Header Ads

Giro d'Italia 2025 - Antevisão da 17ª etapa

A montanha continua, dia de Mortirolo ou seja, probabilidade de voltar a haver diferenças entre os favoritos.


San Michele all’Adige (Fondazione Edmund Mach) - Bormio, 155Km
  • Terreno: Montanha
  • Ganho de Elevação: ~3800 metros


A etapa começa em San Michele all'Adige e dirige-se para norte, atravessando o Val di Non e o Val di Sole numa subida gradual até ao Passo del Tonale (15.2 km com uma média de 6%). Esta é uma subida de segunda categoria que servirá para aquecer as pernas do pelotão e possivelmente formar a primeira fuga do dia.


Após uma descida rápida até Ponte di Legno, os ciclistas seguirão pelo vale do rio Oglio até Monno, onde começará a mítica subida do Passo del Mortirolo por esta vertente. Esta é uma subida de primeira categoria com 12.6 km a uma média de 7.6%, mas com os últimos 3 km com inclinações acima dos 10%. O Mortirolo é tradicionalmente um ponto crucial no Giro, capaz de criar grandes diferenças entre os favoritos à classificação geral.

Do topo do Mortirolo, restam cerca de 50 km até à meta. Uma descida técnica levará os ciclistas a Grosio, no vale do rio Adda. O percurso seguirá o rio Adda em direção a Bormio, mas antes de chegarem à vila, haverá um desvio para a curta subida de Le Motte (3 km com uma média de 8.2%), categorizada como de terceira categoria.


Final em Bormio
Após a subida de Le Motte, uma descida de aproximadamente 9 km levará os ciclistas à meta em Bormio. Os últimos 3 km em Bormio são maioritariamente a descer, com uma curva em U a marcar o início da reta final plana até à linha de chegada.



Condições meteorológicas

Céu nublado, mas não é esperada chuva.
19ºC nos vales, 13ºC no topo das montanhas.
Vento fraco.


Dinâmica de corrida

Fuga
Desde os primeiros quilómetros haverá uma intensa batalha para formar a fuga do dia. As equipas que não têm um líder bem colocado na geral ou que procuram vencer a etapa terão interesse em colocar ciclistas fortes na frente. Trepadores e ciclistas resistentes serão os principais candidatos a integrar este grupo. As equipas dos homens da geral também podem colocar ciclistas em fuga, com o objetivo de servirem os líderes mais à frente na etapa (exemplo: Van Aert ontem).

Sucesso da fuga: 60%

Controlo do Pelotão 
As equipas dos principais favoritos à Maglia Rosa provavelmente controlarão o ritmo do pelotão, mas sem gastar demasiadas energias cedo. O objetivo será manter os seus líderes protegidos para as dificuldades que se avizinham.

Passo del Mortirolo
O Mortirolo será o ponto chave da etapa. A sua dureza e extensão provocarão diferenças entre os favoritos.
É provável homem da geral ataque nesta subida para tentar ganhar tempo aos seus rivais. As diferenças criadas aqui poderão ser significativas.

Implicações para a Geral 
Esta etapa será crucial para as ambições de quem luta pela maglia rosa e poderá redesenhar significativamente a classificação geral. Os trepadores terão a sua oportunidade de brilhar e mostrar quem tem as pernas para vencer o Giro.


Favoritos

Damos mais probabilidade de sucesso à fuga e candidatos não faltam. No entanto, os homens da geral também podem lutar pela, dependerá muito de como a UAE, Visma-LAB e EF correrão.

FUGA

Pello Bilbao
Está desesperado por uma vitória de etapa, esta é mais uma oportunidade.

Wout Poels
Uma das opções da Astana para a fuga.

Lorenzo Fortunato
Ontem ofereceu a vitória a Scaroni, hoje pode ser a vez dele. Com a classificação da montanha controlada, Fortunato agora deve-se centrar em ganhar etapas.

Luke Plapp
Já venceu uma etapa, esta é outra que lhe assenta como uma luva.

