Giro 2016 - Antevisão 16ª etapa
Após o dia de descanso, o pelotão retoma os trabalhos com a etapa mais curta desta edição. Será uma etapa com cerca de 133 quilómetros, que apesar de estar considerada três estrela pela organização, poderá tornar-se complicada, tudo dependerá da forma como for abordada pelas equipas.
Perfil 16ª etapa |
Depois inicia-se uma longa descida, com algumas zonas com curtas subidas, são mais de 50 Kms, até ao inicio da 2ª subida do dia, o Fai della Paganella (10.25 km a 7.4%, GPM 2). Mais uma subida com gradientes constantes, neste caso a rondar os 7 e 8%. A parte final é a mais complicada com 15%. Ainda antes da descida, há 1 Km de subida fácil, a descida é curta, são 2.5 Kms, até à subida final, uma ascensão relativamente fácil, mas com o cansaço acumulado, nunca se sabe e pode deixar alguns em dificuldades, Andalo (4.1 km a 3.8%, GPM 3).
Perfil da subida a Passo della Mendola |
Perfil da subida a Fai della Paganella |
Parte final da etapa |
Cidade de partida: Bressanone/Brixen
Bressanone no Natal |
Cidade antiga com mais de mil anos de existência. É, até, considerada a cidade mais antiga de toda a região. Bressanone era um dos destinos preferidos pelos imperadores do antigo império Romano.
A arte, a cultura e a história são valores profundamente enraizados na sociedade de Bressanone.
Um dos eventos mais visitados é o Mercado de Natal, muito tradicional e que se realiza todos os anos. É um óptimo oportunidade para quem gosta de apreciar artesanato local e os sabores da gastronomia. Para os amantes dos desportos de inverno, a pouca distância localiza-se a pista de esqui de Plose para uns maravilhosos dias na neve.
Andalo |
Situada num planalto verde e cercada por belas florestas, Andalo originalmente estava dividido em doze aldeias ainda hoje bem delineadas. As aldeias foram crescendo em torno da montanha, acabando assim por se juntar numa só e formar a cidade de Andalo. Agora é um famoso destino turístico, quer de verão, quer de inverno
Condições atmosféricas
Mais um dia onde o vento não marcará presença. Temperaturas a rondarem os 16ºC, com muito Sol em mais um dia perfeito para se pedalar.
Previsão meteorológica para a 16ª etapa |
Favoritos:
Etapa ideal para uma fuga voltar a ter sucesso e o que não faltam são corredores de qualidade que estão longe dos primeiros e que por essa razão têm liberdade para estarem numa fuga. Entre os favoritos, a chegada adequa-se a Alejandro Valverde, não é demasiado dura, o que faz com que o espanhol seja o principal candidato entre os primeiros da geral.
*** Alejandro Valverde
** Vincenzo Nibali, Stevem Kruijswijk, Esteban Chaves, Ilnur Zakarin, Domenico Pozzovivo, Rigoberto Uran, Jakob Fuglsang, Diego Ulissi
* Fuga (Visconti, Anton, Firsanov, Moser, Formolo, Wellens, Ciccone, Nieve, Preidler, Plaza, Henao, Pirazzi, Dombrowski, Atapuma)
A nossa aposta: Davide Formolo (Fuga)
O jovem italiano já se encontra muito longe da geral e na classificação da juventude também não é ameaça para já. O que significa que terá liberdade para estar numa fuga.
Na edição do ano passado venceu uma etapa e aqui é a nossa aposta para este dia.
Outsider: Alejandro Valverde
A chegada não é demasiado dura, o que beneficia o espanhol da Movistar, que no sábado fraquejou, mas no domingo esteve muito bem, defendendo-se bem na cronoescalada. Se a vitória for decidida entre os favoritos, é a nossa aposta.
Seguir em directo: #giro, Eurosport 1, @giroditalia
Post a Comment