre Elmiger e Mathias Frank, porém este último venceu uma etapa numa Grande Volta.
Depois de em 2015, Elmiger, ter estado muito regular e com bons resultados nas clássicas do pavé. Em 2016 esperava-se muito mais do que aquilo que mostrou. Não há um único resultado que se destaque particularmente, talvez o 4º lugar na geral da Artic Race, mas é muito pouco.
Com 38 anos, em 2017 irá representar a BMC.

Principais conquistas - 17ª etapa do Giro, 15ª etapa do Tour, 7ª e 17ª etapas da Vuelta
As 4 vitórias em Grandes Voltas são os resultados mais destacados da equipa durante 2016. No Giro, Roger Kluge finalizou de forma fantástica na 17ª jornada, num final explosivo por parte do corredor alemão da IAM.
No Tour, a IAM viveu às custas das 'loucuras' de Pantano, que brilhou bem alto, venceu uma etapa, a 15ª etapa e teve em destaque noutros dias.
Na Vuelta, a equipa conseguiu 2 vitórias de etapa Van Genechten venceu a 7ª etapa ao sprint e Mathias Frank amenizou uma temporada desastrosa com a vitória na 17ª tirada.

Outros resultados relevantes - Clasica de Almeria, Belgium Tour, Tour de Wallonie
Dos outros resultados, realce para a vitória de Leigh Howard na Clasica de Almeria e de Dries Devenys no Belgium Tour e Tour de Wallonie. O belga, com estes dois triunfos no seu país, acabou por ser dos melhores da equipa durante o ano de 2016.

Melhor momento - Vitória de Pantano na 15ª etapa do Tour
Pantano entrou na fuga certa num dia muito duro, mas na última subida Rafal Majka (Tinkoff) conseguiu deixar o colombiano para trás. 
Contudo, não foi suficiente para o polaco ganhar, já que Pantano fez uma descida alucinante e em Culoz bateu facilmente Majka.
Esta vitória ainda foi especial porque foi a 1ª (e a última) da equipa suiça no Tour.


Summary - Stage 15 (Bourg-en-Bresse / Culoz... por tourdefrance_en

Pior momento - Abandono de Mathias Frank na 14ª etapa do Tour
O suiço em 2015 conseguiu o seu grande objetivo, terminar entre os 10 primeiros no Tour. em 2016, procurava repetir a proeza. 
Mas coisas começaram a correr mal desde muito cedo, até que na 14ª etapa, Frank foi obrigado a abandonar com uma gastroenterite, culminando um Tour, que foi desastroso para ele.

Revelação - Sondre Holst Enger
Foi o autor de um dos momentos mais divertidos do ano. Durante a Volta à Croácia, depois de vencer a etapa, foi para o pódio dançar, numa situação engraçada mas ao mesmo tempo insólita.



O jovem norueguês, não se limitou a vencer uma etapa na Croácia. Foi 2º no Tour de Picardie, 3º na Volta à Noruega, 4º na prova em linha de elites do campeonato da Noruega e 8º na Cyclassics de Hamburgo.
Um ano bem interessante de um jovem, que em 2017 correrá na Ag2r La mondiale.

Futuro
A equipa será extinta, em 2017 já não irá para a estrada.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.