Volta à França 2024 - Antevisão 5ª etapa
Depois do Galibier temos um dia que promete ser mais calmo e onde os sprinters podem brilhar.
Saint Jean de Maurienne - Saint Vulbas, 177,4 Km
Uma jornada de 177 Km com poucas dificuldades e onde a fuga terá poucas hipóteses. Os primeiros 70 Km são completamente planos, depois aparece uma subida não categorizada para Saint-Thibaud-de-Couz. Aos 105 Km está colocada a primeira subida categorizada, que tem 1,5 Km a 4,3%, ou seja muito suave e nem Jakobsen deverá ter problemas.
Aos 123 Km em Saint-Didier está o sprint intermédio e 20 Km depois está o topo da segunda subida categorizada do dia, Côte de Lhuis esta é ligeiramente mais dura que a anterior com 3 Km a 4,8%.
Os últimos 35 Km são 'fáceis' onde só o vento poderia criar problemas.
Final
A aproximação à meta parece ser bastante simples, a última viragem complicada está a 2,5 Km da meta com duas rotundas seguidas e separadas por 500 m.
Condições meteorológicas
16 a 18ºC.
Probabilidade de chuva a maio da etapa.
Vento moderado de noroeste.
Favoritos
Segundo sprint massivo, as equipas dos sprinters não deverão perder a oportunidade, a Alpecin-Deceuninck depois do desastre na 3ª etapa não vai querer falhar desta vez e não me admiraria que tentassem dominar a frente do pelotão com mão de ferro na parte final.
Jasper Philipsen
Não conseguiu sprintar na 3ª etapa, num final marcado pelo azar. O belga tem van der Poel ao dispor, formam um duo fenomenal.
A única dúvida é se ele está preparado, não o vimos sprintar neste Tour e na última vez que o vimos num sprint, foi batido por De Lie.
Mads Pedersen
O comboio de lançamento da Lidl-Trek no primeiro sprint estava muito bem mas deixou Pedersen na frente demasiado cedo e o dinamarquês não foi capaz de sustentar o sprint por tanto tempo, provavelmente pensaram que estavam a lançar Jonathan Milan.
Se corrigirem este erro, Pedersen é um sério candidato.
Sam Bennett
Renasceu nos 4 Dias de Dunquerque, mas estamos no Tour e no primeiro sprint não esteve perto de vencer. O comboio que tem ao dispor também não é grande coisa.
Dylan Groenewegen
No final da 3ª etapa disse que apesar de ter ficado em 5º, tinha sido o mais rápido! É nestas coisas que Groenewegen falha, na visão dele é sempre o mais rápido, o problema é que as vitórias escasseiam.
Para começar tem de trabalhar no posicionamento, é raro o sprint em que entra no quilómetro final bem colocado. Que tal mais trabalho e menos letra?
Tem mais uma oportunidade aqui para mostrar que é de facto o mais rápido, mas para isso tem de cortar a linha de meta na frente do pelotão.
Arnaud De Lie
Fez um bom primeiro sprint, foi 3º e mostrou que pode ser competitivo contra a elite no maior palco. Se entrar bem colocado, escolher a roda correta e tiver um bom timing, pode bater qualquer um.
Biniam Girmay
Fez história, enorme sprint e mostrou que pertence cada vez mais à elite do sprint mundial. Tem uma aceleração incrível e quando consegue sustentar o sprint por muito tempo, é realmente muito complicado de o bater.
Fabio Jakobsen
Conseguiu sprintar na 3ª etapa, foi um sinal positivo. Mas temos pouca fé que consiga ganhar aqui.
Mark Cavendish
Não sprintou na 3ª etapa, não sabemos como está de forma. Uma incógnita.
Alexander Kristoff
A dupla Waerenskjold-Kristoff costuma ser bastante competente, infelizmente na 3ª etapa não pudemos vê-la em ação. A Uno-X tem sido das equipas mais ativas, mas nestes dias deve concentrar os esforços em Kristoff.
Phil Bauhaus
Tem velocidade, boa colocação e consistência. Arndt, Mohoric e Wright são os lançadores, o que não é nada mau.
Na 3ª etapa ficou em 6º, candidato a top-5 hoje.
Wout Van Aert
Vai ao sprint?
Se decidir participar no sprint, é candidato ao top-5 pela forma como se coloca, é dos melhores nesse aspeto.
Fernando Gaviria
Excelente sprint na 3ª etapa, apenas Girmay foi melhor e não por muito. Já foi um dos melhores sprinters do mundo, tenta regressar aos bons velhos tempos mas para isso tem de dar seguimento ao desempenho de segunda-feira.
★★★ Philipsen
★★ Groenewegen, Pedersen, De Lie, Girmay, Gaviria
★ Van Aert, Bauhaus, Kristoff, Cavendish, Bennett
A nossa aposta: Jasper Philipsen
Joker: Biniam Girmay
Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV:
Eurosport 1 - 12:00 WEST
RTP 2 - 14:25 WEST
Post a Comment