Tirreno - Adriático (2.WT) - Antevisão


O Tirreno-Adriático, a seguir às grandes voltas, é uma das provas por etapas mais importantes, também conhecida como 'a corrida dos dois mares'.
A atestar a importância da mesma, é a quantidade de corredores de topo que habitualmente acudem à prova Italiana e este ano não vai fugir à regra, com Vincenzo Nibali, Tejay Van Garderen, Peter Sagan, Mark Cavendish, Rigoberto Uran, Thibaut Pinot, Bauke Mollema, Domenico Pozzovivo, Pierre Rolland, Jurgen Van Den Broeck, Daniel Martin, Daniel Moreno, Fabian Cancellara, Tony Martin, Joaquin Rodriguez entre os esperados na prova.
Esta será a 51ª edição, a primeira realizou-se em 1966, e foi ganha por Dino Zandegu. A lista de vencedores é um autêntico rol de nomes gigantes da modalidade. Roger De Vlaeminck detém o recor de vitórias, com 6, mas a lista contém, Francesco Moser (2), Joop Zoetemelk (1), Tony Rominger (2), Fabian Cancellara (1), Vincenzo Nibali (2), Cadel Evans (1) e Alberto Contador (1).
Também é das poucas provas 'históricas', que não foram vencidas por Eddy Merckx.

História
últimos 10 vencedores
2006 Thomas Dekker (NED)
2007 Andreas Klöden (GER)
2008 Fabian Cancellara (SUI)
2009 Michele Scarponi (ITA)
2010 Stefano Garzelli (ITA)
2011 Cadel Evans (AUS)
2012 Vincenzo Nibali (ITA)
2013 Vincenzo Nibali (ITA)
2014 Alberto Contador (ESP)
2015 Nairo Quintana (COL)

Percurso
Mapa da prova
 1ª etapa (CRE) - Lido di Camaiore › Lido di Camaiore (22.7 Kms)
 2ª etapa - Camaiore › Pomarance (207 Kms)
 3ª etapa - Castelnuovo Val di Cecina › Montalto di Castro (176 Kms)
 4ª etapa - Montalto di Castro › Foligno (216 Kms)
 5ª etapa - Foligno › Monte san Vicino (178 Kms)
 6ª etapa - Castelraimondo › Cepagatti (210 Kms)
 7ª etapa (CRI) - San Benedetto del Tronto › San Benedetto del Tronto (10 Kms)

Das 7 etapas, dois são contrarelógios, um colectivo a abrir e um individual a fechar a prova. Não há etapas completamente planas, todas elas contam algumas dificuldades, será complicado aos sprinters puros, arranjarem um dia para brilharem, no entanto as 3ª e 4ª etapas, são as melhores hipóteses.
A 5ª etapa será a decisiva para definir a geral, o contrarelógio final, pode ter um papel fundamental se os primeiros estiverem muito próximos.

Perfis
Perfil da 1ª etapa
São mais de 22 quilómetros, completamente planos, em que as melhores equipas neste tipo de especialidade lutarão pela vitória. BMC, Etixx-QuickStep, Movistar, Orica-GreenEdge e Trek-Segafredo, são os favoritos.
Favoritos:
*** BMC
** Etixx - QuickStep
* Trek-Segafredo
Perfil da 2ª etapa
A 2ª etapa, terá os 50 quilómetros finais infernais. A primeira parte é tranquila, ao longo do Mar Tirreno, para depois aparecerem as grandes dificuldades.
Não é uma etapa para os candidatos à geral, mas homens como Boasson Hagen, Greg Van Avermaet, Zdenek Stybar e mesmo Peter Sagan podem brilhar. Dificilmente sprinters, como Cavendish, Gaviria ou Ewan estarão na luta pela vitória.
A parte final apresenta duas subidas complicadas, o Monterotondo Marittimo (7.3km@5.8%, max. 9%) e a subida final, que coincide com a meta (6.5km@4.2%, max. 18%).
Favoritos:
*** Edvald Boasson Hagen
** Greg Van Avermaet
* Peter Sagan
Perfil da 3ª etapa
Há primeira vista, esta etapa apresenta dificuldades apenas no meio do percurso. Porém a parte final, nos últimos 700 metros, há uma rampa com 7%.
Ainda antes deste final, há uma contagem de montanha aos 112, 3 quilómetros, em Scansano (16.7km, 3.0%, max. 8%).
Favoritos:
*** Peter Sagan
** Greg Van Avermaet
* Caleb Ewan
Perfil da 4ª etapa
Etapa com quatro contagens de montanha, todas elas, na segunda parte da corrida. Existe um circuito final de 46,6 quilómetros, que contém uma subida íngreme até Montefalco (5,5km@4,1% , máx. 18%). Outra subida presente no circuito é em Trevi (4,0km@5,3%, máx. 16%) e em seguida, nova passagem em Montefalco, a 14,9 quilómetros do final. As subidas são separados por secções longas e planas.
Favoritos:
*** Mark Cavendish
** Fernando Gavíria
* Caleb Ewan
Perfil da 5ª etapa
Subida final da 5ª etapa

Este é o dia, em que quem tem ambições à geral, terá de se mostrar. Serão cinco contagens de montanha, com o final a ser no Monte San Vicino. Aqui ficam as subidas:
- Valico del Soglio (27.1km@2.2%, max. 9%);
- Frontignano (5.9km@8.4%, max. 12%);
- Arette (5.9km@7.1%, max. 12%);
- Montelago (5.5km@7.0%, max.11%)
- Monte San Vicino (13.1km@6.6%, max.12%).
Favoritos:
*** Vincenzo Nibali
** Alejandro Valverde
* Thibaut Pinot
Perfil da 6ª etapa
Circuito final da 6ª etapa


Mais uma etapa para homens rápidos mas que conseguem passar algumas dificuldades. A parte final é num circuito de 11,4 quilómetros de extensão, irá ser percorrido por 3 vezes. Com os últimos 4 quilómetros e 750 metros a serem sempre em ligeira subida.
Favoritos:
*** Edvald Boasson Hagen
** Greg Van Avermaet
* Peter Sagan
Perfil da 7ª etapa
Mapa da 7ª etapa
Serão 10 quilómetros completamente planos, ideais para os contrarelogistas puros. O vento também terá um papel importante, com os ciclistas a partirem de San Benedetto del Tronto a irem até ao Porto D'Ascoli e a regressarem.
Favoritos:
*** Fabian Cancellara
** Tony Martin
* Vasil Kiryienka

Startlist

Favoritos
***** Vincenzo Nibali
**** Tejay Van Garderen, Alejandro Valverde
*** Thibau Pinot, Bauke Mollema, Rigoberto Uran
** Domenico Pozzovivo, Wout Poels, Adam Yates
* Jakob Fuglsang, Rafa Valls, Joaquim Rodriguez

A nossa aposta: Vincenzo Nibali
Surpresa/outsider: Wout Poels

Seguir em directo: Eurosport, @tirrenoadriatico, #tirreno

Também pode interessar:

Bruno Dias

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário