Header Ads

Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 19ª etapa

Depois da festa dos sprinters, temos uma etapa que tem cara de que a fuga lançará os foguetes e apanhará as canas.

Mortegliano - Sappada, 157 Km


A etapa começa em Mortegliano, nos arredores de Udine. Na primeira metade da etapa, o pelotão segue para norte, sem grande complicações, aos 56 Km está colocado o sprint intermediário em Peonis. 
A coisa a aquecer com 80 Km de etapa e quando chegam a Paularo com 100 Km percorridos está o sprint Intergiro e começam a subir o Passo Duron, 4,4 Km de extensão a 9,7%, uma autêntica parede que vai deixar muita gente em dificuldades.
A fuga por esta altura terá de estar consolidada.
Rápida descida do Duron que termina em Cercivento, onde está o sprint intermédio e começa a ascensão ao Sella Valcalda Ravascletto 6,1 Km de extensão com inclinação média deste de 6,2%, com um máximo de 9,9%.
Após a descida, há 20 km em subida que não são oficialmente categorizados, mas que vao pesar nas pernas. A última subida do dia começa em Forni Avoltri, a Cima Sappada tem 7,7 Km de extensão com 5,4% de inclinação média, ponto máximo de 11,3%.

Final

O topo de Sappada está a 6 Km, até à meta o terreno é ondulado, há uma subida 3 Km com 1 Km de extensão a 5,4%. Os últimos 1000 metros são planos.



Condições meteorológicas

Alguns aguaceiros ao longo do dia, mas a quantidade não é elevada.
19ºC à partida, 13 ºC no final.
Vento fraco.




Favoritos

Cenário

Esta etapa tem 'fuga' escrita no seu perfil. A UAE e Pogacar estão focados na etapa de sábado, não será por eles que a fuga não chega.
A Movistar e DSM devem pensar em colocar elementos na fuga em vez de se porem a trabalhar como uns loucos no pelotão, sem razão aparente. Para ganhar a etapa, as equipas têm de colocar pessoal na fuga

A etapa tem alguma dificuldade montanhosa, mas não é a típica de alta-montanha. Ciclistas mais versáteis podem ter uma palavra a dizer, será uma luta entre escaladores puros (esta pode ser a última oportunidade para eles, já que no sábado Pogacar deverá querer ganhar) e homens como Alaphilippe ou Narvaez.


Julian Alaphilippe
Ganhou uma etapa depois de tanto tentar e não satisfeito tem tentado quase todos os dias. Ou seja, quer ganhar outra, está a mostrar um nível muito interessante, ainda não é o 'prime' Loulou mas já não está tão longe quanto isso.

Michael Storer
Está perto do top-10 e isso é um problema, algumas equipas poderão sentir-se ameaçadas. De qualquer forma tem uma capacidade extraordinária de se infiltrar numa fuga e depois conseguir estar na 'fuga de la fuga'.

Nairo Quintana
Prefere um pouco mais de dureza, mas esta deve ser a última oportunidade e por isso é um nome obrigatório.

Georg Steinhauser
Já sacou a etapa que tanto procurou, está menos pressionado, mesmo assim dado o nível que tem mostrado, é sério candidato a ganhar outra.

Damiano Caruso
Parece recuperado de um início de Giro muito complicado, está cada vez mais forte. Poucos sabem correr o Giro como ele e caso consiga meter-se na fuga é sério candidato a vencer a etapa.

Atilla Valter & Jan Tratnik
è um terreno bom para eles tentarem mais uma vez.

Jonatha Narvaez & Magnus Sheffield
Narvaez é uma das figuras deste Giro, esta etapa é boa para ele, não é demasiado dura e tem um final interessante. Sheffield parecia estar bem nos últimos dias e é uma boa opção para a fuga.

Davide Pinganzoli
Mais uma vez está na lista, grande talento, tem feito um Giro de bom nível, estando nas fugas e neste momento está em 13º, o que é um belo resultado para este jovem.

Giulio Pellizari
O mesmo que Pinganzoli.

Irmãos Paret-Peintre
Um dos irmãos deverá colocar-se na fuga, Baudin é outra boa opção para a Decathlon-AG2R. Os três estão fortes, Valentin já venceu uma etapa de alta-montanha, Aurelien e Baudin estão dentro do top-25, mas relativamente longe e por isso devem ter alguma liberdade.

 Caruso, Storer, Quintana, Valter, Steinhauser, Pinganzoli, Pellizari, Alaphilippe, Narvaez
★ Pozzovivo, Baudin, Fortunato, Chaves, Lopez, Geshcke, V. Paret-Peintre, A. Paret-Peintre, Sheffield, Conci, Pelayo Sanchez
★ Pogacar

A nossa aposta: Julian Alaphilippe
Joker: Aurelien Paret-Peintre

Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (10:15, GMT+1)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.