Header Ads

Trofeo Alfredo Binda (1.WWT) - Antevisão

 

O Trofeo Alfredo Binda é uma corrida de ciclismo feminino de renome, integrada no calendário UCI Women’s Road World Tour. Realizada anualmente na região da Lombardia, Itália, esta competição atrai algumas das mais talentosas ciclistas do mundo.

A cada ano, o percurso do Trofeo Alfredo Binda é alterado, embora geralmente abranja uma rota desafiadora de aproximadamente 140 Km. As encantadoras paisagens das cidades italianas de Cocquio Trevisago e Cittiglio servem de cenário para este emocionante evento.

As participantes enfrentam subidas íngremes, descidas técnicas e trechos planos, testando assim a sua resistência, capacidade de escalada e velocidade. A corrida é particularmente conhecida pelas suas seções montanhosas, onde as ciclistas enfrentam colinas desafiadoras.

Algumas das maiores estrelas do ciclismo feminino, como Elisa Longo Borghini e Marianne Vos, já se sagraram campeãs do Trofeo Alfredo Binda. Esta competição oferece às ciclistas a oportunidade de demonstrarem a sua força, estratégia e determinação em um palco de prestígio.

História

últimas vencedoras
2013 Elisa Longo Borghini 
2014 Emma Johansson 
2015 Lizzie Deignan
2016 Lizzie Deignan
2017 Coryn Labecki
2018 Katarzyna Niewiadoma
2019 Marianne Vos
2021 Elisa Longo Borghini
2022 Elisa Balsamo
2023 Shirin Van Anrooij   

Percurso

Maccagno Con Pino e Veddasca > Cittiglio, 140.5 Km



O Trofeo Alfredo Binda tem um percurso bastante desafiador, pelas estradas da Lombardia, Itália.

A prova começa na pitoresca cidade de Maccagno con Pino e Veddasca, situada às margens do Lago Maggiore. Os primeiros kms seguem ao longo da margem do lago.

Um sprint intermediário inicial adiciona um elemento de competição antes da primeira subida do dia, o Masciago Primo, com 5,1 km e inclinação média de 4,6%, é a primeira oportunidade a sério para a formação de uma fuga.

Antes da chegada a Cittiglio, as ciclistas encontram novo sprint intermédio. Depois passam pela primeira vez na linha de meta, dando início a um circuito que será ultrapassado por 5 vezes. Nesta segunda fase da corrida, o ritmo deverá ser mais alto e os ataques mais frequentes. O circuito inclui as duas subidas mais desafiantes do dia, a curta e vigorosa Casale (0,8 km a 7%) e a mais longa Orino (2,6 km a 5%).

Startlist

Aqui
 

Condições atmosféricas
 
Nublado, mas sem chuva.
15 a 18ºC.
Vento fraco.

Favoritas

Lidl-Trek
A Lidl-Trek apresenta uma equipa bastante boa e com várias opções. Começamos pela vencedora do ano passado, Shirin van Anrooij, que está em boa forma, depois de 4º em Omloop e 5º na Strade Bianche. A vencedora de 2022 e 2ª classificada do ano passado, Elisa Balsamo, que no fim de semana passado ficou em 2º lugar na Ronde van Drenthe. Lizzie Deignan também estará à partida. Ela venceu as edições de 2015 e 2016 e, apesar de não estar numa excelente forma, poderá ser uma boa ajuda para as companheiras. Amanda Spratt também estará presente, já fez um 2º lugar na prova e  não podemos deixar de fora Gaia Realini.
É uma equipa bastante forte, veremos se conseguem tirar proveito.

SD Worx-Protime
A grande adversária da Lidl-Trek será, como sempre, a SD Worx e contam com a grande favorita, Lotte Kopecky, a melhor ciclista da atualidade.
Marlen Reusser venceu a Setmana Ciclista Valenciana e é outra candidata forte. Niamh Fisher-Black ficou em 3º lugar da GC da mesma prova e venceu uma etapa, poderá também ser um bom nome a acompanhar. Mas não esquecer de Elena Cecchini e Chantal van den Broek-Blaak que já obtiveram bons resultados no passado, na prova italiana. Cecchini ficou por 5 vezes dentro do top 10 (em 2022 foi 5ª classificada) e Van den Broek-Blaak terminou por 6 vezes entre o top 10. 

Canyon//SRAM
Soraya Paladin ficou no top 10 nos últimos 4 anos, tendo mesmo fechado pódio em 2022. Ela é uma ciclista bastante versátil e pode causar estragos. Ao seu lado estará Elise Chabbey que fez um top 10 em 2022 no Troféu Alfredo Binda e chega motivada pelo seu 8º lugar na Strade Bianche. 

Liv-AlUla-Jayco
Mavi Garcia deverá ser a carta principal da equipa. A espanhola fez duas vezes top 10 no Trofeo Alfredo Binda e a sua capacidade nas subidas deverá voltar a colocá-la na disputa pela prova. Ao seu lado estará Urska Zigart, um nome que poderá ser interessante de acompanhar.

UAE Team ADQ
Silvia Persico deverá ser a líder da equipa dos Emirados Árabes Unidos. Ela foi 6ª classificada em 2023 e 8ª em 2022.  
Sofia Bertizzolo foi 2ª classificada em 2022 no Trofeo Alfredo Binda. Ela começou a época com resultados bastante interessantes na Austrália, mas quase desapareceu desde aí. Veremos se volta a brilhar. 

Team dsm firmenich-PostNL
Juliette Labous é a ciclista da DSM que esteve mais perto de fazer top 10 no Trofeo Alfredo Binda, com 11º e 12º lugar nas últimas 2 temporadas. Não a vemos desde a Setmana Ciclista Valenciana, onde foi 4ª classificada da geral. Ao seu lado estará Pfeiffer Georgi que teve um bom desempenho na Ronde van Drenthe, fechando top 10. 

Movistar
A Movistar vai apostar as suas fichas em Arlenis Sierra que foi 4ª classificada na edição do ano passado. Ela tem capacidade para passar bem as subidas e finaliza bastante bem. A cubana vem de um 5º na Nokere Koerse, o que é um óptimo sinal.

FDJ-Suez
Vittoria Guazzini, a vencedora de Le Samyn des Dames e 3ª classificada do Trofeo Alfredo Binda em 2023, com certeza ela estará de olho em igualar esse resultado. Ao seu lado estarão nomes como Grace Brown, Marta CavalliEvita MuzicMuzic ficou em 10º na Strade Bianche e em 3º lugar na 2ª etapa da Setmana Ciclista Valenciana

Fenix ​​​​Deceuninck
Puck Pieterse continua a sua campanha de estrada, depois da temporada de ciclocross. A jovem ciclista vem de um óptimo 3º lugar na Ronde van Drenthe. Ela terá o apoio de Yara Kastelijn, que no ano passado terminou em 11º no Trofeo Alfredo Binda.

★★★★★ Kopecky
★★★★ Balsamo, Reusser
★★★ Van Anrooij, Labous
★★ Pieterse, Chabbey, Persico
★ Paladin, Guazzini, Fisher-Black

A nossa aposta: Lotte Kopecky
Joker: Elise Chabbey

Seguir em direto: @TrofeoBinda, #TrBinda


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.