Header Ads

Tour 2016 - Antevisão da 21ª Etapa

Habitualmente não decide nada para as diversas classificações, mas é uma das etapa mais icónicas do Tour. A chegada a Paris e o percorrer o circuito, perante um mar de gente, é um dos momentos mais marcantes da temporada ciclistica.
A cereja no topo do bolo é a grandiosa festa final, que faz jus ao evento desportivo que é o Tour. É todo um acontecimento este dia, que faz parar Paris.


O percurso é muito fácil, apenas com uma pequena dificuldade na primeira parte da etapa, mas aí os corredores estarão a passear e alguns a beber Champagne.
O circuito final estará apinhado de gente a assistir, num dos espectáculos desportivos mais reconhecidos do mundo.

Cidade de partida: Chantily
Château de Chantilly
Chantily situa-se a norte de Paris, a uns 40 Kms do centro da capital francesa. Apesar do nome, o creme com a mesma designação desta localidade, não tem origens na mesma.
A região é dominada pelo imponente Château de Chantilly, uma obra toda ela imponente e que é o local mais procurado da região de Chantily.
A localidade é mais conhecida pelas corridas de cavalo do que pelo ciclismo. Porém já foi o ponto de partida do Paris-Roubaix, nas edições de 1966 e 1976.

Cidade de chegada: Paris
Arc de Triomphe - Paris
Paris - a Cidade Luz. 
Muitos são os locais e monumentos de paragem obrigatória em Paris. Quando se fala da cidade pensa-se na Torre Eiffel, mas Paris tem muito mais. De Notre Dame ao Sacré Coeur, a Opera de Paris, o Panteão, o Museu Louvre, um passeio por Montmartre. Mas no dia de hoje, o local mais marcante é sem dúvida os Champs-Élysées com o Arco do Triunfo ao fundo. É um dia especial para todos os ciclistas e para os fãs em geral. A cidade transforma-se e pára para ver o pelotão passar.

Condições atmosféricas
Dia de Sol na região de Paris, com temperaturas a rondarem os 25 a 30 ºC. Vento soprará fraco.

Favoritos:
A chegada aos Champs-Elysées é um dos finais mais ambicionado por qualquer sprinter. Mark Cavendish sabe bem o que significa ganhar esta etapa, o britânico venceu 4 etapas nesta edição, no entanto teve de abandonar a prova para preparar a sua partiipação para os Jogos Olímpicos, o que abre mais possibilidades a outros.
André Greipel venceu 4 etapas na edição anterior, incluindo a chegada a Paris. É um dos favoritos, apesar deste ano ainda não ter ganho alguma.
Marcel Kittel, venceu uma etapa e foi batido consistentemente por Cavendish, sem ele é o maior favorito. Peter Sagan estará na luta, é com Degenkolb, Kristoff e Coquard os outsiders.

*** Marcel Kittel
** André Greipel, Peter Sagan, Alexander Kristoff
* John Degenkolb, Bryan Coquard, Dan Mclay, Dylan Groenewegen

A nossa aposta: Marcel Kittel
Sem a presença de Cavendish, é claramente o principal candidato. A Etixx terá de afinar bem o comboio final e o alemão tem de finalizar o trabalho da equipa belga. 
Outsider: John Degenkolb
É a nossa surpresa para amanhã, no último sprint já esteve na disputa pelos primeiros lugares. Depois do terrível acidente de pré-temporada, Degenkolb pouco a pouco parece recuperar a forma.

Seguir em directo: Eurosport 1, RTP 2, @LeTour, #TDF2016

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.