Header Ads

Volta a Portugal 2016 - Antevisão 10ª etapa

Último dia que ao contrário das últimas edições, não é de consagração. Trata-se de um contrarelógio individual de pouco mais de 30 Kms, onde tudo se irá decidir.
O percurso é praticamente toda ao longo das margens do Tejo e completamente plano. Os corredores passarão por alguns dos locais mais simbólicos e emblemáticos da capital portuguesa, com o final a ser no Terreiro do Paço.

Cidade de partida: Vila Franca de Xira


Vila Franca de Xira é uma cidade do distrito de Lisboa. É sede de concelho com 11 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 6).
No actual concelho de Vila Franca de Xira existiram na idade média e até meados do século XIX 4 concelhos distintos, o de Povos, Alverca, Alhandra e Vila Franca. Em 1855 já estavam todos integrados no actual concelho. 
Vila Franca de Xira foi elevada a cidade em 1984, no segundo pacote de elevação a cidades do regime democrático em Portugal. 
É uma cidade conhecida pelas sua ligações à tourada. Um dos principais pontos de interesse é a sua Praça de Touros. Também a principal festa da cidade tem ligações tauromáquicas. A festa do "Colete Encarnado" realiza-se no primeiro fim de semana de Julho.

Cidade de chegada: Lisboa


Lisboa a capital de Portugal, a cidade com mais população do país. 
É sede de distrito e sede de município com 53 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 24).
O imperador romano Júlio César concedeu à cidade estatuto de município sob o nome de Felicitas Julia. 
Lisboa tem dois locais classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, a Torre de Belém e o Mosteiro do Jerónimos. 
É uma cidade de história e tradições, marcada por invasões, conquistas e reconquistas. Marcada pelo terramoto de 1755. 
Um passeio por Lisboa passa obrigatoriamente pelos seus bairros, pelas casas de fado. Do Terreiro do Paço ao Castelo de São Jorge, da Torre de Belém aos Jerónimos, passando pela Sé de Lisboa, pelo Panteão, por todos os bairros, por todos os miradouros.
Há tanto para dizer sobre Lisboa que não cabe neste parágrafo, só mesmo com uma visita à cidade e um passeio a pé para conhecerem o seu coração, a sua essência. 

Condições atmosféricas
Temperaturas novamente acima dos 30ºC a maior parte do dia. O vento vai aumentar ligeiramente de intensidade ao longo da jornada, com rajadas que variam entre os 10 e 25 Km/h.



Favoritos

*** Gustavo Veloso
** Rafael Reis, Alejandro Marque, José Gonçalves
* Ricardo Mestre, Jóni Brandão, Vicente de Mateos, Rui Sousa, Raúl Alárcon, Stefan Schumacher, Will Clarke, Ricardo Vilela

A nossa aposta: Gustavo Veloso
Claramente o homem mais forte da prova. No prólogo teve um azar, furou, mas mesmo assim ficou a 10 segundos do seu colega Rafael Reis. Neste dia é o grande favorito a vencer a etapa e também a vencer a geral individual, retirando a camisola a Rui Vinhas.

Outsider: Rafael Reis
O grande dominador nesta especialidade em Portugal este ano. Vencedor do prólogo, é naturalmente o segundo grande candidato a vencer a etapa, atrás de Veloso. Os dois homens da W52-FC Porto-Porto Canal, são os homens a bater neste dia.

Seguir em directo: #eugostodavolta, #voltaportugal, RTP1

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.