Header Ads

Volta à França 2024 - Antevisão 14ª etapa

Primeiro dia nos Pirenéus com passagem pelo Tourmalet e final no Pla d'Adet. Começa outro Tour, o das grandes montanhas.


Pau - Saint-Lary-Soulan (Pla d'Adet), 151,9 Km



Largada em Pau, os primeiros 70 Km são relativamente planos, um falso plano até Luz-Saint-Sauveur onde começam a subir o Tourmalet, 19 Km a 7,4%, a parte final é a mais dura. 



Segue-se a longa descida do Tourmalet pela vertente mais conhecida, mal terminam começam a subir o Hourquette d'Ancizan, uma subida que pode ser dividida em duas partes, são mais de 8 Km a 5,1%.



Final

Depois da descida, há cerca de 10 Km de plano, antes do Pla d'Adet. São cerca 10,6 Km a 7,9%, a parte mais complicada da subida são os primeiros 3 Km, quase sempre acima dos 10%. Os últimos 3 Km são mais suaves.



Condições meteorológicas

18 a 23ºC.
Não é esperada chuva.
Vento fraco na maior parte do percurso, menos no Tourmalet onde vai soprar moderadamente de nordeste e na parte final de oeste (15-18 Km/h).



Favoritos

Fuga?

50%

O sucesso da mesma vai depender da vontade das equipas da geral, a UAE depois da 11ª etapa poderá correr defensivamente e isso são boas notícias para os homens da fuga. A Visma para a montanha não parece tão forte, no entanto atenção que Kelderman tem dado sinais de melhoria e com Jorgenson podem endurecer a corrida.
A Soudal-Quickstep não capacidade para controlar uma etapa deste calibre, mas a Ineos tem, a equipa britânica quer o pódio e tem de começar a fazer pela vida, não me surpreenderá vê-los na frente do pelotão a endurecer o ritmo de forma a procurar fissuras nos rivais.

Se a etapa for decidida pelos homens da geral, a vitória estará entre Pogacar e Vingegaard, os restantes só têm hipóteses se os dois se anularem. A diferença entre eles e o resto é enorme.

Tadej Pogacar
Ontem meteu-se no sprint, é este tipo de coisas que não consigo entender em Pogacar, gasta demasiadas energias sem necessidade nenhuma.
Sobre a etapa de hoje, a subida final deve-se adaptar bem às suas características, os últimos 3 Km suavizam e se não for descarregado até aí dificilmente o será no tramo final. Apesar da surpreendente derrota ao sprint contra Vingegaard, damos o favoritismo ao esloveno caso os dois disputem a vitória no sprint.

Jonas Vingegaard
A etapa de domingo parece-me mais adequada ao dinamarquês, mas hoje é uma oportunidade para testar as pernas em subida. Temos algumas dúvidas que hoje consiga descarregar Pogacar na subida final, mas com Vingegaard nunca devemos dizer nunca, num dia normal é o melhor escalador do mundo.

Remco Evenepoel
Está perante um grande desafio, tentar segurar o 2º lugar. O problema do belga é que chegou o terreno de Vingegaard e aqui dificilmente aguentará o dinamarquês, mas nunca se sabe.
Até agora tem sido o terceiro melhor a subir, veremos se continua a sê-lo, as subidas vão ser mais desafiadores a partir de agora.

Jai Hindley
Sem Roglic os objetivos da Red Bull-Bora mudaram, Hindley é uma das esperanças da equipa para resgatar este Tour. Tem passado ao lado, mas agora tem a responsabilidade de marcar presença nas fugas em dias destes.

David Gaudu
Parece estar progressivamente a melhorar, vitória de etapa é o grande objetivo para salvar não só o Tour dele como da sua equipa.

Wout Poels
Revelou que estas duas etapas nos Pirenéus são um objetivo.

Carlos Rodriguez
Começa o terreno que ele mais gosta, subidas longas e encadeadas. O pódio é o objetivo, está a mais de 3 minutos dele portanto é natural que vejamos a equipa a endurecer a corrida para que Rodriguez comece a recuperar terreno.

João Almeida
Na 11ª etapa não foi utilizado, Adam Yates lançou o ataque de Pogacar. Desta vez acreditamos que irá ser utilizado, resta saber como.

Adam Yates
Ontem esteve em fuga, na 11ª etapa foi o melhor gregário de Pogacar, esteve muito forte e parece estar a melhorar neste Tour. Ele e Almeida têm uma responsabilidade enorme nestes dias.


 Vingegaard, Pogacar
★ Fuga (Carapaz, Hindley, Buitrago, S. Yates, Gall, Bardet, Gaudu, Martinez, Johannesen. G. Martin, Poels, Pidcock)
★ Rodriguez, Evenepoel, Almeida, A. Yates

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Simon Yates

Seguir em direto: #Tour, #TDF2024, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:45 WEST
RTP 2  - 14:35 WEST



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.