Header Ads

Volta a Portugal 2015 - Antevisão 1ª etapa

A 1ª etapa da Volta a Portugal irá percorrer a bonita região de Trás-os-Montes, com final em Bragança.


Perfil da 1ª etapa
Cidade de Partida: Pinhel

Vista da cidade de Pinhel

A cidade de Pinhel pertence ao distrito da Guarda. É sede de concelho com 27 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 18).
A cidade é também conhecida como Cidade Falcão, símbolo presente no seu brasão. A origem remonta à batalha de Aljubarrota. Quando os espanhóis se retiravam derrotados, um grupo de pinhelenses capturaram o falcão de estimação do rei de Castela.
É uma cidade bonita para deambular pelas suas ruas estreitas. A muralha medieval vai aparecendo ao longo do passeio, aqui e ali encontra-se um pouco dela. Na praça principal encontra-se o Pelourinho e a "Casa Grande". Trata-se de um solar do século XVIII.
Em Pinhel podem ainda visitar o castelo, a Torre Sul e claro a Torre de Menagem.

Cidade de chegada: Bragança

Castelo de Bragança
Bragança pertence ao distrito com o mesmo nome e é sede de concelho com 49 freguesias.
A cidade foi fundada no século II a.C. pelos Celtas, que a baptizaram como "Brigância". O nome, ao longo dos tempos, foi-se latinizando tornando-se em Bragança. Durante a ocupação romana a cidade era conhecida como "Juliógriga", em homenagem a Júlio César.
Numa visita a Bragança não podem perder o Castelo e a sua história medieval. A Domus Municipalis é um monumento único na Península Ibérica. De arquitectura Românica, pensa-se que o edifício terá sido construído no século XV, aquando da reconstrução do castelo.
E já que estão em Bragança, que tal um passeio pelo Parque Natural de Montesinho?
    

O percurso tem duas dificuldades, ao quilómetro 74,7, em Vila Nova de Foz Côa aparece a primeira contagem de montagem da edição deste ano, uma 3ª categoria. E ao quilómetro 124,5, na Serra de Bornes está colocada uma contagem de 2ª categoria.

Favoritos
Davide Vigano venceu a classificação por pontos em 2014. Esta etapa não é completamente plana, o que até se adapta bem às características de Vigano. No ano passado venceu na chegada a Braga, numa etapa parecida a esta.
Manuel Cardoso, é o melhor sprinter português da actualidade. Esta etapa é a primeira grande hipótese de vencer uma etapa na Volta deste ano e Cardoso deverá estar entre os favoritos.
Marco Zanotti é um dos melhores finalizadores presentes na prova, no entanto, teremos de esperar qual vai ser a condição física apresentada pelo italiano. É uma das incógnitas.
Samuel Caldeira é um dos outsiders, mas que tem estado bem este ano. Venceu a classificação por pontos da Volta ao Alentejo e tem tido uma temporada com resultados consistentes. 

A nossa aposta: Davide Vigano
Surpresa: Samuel Caldeira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.