USA Pro Challenge (2.HC) - Antevisão


A evolução do ciclismo nos Estados Unidos está patente no número de provas de qualidade que tem aparecido ao longo dos anos.
O USA Pro Challenge, vai apenas na sua quinta edição, mas já conta com uma importância vital na modalidade por terras do tio Sam. Juntamente com o Tour de Utah e Volta à Califórnia, são as provas mais importantes realizadas nos Estados Unidos. Muitas vezes também conhecida por Volta ao Colorado, o USA Pro Challenge além de apresentar sempre percursos de uma beleza singular, também tem a particularidade de a maioria dos mesmos serem corridos acima dos 2000 metros de altitude e terem muita dureza. Nada que admire, já que esta zona é considerada o 'coração' do ciclismo nos Estados Unidos, onde uma boa parte dos melhores corredores daquele país treinam e vivem.
Todos os vencedores das quatro edições anteriores, foram norte-americanos. Levi Leipheimer, Vande Velde e Tejay Van Garderen por duas vezes, são os nomes inscritos no livro de vencedores da prova.

História
2011 Levi Leipheimer (EUA)
2012 Christian Vande Velde (EUA)
2013 Tejay Van Garderen (EUA)
2014 Tejay Van Garderen (EUA)

Percurso
17.08 1ª etapa - Steamboat Springs › Steamboat Springs, 156 Kms 
18.08 2ª etapa - Steamboat Springs › Arapahoe Basin, 186 Kms 
19.08 3ª etapa - Copper Mountain › Aspen, 163 Kms 
20.08 4ª etapa - Aspen › Breckenridge, 203 Kms 
21.08 5ª etapa (CRI) - Breckenridge › Breckenridge, 14 Kms 
22.08 6ª etapa - Loveland › Fort Collins, 165 Kms 
23.08 7ª etapa - Golden › Denver, 110 Kms 

Percurso muito duro, corrido na sua maioria acima dos 2000 metros, o que trás um desafio extra aos ciclistas.
Não existe nenhuma etapa ideal para os puros sprinters, talvez por isso, poucos corredores desses estejam presente, No entanto existem etapas com alguma dificuldade, mas que podem proporcionar chegadas ao sprint, nomeadamente a 1ª, 6ª e 7ª etapa.
As etapas mais complicadas, são a 2ª com chegada em alto e a 3ª, esta com a subida ao mítico independence pass (+3500 m de altitude), a cerca de 30 quilómetros da meta, depois seguido da descida para Aspen. A etapa 4º, é também complicada, mas não tanto quanto as duas anteriores.
Outra etapa muito importante é a 5ª, um contrarrelógio individual, que apesar de ser curto, pode marcar diferenças importantes.

Perfis
USAPRO1
Perfil da 1ª etapa
USAPRO2
Perfil da 2ª etapa
USAPRO3
Perfil da 3ª etapa
USAPRO4
Perfil da 4ª etapa
USAPRO5
Perfil da 5ª etapa
USAPRO6
Perfil da 6ª etapa
USAPRO7
Perfil da 7ª etapa
Startlist

Equipas presentes:

Favoritos
***** Brent Bookwalter
**** Roman Kreuziger, Davide Formolo
*** Matthew Busche, Janier Acevedo
** Rohan Dennis, Lachlan Norris, Julian Arredondo
* Janez Brajkovic, Lachlan Morton, Robbie Squire

Também pode interessar:

Bruno Dias

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário