Header Ads

Giro d'Italia 2024 - Antevisão da 10ª etapa

Depois do primeiro dia de descanso temos uma chegada em alta-montanha. Cabe a Pogacar decidir se quer mais uma etapa ou desta vez deixa para a fuga.

Pompei - Cusano Mutri (Bocca della Selva), 142 Km

A etapa começa em Pompeia, os primeiros 50 Km da etapa são planos, embora o percurso seja bastante sinuoso, uma características do sul de Itália. Um sprint intermediário em Arpaia marca uma mudança de paisagem e de dificuldade.
Embora a etapa tenha apenas duas subidas categorizadas, o erreno nos últimos 100 Km são de constante sobe e desce, o que promove uma corrida de atrito Após a subida de 2ª categoria de Camposauro, há uma subida não categorizada para Guardia Sanframondi, onde está colocado o sprint Intergiro.

A 20 km da meta, os ciclistas chegam a Cusano Mutri, onde está localizado o último sprint intermédio e poucos depois estão na subida final. 

Final

Bocca della Selva é uma subida longa, são 18 Km a 5,5%, extremamente irregular e que pode ser dividida em 3 partes (ignorar os 3 Km iniciais na imagem do perfil da subida). É uma subida que faz parte dos Apeninos, numa das regiões mais inóspitas de Itália, conhecida por 'maciço de Matese'.
Os últimos 3 Km são os mais duros, sendo o último Km o mais destacado, praticamente não baixa dos 8%.





Condições meteorológicas

24ºC nas planícies, 12ºC nas montanhas de Matese.
Possibilidade de chuva a partir do meio da etapa.
Vento fraco na maior parte do percurso.



Favoritos

Fuga 
Mais uma vez depende da vontade de Pogacar e sua equipa. No dia de descanso na entrevista aos meios de comunicação, Pogacar admitiu que já tinha uma boa vantagem e seria mais conservador. Veremos se confirma na estrada as palavras.
A luta neste momento está pelo 2º lugar e pelas vitórias de etapa, por esse motivo pensamos que hoje será um dia que a fuga irá vingar. Candidatos não faltam.


Romain Bardet
Vai continuar a tentar, o objetivo é ganhar uma etapa, a classificação geral é secundário para o francês. Já está longe na geral, deve ter liberdade, no entanto se começar a ameaçar entrar no top-10, podemos ver equipas a trabalhar no pelotão.

Pippo Zana
Está na mesma situação de Bardet, a mais de 7 minutos. As etapas são o objetivo principal. É um caça-etapas de grande qualidade, principalmente quando corre em casa. 

Georg Steinhauser
Tem sido uma das revelações deste Giro. Bastante combativo e que sobe relativamente bem, num dia destes é neste momento um nome obrigatório.

Irmãos Paret-Peintre
Valentin em Prato di Tivo, bem tentou mas a UAE não deixou. Mas mostrou nesse dia que está a subir bem e que vencer uma etapa de montanha não é impossível.
Aurelien é menos escalador mas que pode perfeitamente vencer através da fuga numa etapa destas. A Decathlon tem diversas hipóteses, quase todos sobem bem.

Giulio Pellizzari
Escalador nato, muito jovem e quer mostrar-se ao mundo neste nível. Talento puro.

Davide Pingazoli
Ele e Pellizzari são o futuro do ciclismo italiano nas grandes voltas. 

Esteban Chaves
Este é o seu terreno, a EF costuma ser das equipas mais ativas nas fugas e Chavito está neste Giro para estes dias.

Michael Storer
Esteve em fuga na etapa de Prato di Tivo e quando foi apanhado aguentou-se no grupo de favoritos. Resta saber se as equipas com ciclistas no top-10 vão ficar satisfeitas de o ver na fuga, ele é 11º, bem perto de Jan Hirt.

Nairo Quintana
Já tentou neste Giro e vai continuar a tentar, o objetivo é vencer uma etapa. A forma é que não é lá grande coisa.

Juanpe Lopez
El Patrón regressa ao seu habitat natural, ou seja, caça-etapas. Não é um ciclista para atacar a geral de grandes voltas, não tem capacidade para tal.
Aqui tem mais hipóteses de brilhar e se tiver as pernas que teve no Trentino, é candidato a ganhar uma etapa.

Damiano Caruso
Está muito longe na geral, tem liberdade e é um dos ciclistas com mais classe presente em prova. Se estiver recuperado das quedas, é uma boa hipóteses para a Bahrain ganhar a etapa.

Tadej Pogacar
Caso a vitória seja entre os homens da geral, o único favorito é Pogacar. Superioridade insultante.

 Zana, Steinhauser
★ Bardet, Caruso, Storer, Chaves, JP Lopez, V. Paret-Peintre
 Pogacar, Pozzovivo, Vansevenant, A. Paret-Peintre, Pellizzari, Pingazoli

A nossa aposta: Pippo Zana
Joker: Giulo Pellizzari

Seguir em direto: #Giro2024, #Giro, #Giro107
TV: Eurosport 1 (11:45, GMT+1)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.