Header Ads

Volta à França 2024 - Antevisão 15ª etapa

Segundo dia nos Pirenéus, a grande questão é se Pogacar vai arrumar com a questão do vencedor já hoje ou se Vingegaard vai conseguir responder.
 
Loudenville - Plateau de Beille, 197,7Km



Quase 200 Km e 4700 metros de subida acumulada. O dia começa logo com a subida ao Peyresourde (7 Km a 7,8%), o desgaste começa bem cedo e a fuga com bons escaladores pode ser formada logo ali.
Segue-se a descida até Bagnère de Luchon e 20 Km até ao sopé do terrível Col de Menté (9,3 Km a 9,1%), após a descida aparece logo o Portet d'Aspet (4,3 Km a 9,6%), será subida pela vertente onde faleceu Fabio Casartelli em 1995. 
Após a descida são 50 Km de plano até ao Col d'Agnes (10 Km a 8,2) e do topo ao Port de Lers é um saltinho. 


Plateau de Beille

Após a descida há 15 Km de plano até ao sopé do Plateau de Beille. Esta é uma das subidas mais complicadas do Tour, quase 16 Km a 8%, é bastante constante (raramente baixa dos 7,5%). Os últimos 800 metros são os mais suaves, quase planos.




Condições meteorológicas

21 a 32ºC.
Não é esperada chuva.
Vento fraco na maior parte do percurso.



Favoritos

Fuga?

70%

Mais uma vez o sucesso da fuga vai depender da vontade das equipas da geral, o terreno é mais complicado de controlar, o Peyresourde logo a abrir pode ser um problema para ciclistas como Politt e Wellens, falando da UAE. A equipa de Pogacar também não tem necessidade de desgaste, são os outros que têm de correr atrás do prejuízo.
A Visma ontem demonstrou bastante fragilidade, os sinais não são animadores para eles. Colocar ciclistas na fuga é uma opção, veremos o que vão fazer, neste momento estão numa posição delicada.
A Soudal-Quickstep não tem capacidade para controlar uma etapa deste calibre, mas a Ineos tinha, entretanto o Covid-19 fez das suas e uma parte da equipa apanhou o bicho.

Se a etapa for decidida pelos homens da geral, a vitória estará entre Pogacar e Vingegaard, os restantes só têm hipóteses se os dois se anularem. 

Tadej Pogacar
O que mostrou ontem foi uma superioridade demasiado grande, esmagou Vingegaard e contou com a UAE que estrategicamente foram perfeitos.
Este terreno é Vingegaard mas a demonstração de ontem leva-nos a pensar que Pogacar é favorito também aqui entre os homens da geral.

Jonas Vingegaard
Foi decepcionante ontem, por muito que a equipa e ele tentem amenizar, o facto é que perder mais de 40 segundos torna a missão dele muito complicada. 
Este é o terreno dele, se voltar a perder tempo então a vitória do Tour é quase impossível. 

Remco Evenepoel
Como era esperado perdeu o 2º lugar, o que é natural porque ainda está longe dos números de Pogacar e Vingegaard.
Vai tentar defender o pódio, tem uma boa vantagem, cerca de 4 minutos.

Jai Hindley
Já não tenho palavras para o Tour de Hindley, algo de grave se passa na Red Bull-Bora porque toda a equipa está a realizar um Tour bastante medíocre para ser simpático.
A missão para hoje é estar na fuga e tentar ganhar a etapa.

Simon Yates
Está a melhorar de forma, como está longe na geral então temos de o colocar entre os homens que ganham através da fuga. 

David Gaudu
Esteve na fuga ontem, a luta com Lazkano foi uma das coisas interessantes da etapa. Parece querer entrar na luta pela camisola da montanha.
Mais um ciclista que tem melhorado ao longo do Tour.

Wout Poels
Revelou que estas duas etapas nos Pirenéus são um objetivo. Ontem falhou a fuga, tem hoje para retificar.

Carlos Rodriguez
Este é o seu terreno e ontem já mostrou isso mesmo. Recuperou tempo a Almeida, mas voltou a perder uns segundinhos para Evenepoel, mas está notoriamente em ascenção e não será surpreendente vê-lo perto do pódio no final do Tour.

João Almeida
A prioridade é trabalhar para Pogacar, em principio perderá o 4º lugar para Rodriguez.

Adam Yates
Está a subir de forma, aquele minuto e meio que ontem o esloveno esteve na roda do inglês foi essencial.

 Fuga (Carapaz, Hindley, Buitrago, S. Yates, Bardet, Gaudu, Martinez, Johannesen. G. Martin, Poels)
 Pogacar
 Vingegaard
★ Rodriguez, Evenepoel, Almeida, A. Yates

A nossa aposta: Simon Yates
Joker: Carlos Rodriguez

Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 10:30 WEST
RTP 2  - 14:35 WEST


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.