Header Ads

Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 20ª etapa

Está a terminar o Giro e no penúltimo dia temos o Monte Grappa a dobrar. Teremos nova festa eslovena?

Alpago - Bassano del Grappa, 175 Km


Etapa com mais de 400 metros de subida acumulada em 184 Km. Começa em Alpago, a primeira metade da etapa é ligeiramente ondulada mas sem dificuldades, fácil de controlar. Uma contagem de 4ª categoria e o sprint intermédio Possagno (Km 75,3) marcam esta fase.

Na segunda parte da etapa os ciclista subirão o Monte Grappa duas vezes. Se não for a subida mais dura deste Giro anda lá perto, um monstro com 18,1 Km a 8,1%. A subida é constantemente superior a 8%, duas curtas descidas servem de descanso, os últimos 3 Km são os mais duros sempre acima dos 9%.
A descida é longa e técnica mas é interrompida por uma breve subida, Il Pianaro, curta mas bastante íngreme. 
O sprint Intergiro está colocado entre as duas ascensões em Semonzo del Grappa e o último sprint intermédio está no topo do Il Pianaro na última passagem.








Final



Condições meteorológicas

Possibilidade de chuva no Monte Grappa o que torna a descida ainda mais complicada.
20ºC nas planícies, 8ºC no topo do Grappa.
Vento fraco.


Favoritos

Cenário

Suspeitamos que a UAE e Pogacar querem terminar o Giro em grande e portanto irão controlar a etapa para que o esloveno vença a sexta etapa nesta edição.
A luta pelo pódio ainda está em aberto, é possível que equipas como a Ineos tentem endurecer para que Thomas ataque o lugar de Martinez e também Arensmann consiga roubar a maglia bianca a Tiberi.

Sucesso de fuga: 20%

Tadej Pogacar
Se a etapa for decidida pelos homens da geral é o grande candidato, está vários patamares acima da concorrência neste Giro.

Daniel Martinez
Defender o segundo lugar é a missão dele. Fui dos céticos em relação às possibilidades dele neste Giro, mas estava errado, depois de dois anos de desastres nas grandes voltas, o grande Poveda está de regresso.

Geraint Thomas
Regular. É um ciclista extremamente conservador, pouco ataca, aproveita sobretudo a debilidade dos rivais que vão quebrando ao longo das três semanas.
Para chegar ao segundo lugar parece-me que terá de ser agressivo, ou seja, tem de ser um Thomas diferente do habitual.

Ben O'Connor
Começou o Giro com muito gás que foi perdendo, ou seja, o normal. Esta era uma oportunidade de ouro para ele conseguir um pódio numa grande volta, não vai ter muitas destas.

Tiberi vs Arensman
O maior aliado de Tiberi poderá ser a Ineos, que valoriza muito mais o pódio do Thomas do que a maglia bianca. Tiberi fraquejou no Mottolino e em teoria o Grappa ainda é mais complicado, ou seja, Tiberi pode ter um problema.
41 segundos os separam e Arensman é um dos melhores ciclistas nas terceiras semanas, pode é ser obrigado a trabalhar para Thomas.

Romain Bardet
Etapas com muito acumulado e muito desnível, continua a ser muito bom, portanto é provável que hoje faça um bom resultado.

Nairo Quintana
Opção para a fuga, este é território Quintana. Em 2014 quando venceu o Giro, foi no Monte Grappa que deu quase minuto e meio a Rigoberto Uran na cronoescalada.

Georg Steinhauser
Tem estado quase todos os dias em fuga. 

Michael Storer
Mais uma opção para a fuga. Veio para este Giro para sacar etapas e está a seco, esta é a última oportunidade.

Damiano Caruso
Ir para a fuga ou ficar com Tiberi?

Giulio Pellizari 
Tremendo escalador, já fez segundo numa das etapas, apenas batido por Pogacar. Mais uma opção para fuga.

Davide Pinganzoli
Outra pérola italiana, a Polti-Kometa tem sido das equipas mais ativas nas fugas.

★ Pogacar 
★ -
★ Martinez, Thomas, Bardet, Arensman, Tiberi, Quintana, Steinhauser, Storer, Pinganzoli, Pellizari, Caruso

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Michael Storer

Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (10:30, GMT+1)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.