Header Ads

Tour 2015 - Antevisão 18ª etapa

O Tour continua nos Alpes para mais um dura etapa pois conta com sete contagens de montanha.
Depois de ontem ter havido algumas desistências e quedas que mexeram com a classificação geral, como irão os ciclistas enfrentar o dia de hoje?
Perfil 18ª etapa
Cidade de partida: Gap

Gap
Centro da cidade de Gap

Gap tem uma localização perfeita na entrada dos Alpes. Em pleno II Guerra Mundial, Gap fazia parte da zona livre. Mas a sua localização fez com que passa-se a fazer parte da zona ocupada em 1942, altura em que os alemães colocaram cerca de mil soldados na cidade para assegurar o controlo daquele ponto-chave de entrada nos Alpes. Gap só voltou a fazer parte da zona livre graças à resistência de alguns combatentes franceses apoiados pela população local.
No Tour, Gap tem já uma forte tradição. Esta será a 18ª vez que Gap é palco de uma etapa do Tour. Para nós portugueses é sinónimo de muitas alegrias. Sérgio Paulinho venceu ali em 2010 e Rui Costa também venceu em 2013.


Cidade de chegada: Saint-Jean-de-Maurienne

Vista sobre a cidade Saint-Jean-de Maurienne
Saint-Jean-de Maurienne está localizada entre dois rios, o rio Arc e o rio Arvan. Esta é a capital do vale da Maurienne desde o século V.
O brasão de armas da cidade tem como símbolo uma mão. Reza a lenda que algumas das relíquias de São João Baptista foram levadas para Sain-Jean-de-Maurienne e que em homenagem a mão passou a ser o símbolo de armas.
Saint-Jean-de-Maurienne é bastante conhecido pelos canivetes Opinel que se produzem na região, tendo até um museu dedicado a esse tema.
Esta é a 4ª edição do Tour que a cidade recebe.

Para a etapa de hoje estão reservadas 7 contagens de montanha, algumas mais duras outras nem tanto, mas qualquer uma pode provocar mossa nos ciclistas.
Algumas descidas são bastante técnicas e se chover, o perigo aumenta consideravelmente. A subida de Lacets de Montvernier, apesar de não ser a mais dura do dia (é "apenas" 2ª categoria) já deu provas no Dauphiné de ser bastante complicada. Conta com 18 curvas em 3,4 quilómetros de extensão. 

Resumo das subidas do dia:
Km 6,5 – Col Bayard (1 264 m) 6,3 km a 7% – 2° categoria
Km 35,5 – Rampe du Motty 2,3 km a 8,3% – 3° categoria
Km 60,5 – Côte de la Mure 2,7 km a 7,5% – 3° categoria
Km 70,5 – Col de Malissol 2 km a 8,7% – 3° categoria
Km 85 – Col de la Morte (1 368 m) 3,1 km a 8,4% – 2°categoria
Km 147 – Col du Glandon (1 924 m) 21,7 km a 5,1% – HC
Km 176,5 – Lacets de Montvernier (782 m) 3,4 km a 8,2% – 2° categoria

Perfil da subida até Col du Glandon

montvernier1
Imagem da subida Lacets de Montvernier

Perfil da subida para Lacets de Montvernier

Últimos 5 quilómetros
Favoritos:

A subida e descida do Glandon poderá decidir o vencedor da etapa. A probabilidade de uma fuga vingar é elevado. Conforme o que tem acontecido nas últimas etapas.
Thibaut Pinot terá liberdade para estar mais uma vez na fuga, o maior problema poderá ser a descida, o calcanhar de aquiles do ciclista francês.
Alberto Contador se não estiver muito afectado pela queda da etapa anterior, certamente atacará. O ciclista espanhol ainda não está completamente fora da luta pelo pódio.
Vincenzo Nibali, tem aqui mais uma hipótese de vencer uma etapa. A descida do Glandon beneficia-o bastante.
Alejandro Valverde, está no lugar que pretendia estar, ou seja, no pódio. Nesta etapa a melhor defesa pode ser o ataque e se puder adicionar uma vitória de etapa ao pódio, ainda melhor. A maior curiosidade será a táctica da Movistar.

***** Fuga
**** Alejandro Valverde, Alberto Contador, Thibaut Pinot, Vincenzo Nibali
*** Chris Froome, Romain Bardet, Nairo Quintana,
**  Bauke Mollema, Robert Gesink, Warren Barguil 
* Geraint Thomas, Pierre Rolland, Joaquim Rodriguez, Daniel Martin, Adam Yates

A nossa aposta: Vincenzo Nibali
Surpresa: Romain Bardet

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.