Header Ads

Ronde van Vlaanderen WE (1.WWT)


Chegamos ao dia da tão esperada Volta a Flandres Feminina, a prova que irá agitar as estradas da Bélgica, trazendo consigo a emoção e a competição feroz que caracterizam esta icônica corrida. Como uma das provas mais prestigiadas do calendário ciclístico, a Volta a Flandres Feminina promete mais uma vez cativar espectadores de todo o mundo, enquanto as ciclistas enfrentam os sectores pavimentados com tradição e história, em busca da glória nas estradas que contam as lendas do ciclismo feminino.

História

últimas 10 vencedoras
2014 Ellen van Dijk (NED) Boels-Dolmans Cycling Team
2015 Elisa Longo Borghini (ITA) Wiggle Honda Pro Cycling
2016 Lizzie Deignan (GRB) Boels-Dolmans Cycling Team
2017 Coryn Labecki (USA) Team Sunweb
2018 Anna van der Breggen (NED) Boels-Dolmans Cycling Team
2019 Marta Bastianelli (ITA) Team Virtu Cycling
2020 Chantal van den Broek-Blaak (NED) Boels-Dolmans Cycling Team
2021 Annemiek van Vleuten (NED) Movistar Team
2022 Lotte Kopecky (BEL) Team SD Worx
2023 Lotte Kopecky (BEL) Team SD Worx

Percurso

Oudenaarde › Oudenaarde (163 Km)

O percurso da corrida feminina parte e termina em Oudenaarde. Este ano foi aumentado em 5 km, perfazendo um total de 163 km. Com 12 'hellingen' (menos um do que na edição passada), 8 setores de paralelepípedos (mais 3 do que em 2023) e um percurso desafiador, as ciclistas enfrentam um trajeto intenso. 
Os 45 km finais são iguais ao percurso masculino, com subidas emblemáticas como Oude Kwaremont e Paterberg, seguidas por uma parte plana de 13 km até à linha de chegada, prometendo uma competição emocionante e exigente.

Hellingen
A 90,9 km — Wolvenberg (645 mt a 7,9% média)
A 78,4 km — Molenberg (463 mt a 7% média)
A 74,4 km — Marlboroughstraat (2040 mt a 3% média)
A 70,4 km — Berendries (940 mt a 7% média)
A 65,1 km — Valkenberg (540 mt a 8,1% média)
A 53,8 km — Kapelleberg (1100mt a 5,9% média)
A 44,6 km — Koppenberg (600 mt a 11,6 % média)
A 40,6 km — Steenbeekdries (1100 mt a 3,1% média)
A 36,8 km — Taaienberg (530 mt a 6,6% média)
A 26,5 km — Oude Kruisberg – Hotondberg (2500 mt a 5% média)
A 16,7 km — Oude Kwaremont (2200 mt a 4% média)
A 13,3 km — Paterberg (360 mt a 12,9% média)

Startlist 


Condições meteorológicas

Temperatura a rondar os 13ºC.
Poderá chover, mas não se espera chuva forte.
Vento moderado com períodos fortes, vai soprar de leste e sudeste.

Favoritos

Será alguém capaz de parar Lotte Kopecky ou irá a ciclista da SD Worx-Protime para a terceira vitória consecutiva na Volta à Flandres? 
Vamos analisar as favoritas.

Team SD Worx-Protime
A campeã do mundo e atual campeã da Volta à Flandres, Lotte Kopecky, estará obviamente à partida. Apesar da equipa levar outros nomes como Demi Vollering e Lorena Wiebes, achamos que a aposta pende mais para a belga, do que para as suas colegas de equipa, embora nenhuma delas seja de descartar.
Marlen Reusser também estará presente. Nas três participações que tem na Volta à Flandres ficou sempre dentro do top 10 e tem como pior resultado o 9º lugar em 2021. Será com certeza uma carta a ter em conta.
Até que ponto as notícias que saíram durante a semana, sobre a transferência de Vollering pode influenciar a corrida? Poderemos ver algumas batalhas internas? 

