Header Ads

Gent-Wevelgem (1.WWT) - Antevisão

  


A edição feminina de Gent-Wevelgem foi criada em 2012. Esta clássica da primavera, disputada nas pitorescas estradas da região flamenga da Bélgica, promete uma emocionante batalha de habilidade, determinação e estratégia. Com um percurso desafiador, a Gent-Wevelgem é uma prova que não testa apenas os limites físicos das atletas, mas também celebra a rica tradição do ciclismo.
Até agora, a única ciclista com mais do que uma vitória no seu palmares é Kristen Wild, que arrecadou o 1º lugar em 2013 e 2019.

História

últimas 10 vencedoras
2014 Lauren Hall (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies
2015 Floortje Mackaij (NED) Team Liv-Plantur
2016 Chantal van den Broek-Blaak (NED( Boels - Dolmans Cycling Team
2017 Lotta Henttala (FIN) Cervélo-Bigla Pro Cycling
2018 Marta Bastianelli (ITA) Alé Cipollini
2019 Kirsten Wild (NED) WNT-Rotor Pro Cycling
2020 Jolien D’hoore (BEL) Boels - Dolmans Cycling Team
2021 Marianne Vos (NED) Team Jumbo-Visma 
2022 Elisa Balsamo (ITA) Trek - Segafredo
2023 Marlen Reusser (SUI) Team SD Worx

Percurso

Ieper › Wevelgem (171.2 Km)




A corrida feminina começa com uma longa volta em redor Flanders Fields. Tal e qual como na corrida dos homens, as ciclistas partem de Ieper e irão percorrer cerca de 170 km pelo meio de vastos campos abertos da Bélgica.
Os primeiros 100 km do percurso são praticamente planos, mas perigosos caso haja vento, pois pode animar a corrida. Depois disso a verdadeira animação tomará conta da corrida, o terreno irá torna-se muito sinuoso com várias subidas seguidas. 
O pelotão irá fazer duas voltas num circuito onde ultrapassarão por duas vezes o Kemmelberg, a subida mais famosa do dia. 
Depois da segunda passagem pelo Kemmelberg, a corrida entra na sua fase final, em direção a Wevelgem. Os últimos 40 km são praticamente planos.

Helligen: 
1. De Moeren - a 122 km
2. Scherpenberg - a 64,4 km
3. Baneberg - a 59,6 km
4. Monteberg - a 53,6 km
5. Kemmelberg (Belvedere) - a 51,8 km
6. Scherpenberg - a 44,3 km
7. Baneberg - a 39,6 km
8. Kemmelberg (Ossuaire) - a 34,3 km


Startlist 


Condições meteorológicas

Nublado mas sem chuva.
Temperatura entre 8 e 11ºC.
Ventor forte de norte e noroeste, potencial enorme para bordures.

Favoritos

Team SD Worx-Protime
A SD Worx alinha à partida com nomes como Lotte Kopecky e a Lorena Wiebes. Kopecky já demonstrou a sua boa forma várias vezes, é certo que vem de perder o sprint no Trofeo Alfredo Binda para Balsamo, mas a restante temporada tem sido exemplar. 
De Lorena Wiebes também não se pode dizer o contrário. Tem várias vitórias este ano e, se conseguir passar bem as dificuldades, é uma forte candidata à vitória. 
No alinhamento está também a vencedora da edição do ano passado, Marlen Reusser. É certo que um solo como o de 2023 é difícil de repetir, mas não podíamos deixar de destacar.

CANYON//SRAM Racing
Parece que finalmente Chloé Dygert está de volta à competição. Ela acabou de participar na Brugge-De Panne onde terminou num honroso 6° lugar. É a primeira vez que a americana vai participar na Gent-Wevelgem, por isso não temos qualquer termo de comparação, mas é uma ciclista que sempre deverá ser considerada na lista de favoritas.

