Volta à França 2025 - Antevisão 11ª etapa
Dia de descanso finalizado, hora dos ciclistas voltarem ao trabalho nas estradas francesas. Etapa para uma fuga, já que parece um pouco dura demais para os sprinter e demasiado fácil para o pessoal da geral.
Toulouse › Toulouse 156,8 km
A etapa tem uma distância de 156,8 km, à primeira vista parece um dia para os velcistas mas temos sérias dúvidas que sobrevivam às dificuldades.
O percurso inclui cinco subidas categorizadas, sendo quatro delas nos últimos 45 quilómetros. A mais notável é a Côte de Pech David (categoria 3), com 800 metros de extensão e um gradiente médio de 12,4%, localizada a apenas cerca de 9 quilómetros da meta.
Côte de Castelnau d'Estrétefonds (4ª Categoria, 1,4 km a 6,6%): Uma pequena rampa inicial para aquecer as pernas do pelotão, sem grande impacto na corrida.
Côte de Montgiscard (4ª Categoria 1,6 km a 5,3%): Uma subida que pode ser usada por uma fuga para ganhar alguma vantagem, mas sem ser decisiva.
Côte de Corronsac (4ª Categoria 900 m
a 6,7%): Mais uma oportunidade para testar o ritmo e solidificar a fuga, se houver, antes dos momentos mais decisivos.
Côte de Vieille-Toulouse (4ª Categoria 1,3 km a 6,8%): Curta e explosiva, esta subida pode começar a fazer a triagem do grupo, preparando o terreno para o desafio final.
Côte de Pech David (3ª Categoria 800 m a 12,4%): A rampa mais íngreme e decisiva do dia, onde os puncheurs tentarão lançar o ataque final para a vitória em Toulouse.
Final
Após a Côte de Pech David, há uma descida rápida e os últimos 6 km são planos até à linha de chegada em Boulevard Lascrosses, em Toulouse. A presença dessas subidas no final pode impedir um sprint massivo tradicional. É provável que seja uma etapa para especialistas em fugas ou para ciclistas com capacidade de "punch", que consigam aguentar as rampas finais e manter a vantagem até à meta. No entanto, um sprint num grupo reduzido ainda é um cenário bastante provável.
Condições meteorológicas
30ºC.
Sol.
Vento moderado de noroeste, significa que uma boa parte do dia será de contra mas os últimos 20 km soprará pelas costas.
Dinâmica de corrida
Fuga
A formação de uma fuga é quase uma certeza no início desta etapa. Dado que é o dia seguinte ao primeiro descanso, muitos ciclistas estarão com energias renovadas e ansiosos por mostrar serviço. Equipas sem um sprinter de topo ou sem ambições na classificação geral vão querer colocar ciclistas na frente. A presença de cinco subidas categorizadas, mesmo que de baixa categoria, oferece pontos para a classificação da montanha, alguns estarão de olho nisso (Lenny Martinez??). Os últimos 40 km em serrote, aumenta a probabilidade de sucesso da fuga.
Controlo do pelotão
O controlo do pelotão dependerá muito das ambições das equipas. Se houver sprinters versáteis que consigam ultrapassar as subidas finais, as suas equipas podem querer manter a fuga a uma distância controlável. No entanto, o perfil acidentado no final pode desmotivar as equipas de sprinters "puros", pois é improvável que os seus líderes consigam aguentar o ritmo nas últimas rampas.
É mais provável que o controlo venha de equipas que visam ataques nos últimos quilómetros, ou até mesmo das equipas dos favoritos à classificação geral, que vão querer evitar surpresas ou posicionar os seus líderes em segurança. O ritmo no pelotão provavelmente aumentará significativamente à medida que se aproximam das últimas subidas, especialmente na Côte de Vieille-Toulouse e, crucialmente, na Côte de Pech David.
Favoritos
Mathieu van der Poel
Tentará estar na fuga, as subidas finais são boas para ele. Contra ele está o facto de ser um ciclista muito marcado neste tipo de situação, caso esteja na fuga será para quem todos vão olhar e provavelmente terá de se desgastar bastante a responder a ataques.
O desgaste da primeira semana também poderá pesar nas pernas, foi um dos ciclistas mais ativos.
Wout Van Aert
Na fuga tem um papel semelhante a van der Poel, todos vão olhar para ele e vai ter de responder a vários movimentos. No papel é uma etapa com terreno ideal para ele.
Mas será que a Visma-LAB irá permitir que se desgaste quando vamos entrar nos Pirenéus e Vingegaard vai precisar de toda a ajuda?
Romain Gregoire
Um puncheur que vai gostar da última subida, curtinha e empinada como ele adora. Mas primeiro tem de se meter na fuga, nunca é uma tarefa fácil.
Valentin Madouas
Opção nr. 2 da Groupama-Fdj para a fuga.
Lewis Askey
Um excelente finalizador muito versátil, este é o tipo de etapa que pode brilhar.
Laurance Pithie
A mudança de equipa não lhe tem saído bem, depois de uma época apagada está também bastante escondido neste Tour, nem sequer sabia que estava em prova mas este é um dia onde pode finalmente mostrar-se.
Quinn Simmons
Tem sido dos mais ativos em fuga mas acaba sempre por haver alguém mais forte. Este é mais uma etapa onde deverá estar na fuga e o final assenta-lhe bem melhor.
Thibau Nys
Começou o Tour com muitas expectativas, mas a realidade bateu forte. Tem passado ao lado deste Tour, veremos se consegue dar um ar da sua graça num perfil de etapa que lhe assenta bem.
Axel Laurance
O Tour da Ineos até ao momento tem sido uma pobreza franciscana, Arensmann quase que tirava da miséria na última etapa, mas Simon Yates estragou o plano.
Para este tipo de terreno, Laurance é uma carta interessante.
Matej Mohoric
Está no Tour? Noutros tempos seria um favorito para um dia destes.
Mauro Schmid
Um caça-etapas que anda bem neste terreno agressivo. A Jayco-Alula precisa de algo positivo porque é das equipas mais apagadas deste Tour.
Julian Alaphilippe
Tentou no dia da Bastilha mas o tanque esvaziou muito rapidamente. Teve um dia de descanso para recarregar e tem aqui mais uma oportunidade num terreno mais simpático para ele.
Magnus Cort
Etapa perfeita para ele, terreno agressivo mas nada exagerado e caso esteja no grupo que decide a vitória, tem um sprint temível.
Ivan Romeo
Uma das novas estrelas do incrível mundo dos barondeurs, mais conhecidos aqui no tasco por, "caça-etapas".
Bastien Tronchon
Mais um barondeur de classe, a exibição na Tro-Bro Léon deste ano ainda está na nossa mente.
★★★ van der Poel, Simmons
★★ Gregoire, Van Aert, Romeo
★ Tronchon, Cort, Schmid, Alaphilippe, Mohoric, Laurance, Nys, Pithie, Askey, Madouas
A nossa aposta: Quinn Simmons
Joker: Bastien Tronchon
Seguir em direto: #Tour, #TDF2025, #TDF
TV:
Eurosport 1 - 12:00 (hora de Lisboa)
RTP 2 - 14:10 (hora de Lisboa)
Post a Comment