CANYON//SRAM Racing
Kasia Niewiadoma regressa à competição após o seu 4º lugar na Strade Bianche e uma paragem de cerca de 1 mês, durante o qual passou um periodo em estágio de altitude.
A polaca deverá partilhar liderança com Chloe Dygert e contam com o apoio de ciclistas como Elise Chabbey e Soraya Paladin.

Fenix-Deceuninck
Não estava previsto Puck Pieterse estar presente na Volta à Flandres, mas ela decidiu estender um pouco mais o seu calendário e disputar esta prova. Pieterse tem sido bastante consistente nas clássicas, quase todos os resultados dentro do top 10, com alguns pódios e como pior resultado o 13º lugar na Strade Bianche. 
A equipa conta também com Christina Schweinberg que vem de fazer 9º na Gent-Wevelgem.

Lidl-Trek
A Lidl-Trek tem estado no encalço da SD Worx, com algumas vitórias e resultados bastante interessantes. 
Chega à Volta à Flandres com o trio a que nos habituou e opções para os vários desenrolares que a corrida pode ter (grupo reduzido ou sprint massivo). Para isso contam com Elisa Longo Borghini, Lizzie Deignan e Shirin van Anrooij.

Movistar Team
Arlenis Sierra fechou top 10 em 2023 e tem como melhor resultado o 4º lugar em 2022. Ela tem tido resultados bastante interessantes, como o 8º lugar na Dwars door Vlaanderen e o 6º na Gent - Wevelgem. Será interessante acompanhar o que poderá fazer este ano.

Team dsm-firmenich PostNL
Pfeiffer Georgi será a líder da equipa e terá aqui uma oportunidade para melhorar o seu 16º lugar do ano passado. Ela tem focado a sua preparação na Volta à Flandres, por isso será interessante ver o que irá fazer. 

Team Visma | Lease a Bike
O que dizer de Marianne Vos? A ciclista da Visma-Lease a Bike vem de vencer a Dwars door Vlaanderen durante a semana e embora achemos que a Volta à Flandres possa ser demasiado dura para uma vitória (relembrando que Vos já venceu a prova em 2013), a possibilidade de conseguir um bom resultado é grande.
Fem van Empel também estará presente. 

UAE Team ADQ
Silvia Persico deverá ser a principal aposta da UAE depois de ter terminado em 4ª lugar na edição do ano passado. Mas a equipa conta também com Sofia Bertizzolo que em 2019 fechou a sua participação na Volta à Flandres no mesmo lugar. 
Outra ciclista que também poderá ser bastante interessante é Karlijn Swinkels. Ela ficou em 2º no Trofeo Oro in Euro, 4º no Le Samyn des Dames e em 6º no Trofeo Alfredo Binda. 
Chiara Consonni também está no alinhamento e pode ser opção. Ela tem tido resultado muito interessantes nas últimas provas, mas o seu histórico na Volta à Flandres não é muito bom, tem como melhor resultado o 37º lugar em 2022.

Uno-X Mobility
A 5ª classificada na Gent Wevelgem também marcará presença na Volta à Flandres. Maria Giulia Confalonieri já participou em 10 edições desta mítica prova, mas o seu histórico não é assim muito interessante. O melhor resultado que tem é o 11º lugar em 2017. Será ela capaz de melhor o seu melhor resultado?

Lotto Dstny 
O melhor resultado de Thalita de Jong na Volta à Flandres é o 41º lugar em 2021. Não tem, por isso, um histórico muito interessante. Mas esta temporada tem lhe trazido resultados bastante interessantes. Ela tem ficado sempre dentro do top 15, em todas as etapas/provas de um dia em que participou. Será que conseguirá manter essa serie de resultado aqui na Volta à Flandres e melhorar o seu histórico?

★ Kopecky
 Lango-Borghini, Vollering
 Niewiadoma, Van Anrooij, Pieterse, Vos
★ Dygert, Reusser, Georgi, Persico
 Chabbey, van Empel, de Jong, Swinkels, Schweinberg 

A nossa aposta: Lotte Kopecky
Joker: Fem van Empel

TV: Eurosport 1 (15:45, Lisboa)




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.