Header Ads

Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 17ª etapa

Sejam bem-vindos aos Dolomitas.

Selva di Val Gardena/Wolkenstein in Gröden - Passo del Brocon, 159 Km


Etapa dolomitica, este ano com 'apenas' 3900 metros de subida acumulada. 
Os ciclistas largam e começam logo a subir o Passo Sella, cerca de 5,5 Km a 6,8%, ideal para a formação de uma fuga forte com escaladores.



Depois de uma longa descida de 37 Km até Predazzo, onde se encontra o primeiro sprint intermédio e iniciam a subida ao Passo Rolle, quase 20 Km a 4,8%, está longe de ser uma das subidas mais duras da prova, mas a extensão a altitude contribuem para o desgaste.

Nova longa descida até ao inicio do Passo Gobbera, subida curta e descida rápida até ao sprint Intergiro no Canal San Bovo.
A primeira subida ao Passo Brocon começa pouco depois do Intergiro, subida longa mas longe de ser um monstro pela vertente nordeste, 15,4 Km a 5,6%. Após o topo, os ciclistas ainda fazem 2,5 Km no planalto até Funivie Lagorai.






Final

Mais uma longa descida, esse também é um aspeto importante na etapa de hoje. A segunda ascensão ao Passo Brocon pela vertente sudoeste, mais complicada que a nordeste, são 12 Km a 6,5%, muito irregular com algumas zonas de dois dígitos. 




Condições meteorológicas

Chuva, na parte final deve dar tréguas.
Temperatura vai variar bastante, no Passo Sella e Rolle vai rondar os 8ºC, nos vales vai andar pelos 15ºC e no Broncon cerca de 10ºC.
Vento fraco.




Favoritos

Cenário

Já chega Pogacar, dá oportunidade à fuga se faz favor. Também é verdade que a Movistar foi a grande culpada do insucesso da fuga.
Ou ganha a fuga ou Pogacar, a superioridade dele é total.

Basicamente os mesmos nomes que referimos ontem aplicam-se à etapa de hoje.

Michael Storer
Está perto do top-10 e isso é um problema, algumas equipas poderão sentir-se ameaçadas. De qualquer forma tem uma capacidade extraordinária de se infiltrar numa fuga e depois conseguir estar na 'fuga de la fuga'.

Nairo Quintana
Esteve forte no seu terreno no domingo e por isso é obrigatória a sua inclusão aqui.

Georg Steinhauser
Tenta e tenta, mas não consegue. No entanto tem-se mostrado sempre um dos mais fortes nas fugas e no domingo apenas Quintana foi o melhor que ele dos que estavam na escapada.
Tal como Quintana, obrigatório estar aqui depois da última prestação.

Damiano Caruso
Parece recuperado de um início de Giro muito complicado, fez uma boa etapa no passado domingo. Poucos sabem correr o Giro como ele e caso consiga meter-se na fuga é sério candidato a vencer a etapa.

Irmãos Paret-Peintre
Um dos irmãos deverá colocar-se na fuga, Baudin é outra boa opção para a Decathlon-AG2R. Os três estão fortes, Valentin já venceu uma etapa de alta-montanha, Aurelien e Baudin estão dentro do top-25, mas relativamente longe e por isso devem ter alguma liberdade.

Atilla Valter
Esteve na fuga no domingo, tentou seguir Pogacar mas durou 1 minuto na roda. Parece estar a melhorar.

Magnus Sheffield
Tem evoluído na montanha.

Davide Pinganzoli
Mais uma vez está na lista, grande talento, tem feito um Giro de bom nível, estando nas fugas e neste momento está em 13º, o que é um belo resultado para este jovem.


 Caruso, Storer, Quintana, Valter, Steinhauser, Pinganzoli, Pellizari
★ Pozzovivo, Baudin, Fortunato, Chaves, Lopez, Geshcke, V. Paret-Peintre, A. Paret-Peintre, Sheffield, Conci
★ Pogacar

A nossa aposta: Nairo Quintana
Joker: Valentin Paret-Peintre

Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (10:15, GMT+1)



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.