FDJ-SUEZ
Depois de um início de temporada bastante interessante na Austrália, a verdade é que ainda não voltamos a ver essa Grace Brown. Por outro lado, o melhor resultado dela na Gent-Wevelgem foi um 21° em 2020.

Fenix-Deceuninck
Puck Pieterse continua a sua temporada de estrada depois do ciclocross e leva dois pódios seguidos, foi 3ª classificada na Ronde van Drenthe e no Trofeo Alfredo Binda. Acreditamos que ela irá tentar seleccionar a corrida, atacando na parte mais dura. Veremos se não vem aí mais um pódio para a jovem ciclista.

Human Powered Health
Audrey Cordon-Ragot não tem tido grandes desempenhos. O melhor resultado dela é o 13°lugar na Nokere Koerse. As suas participações na Gent-Wevelgem também não foram muito felizes, tendo como melhor resultado um 35° em 2017.

Lidl-Trek
A Lild-Trek apresenta-se com uma bela equipa. Começamos por Elisa Balsamo que chega de vencer o Troféu Alfredo Binda e a Brugge-De Panne. Na prova italiana mostrou passar bem as subidas e conseguir ser forte no sprint, está motivada e sabe o que é vencer em Wevelgem, com certeza quer repetir.
Elisa Longo Borghini e Shirin van Anrooij são ciclistas sempre a ter em conta e cartas que a equipa pode jogar para pressionar a SD Worx.

Movistar Team
Emma Norsgaard deverá ser a lider da Movistar. O seu melhor resultado na Gent-Wevelgem é um 5º lugar em 2022, depois do 9º lugar em 2021. Este ano tem sido regular na clássicas, com o 5º lugar na Omloop van het Hageland como melhor classificação. 

Team dsm-firmenich PostNL
Charlotte Kool e Pfeiffer Georgi alinham à partida. Para Kool o percurso poderá ser demasiado duro, é sempre complicado antever como ela passará as subidas. Na nossa opinião, Pfeiffer Georgi tem mais hipóteses de conseguir um bom resultado. Ela já terminou em 11º e 15º nas últimas 2 edições da Gent-Wevelgem.

Team Visma | Lease a Bike
Finalmente Fem van Empel começa a sua temporada de estrada, depois da monstruosa temporada de ciclocross. É uma incógnita, até porque o perfil da Gent-Wevelgem não é bem ao seu estilo, mas obviamente é um nome a ter em consideração e será interessante ver o que consegue fazer. 

UAE Team ADQ
Chiara Consonni não tem sido muito feliz nesta corrida ao longo dos anos, o seu melhor resultado não passou do 69°lugar em 2023. Mas a UAE leva também Silvia Persico que em 2022 fez top 10. Persico tem vindo a melhorar, depois de fazer 8° quer no Trofeo Alfredo Binda, quer no Trofeo Oro in Euro. 
Outro nome que não se pode descartar é Karlijn Swinkels que em 2023 fez 4° lugar na Gent-Wevelgem. Ela tem tido resultados bastante interessantes como o 6° lugar no Trofeo Alfredo Binda ou o 2° lugar no Trofeo Oro in Euro.

Lotto Dstny 
O melhor resultado de Thalita de Jong, na Gent-Wevelgem, foi um 14° lugar em 2014. É verdade que já se passaram 10 anos, mas este início de temporada tem sido bastante interessante. Com um 5° lugar na Omloop Het Nieuwsblad, 8° em Le Samyn des Camões e 8° no Tour de Normandie. Nunca se sabe o que poderá fazer se chegar num grupo mais restrito, por exemplo. 
 
★ Kopecky, Wiebes
 Balsamo, Dygert
 Kool, de Jong, Pieterse
 van Empel, Norsgaard, Reusser
★ Georgi, Longo Borghinivan Anrooij, Swinkels, Consonni, Persico

A nossa aposta: Lorena Wiebes
Joker: Karlijn Swinkels

Seguir em directo:  @GentWevelgem#GWE#GentWevelgem
TV: Eurosport 2 (15:45, Lisboa)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.