Nairo Quintana
Se quer ganhar uma etapa, tem de começar a estar na fuga certa. O Mortirolo é o terreno onde pode fazer a diferença

Romain Bardet
Outro que está neste Giro para ganhar etapa. Quer-se despedir com chave de ouro.

Marco Frigo
Este ano não tem estado acertado nas fugas, veremos se é hoje. Até pode servir de ajuda para um possível movimente de Gee.

Filippo Zana
Tem realizado um Giro apagado, este é o seu terreno.

GC

Isaac Del Toro
Não estávamos à espera que quebrasse ontem, é um ciclista fadado a grandes coisas mas ainda está um pouco verdinho. Contudo, continua na frente da classificação geral e a UAE precisa de o proteger o máximo possível, porque é o único em posição de vencer este Giro para a equipa árabe.

Adam Yates
Não descartamos que a UAE coloque alguém na fuga e um candidato óbvio é Adam Yates, que não está longe na geral mas também não está muito perto e pode colocar pressão às equipas rivais. Brandon McNulty é outro candidato para este 'trabalho', mas neste terreno confiamos muito mais no britânico.
Ontem não fez uma super subida, mas pareceu bem melhor do que nas duas semanas iniciais.

Simon Yates
O mano de Adam está no segundo lugar e até ao momento não cometeu qualquer erro, o que é anormal, o efeito abelha pode-se estar a sentir.
No final da etapa de ontem assumiu que centrou-se em Del Toro e não nos outros Agora terá de se centrar em Carapaz, Del Toro e Gee, a luta está muito apertada, a excelente noticia para ele é que Van Aert está a melhor de dia para dia e ontem já fez um bom destroço no inicio da subida final.

Richard Carapaz
Está a realizar um Giro a lembrar os velhos tempos, quando atacou parecia imparável até que no último quilómetro quebrou um bocado e foi mesmo despachado por Pellizari.
Neste momento parece o candidato nr. 1, mas é muito arriscado apostar em qualquer um, as coisas parecem caóticas.

Derek Gee
Subida final de ontem impressionante, tentou responder a Carapaz mas não conseguiu, porém terminou mais forte que o equatoriano, não chegou longe dele. O pódio começa a ser um objetivo realista e com Del Toro a minuto e meio, quem sabe se não temos uma enorme surpresa.

Antonio Tiberi
Descarrilou, o líder da Bahrain é Caruso. Tentar manter o top-10 vai ser uma tarefa complicada.

Damiano Caruso
Impressionante como Caruso rende no Giro, mal se vê mas ele está lá.

Egan Bernal
Passou por muitas dificuldades ontem, foi-se aguentando, para ganhar é curto mas terminar bem dentro do top-10 deve ser suficiente.

Einer Rubio
Tem o hábito de se infiltrar nas fugas nas etapas montanhosas porque tem pouca atenção. O objetivo é repetir o resultado no ano passado, ficar no top-10 e é bem possível porque não está muito longe e também parece estar em subida de forma.

Michael Storer
Ontem demonstrou que a forma é muito boa, ao contrário do que pensávamos, terminou com Simon Yates.

Giulio Pellizari
Bem que autêntico espetáculo ontem, atacou a mais de 11 km e foi em solitário, a 4 km é apanhado por Carapaz e já dentro do último quilómetro descarrega o equatoriano e em 500/600 metros ganha-lhe 15 segundos!
Resultado: entrou no top-10 e se continuar assim é bem capaz de continuar a subir na classificação.

★★★ Bilbao, Poels, Plapp, Quintana, Bardet, Frigo, Zana, Fortunato
★★ S. Yates, Carapaz, Gee, Pellizari
★ Bernal, Bernal, A. Yates, Tiberi, Rubio, Storer, Caruso, Piganzoli

A nossa aposta: Romain Bardet
Joker: Davide Piganzoli

Seguir em direto: #Giro2025, #Giro, #Giro108
TV: Eurosport 1 (11:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.