Header Ads

Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 16ª etapa

Terceira semana abre com os Alpes de companhia, mas sem Stelvio.

Livigno - Santa Cristina Valgardena/St. Christina in Gröden (Monte Pana), 206 Km



As últimas notícias não são claras sobre a etapa devido às condições climatéricas. Há a possibilidade que a etapa seja neutralizada até ao Umbrailpass, enquanto escrevemos esta antevisão não sabemos a decisão.
Se o Umbrailpass for 'eliminado', a dinâmica da corrida será diferente, a formação da fuga será diferente e com ciclistas diferentes, o Umbrailpass poderia funcionar de filtro e evitar que roladores aguentassem. 
Os ciclistas partem de Livigno a quase 2000 metros de altitude, os primeiros quilómetros tem duas subidas o Passo di Eira e Foscagno, curtinhas e descem para Bormio, onde começam a subir o Stelvio, mas devido à neve e problemas com a estrada, não vão até ao topo, desviam antes para uma estrada secundária em direção à fronteira com a Suiça, o topo é o Umbrailpass que é o Cima Coppi desta edição.
Segue-se uma longa descida  até Prato dello Stelvio, a famosa localidade que é onde começa a mais famosa ascensão do Stelvio. A partir daí até Bolzano são 80 Km onde está o sprint intermédio, de terreno relativamente plano com uma tendência para a descida. 
Poucos quilómetros depois entram em Prato all'Isarco e começam a subir até o Passo Pinei, com 23,3 Km de extensão a 4,3%, muito irregular mas a sua longevidade torna-a desagradável. Estranhamento estão colocados dois sprints intermédio, um deles o intergiro, a meio da subida!


Final

Um descida curta e rápida trazem os ciclista até ao Val Gardena, onde começam a subir o Monte Pana, 6,5 Km a 6,1%, não parece muito complicada, no entanto os últimos 2 Km são a 11,8%.



Condições meteorológicas

Frio na parte inicial, 3ºC. Nos vales estarão 15ºC e 10ºC na chegada.
Dia de chuva.
Vento fraco.



Favoritos

Cenário

Mais uma vez o desfecho depende do que Pogacar vai querer. No entanto, o esloveno deverá começar a pensar em julho, já venceu 4 etapas e não se deve subestimar o desgaste de uma grande volta, até porque a concorrência em França será outra.
A etapa do Monte Grappa parece-nos mais apetitosa para ele, em vez desta, mas sabemos que ele é insaciável, vai ser interessante o comportamento dele e da sua equipa. Em relação às equipas rivais, já estão a lutar pelo 2º e pódio.
Acreditamos que a fuga tem boas hipóteses.

Michael Storer
Está perto do top-10 e isso é um problema, algumas equipas poderão sentir-se ameaçadas. De qualquer forma tem uma capacidade extraordinária de se infiltrar numa fuga e depois conseguir estar na 'fuga de la fuga'.

Nairo Quintana
Esteve forte no seu terreno no domingo e por isso é obrigatória a sua inclusão aqui.

Georg Steinhauser
Tenta e tenta, mas não consegue. No entanto tem-se mostrado sempre um dos mais fortes nas fugas e no domingo apenas Quintana foi o melhor que ele dos que estavam na escapada.
Tal como Quintana, obrigatório estar aqui depois da última prestação.

Damiano Caruso
Parece recuperado de um início de Giro muito complicado, fez uma boa etapa no passado domingo. Poucos sabem correr o Giro como ele e caso consiga meter-se na fuga é sério candidato a vencer a etapa.

Irmãos Paret-Peintre
Um dos irmãos deverá colocar-se na fuga, Baudin é outra boa opção para a Decathlon-AG2R. Os três estão fortes, Valentin já venceu uma etapa de alta-montanha, Aurelien e Baudin estão dentro do top-25, mas relativamente longe e por isso devem ter alguma liberdade.

Atilla Valter
Esteve na fuga no domingo, tentou seguir Pogacar mas durou 1 minuto na roda. Parece estar a melhorar.

Magnus Sheffield
Tem evoluído na montanha.

Davide Pinganzoli
Mais uma vez está na lista, grande talento, tem feito um Giro de bom nível, estando nas fugas e neste momento está em 13º, o que é um belo resultado para este jovem.


 Caruso, Storer, Quintana, Valter, Steinhauser, Pinganzoli, Sheffield
★ Pellizari, Pozzovivo, Baudin, Fortunato, Chaves, Lopez, Geshcke, 
★ Pogacar

A nossa aposta: Damiano Caruso
Joker: Magnus Sheffield

Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (10:15, GMT+1)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.