Header Ads

Strade Bianche Donne (1.WWT) - Antevisão

  
A Toscana, com suas colinas ondulantes, vinhedos pitorescos e vilarejos históricos, é o cenário perfeito para uma das corridas de ciclismo mais desafiadoras e visualmente deslumbrantes do mundo. A Strade Bianche é uma celebração da paixão pelo ciclismo e da beleza natural da região italiana.

Nesta antevisão vamos explorar o percurso que testa a resistência das ciclistas até ao emocionante momento de cruzar a linha de chegada na Piazza del Campo, em Siena. Prepare-se para uma viagem pelas estradas empoeiradas e descubra por que a Strade Bianche é muito mais do que uma simples corrida – é uma experiência única e inesquecível.

História

últimas vencedoras
2015 Megan Guarnier (USA) Boels - Dolmans Cycling Team
2016 Lizzie Armitstead (UK) Boels - Dolmans Cycling Team
2017 Elisa Longo Borghini (Ita) Wiggle High5
2018 Anna van der Breggen (Ned) Boels - Dolmans Cycling Team
2019 Annemiek van Vleuten (Ned) Mitchelton - Scott
2020 Annemiek van Vleuten (Ned) Mitchelton - Scott
2021 Chantal van den Broek-Blaak (Ned) Team SD Worx
2022 Lotte Kopecky (Bel) Team SD Worx
2023 Demi Vollering (Ned) Team SD Worx 

Percurso

Siena (Fortezza Medicea) > Siena (Piazza del Campo), 137 Km




A Strade Bianche feminina, que conquistou o coração dos fãs desde a sua estreia em 2015, está de volta com um novo desafio. Este ano, a corrida realiza-se no dia 2 de março, partilhando o palco com a sua contraparte masculina.

O cenário pitoresco da Toscana, com as suas estradas de sterrato, é o que dá à Strade Bianche o seu charme único. Em 2024, a organização decidiu adicionar um pouco mais de tempero à corrida, aumentando o número de setores de sterrato e adicionando um circuito extra ao percurso.

As ciclistas vão percorrer 137 Km, um aumento de apenas 1 Km em relação ao ano anterior. No entanto, o verdadeiro desafio reside nos 12 setores de sterrato que elas terão que enfrentar, cobrindo um total de 40 Km. Este é um aumento significativo em relação aos oito setores do ano passado.

O percurso é conhecido pela sua natureza sinuosa e ondulante. Não há subidas prolongadas, mas existem trechos íngremes que podem ser decisivos, especialmente nas partes não pavimentadas. Com menos estradas entre os setores de sterrato e um circuito final, a Strade Bianche 2024 promete ser uma corrida emocionante e imprevisível.

A corrida começa e termina na cidade histórica de Siena, percorrendo a bela paisagem da Toscana. A distância total da corrida é de 137 km, um aumento em relação ao percurso do ano anterior.

O percurso é especialmente conhecido pelos seus caminhos de terra branca, ou ‘sterrato’, que são um desafio único para os ciclistas. Este ano, os organizadores adicionaram um circuito extra e mais setores de sterrato ao percurso. Em comparação com o percurso de 2023, que tinha oito setores de sterrato, o percurso de 2024 terá 12 setores, totalizando 40 km.

Estes setores de sterrato são o que torna a Strade Bianche tão única e desafiadora. Eles são irregulares, muitas vezes com inclinações íngremes, e podem ser particularmente difíceis se o tempo estiver chuvoso, tornando o terreno escorregadio. O setor mais longo é o número, San Martino in Grana.



Os últimos dois setores costumam ser decisivos: Colle Pinzuto e La Tolfe.


O final da corrida é talvez a parte mais emocionante. As ciclistas entram na cidade de Siena e enfrentam a subida íngreme da famosa Via Santa Caterina antes de chegar a uma das praças mais icônicas da Europa, Piazza del Campo.


Sectores de sterrato:
Setor 1 - Vidritta - extensão. 2,1 km
Setor 2 - Bagnaia - extensão. 5,8 km
Setor 3 - Radi - extensão. 4,4 km
Setor 4 - La Piana - extensão. 5,5 km
Setor 5 - San Martino in Grania - extensão. 9,5 km
Setor 6 - Monteaperti - extensão. 0,8 km
Setor 7 - Colle Pinzuto - extensão. 2,4 km
Setor 8 - Le Tolfe - extensão. 1,1 km
Setor 9 - Strada del Castagno - extensão. 1,3 km
Setor 10 - Montechiaro - extensão. 2,8 km
Setor 11 - Colle Pinzuto - extensão. 2,4 km
Setor 12 - Le Tolfe - extensão. 1,1 km

Startlist

Aqui
 

Condições atmosféricas
 
Temperatura vai variar entre os 9ºC (manhã) e 12ºC (tarde) e existe alguma probabilidade de chover, principalmente de manhã. Os dias que antecedem a prova também se esperam chuvosos.
O vento vai soprar moderado.

Favoritos

SD Worx-Protime
A equipa SD Worx-Protime é uma das mais fortes no ciclismo feminino, com vários nomes de destaque. No que diz respeito à Strade Bianche de 2024, as favoritas da equipa SD Worx-Protime são Lotte Kopecky e Demi Vollering. Ambas têm a capacidade de se destacar nas estradas brancas da Toscana.
Temos de começar pela campeã em título, Demi Vollering. É, obviamente, uma das favoritas para a corrida deste ano. Vem de um 6º lugar na Omloop, que pode não ser estupendo, mas foi a sua primeira corrida do ano.
Lotte Kopecky teve um excelente desempenho na Strade Bianche de 2023. É uma ciclista versátil que tem mostrado um desempenho impressionante. Ela começou a temporada da melhor forma possível, com a vitória da classificação geral do UAE Tour, à qual juntou a vitória na etapa rainha. Além disso, Kopecky esteve na discussão pela vitória da Omloop, tendo sido batida apenas por Marianne Vos.

Canyon//SRAM
Se alguém pode bater a dupla da SD Worx, esse alguém é Katarzyma Niewiadoma. A ciclista polaca fez pódio por 4 vezes em Siena e é bastante regular, tendo terminado sempre dentro do top 10. Foi 7ª na Omloop e, com certeza, chega a Itália motivada e com vontade de fazer melhor.

Visma - Lease a Bike
A vencedora da Omloop het Nieuwsblad, Marianne Vos, demonstrar estar em grande forma e totalmente recuperada. Nas suas últimas 4 participações na Strade Bianche, Vos terminou sempre dentro do top 10 (6º ou 7º lugar). E apesar daquele final em Siena ser um pouco duro (talvez demasiado para Vos conseguir ganhar), a verdade é que nunca a devemos descartar ou duvidar das suas capacidades e inteligência. É sem dúvida uma das favoritas.  

Lidl-Trek
Elisa Longo Borghini demonstrou boa forma na Omloop. É uma ciclista bastante experiente e já venceu na Strade Bianche. Aliás, em 7 participações, o seu pior resultado foi um 8º lugar.  Ao seu lado estará Shirin van Anrooij. Ainda está bem fresco na memória de todos os trabalho que fizeram na Omloop e onde foram protagonistas, apesar de não terem ganho. Foram elas que endureceram a corrida e selecionaram o grupo. Sem dúvida que poderão ter um grande impacto na corrida na Strade Bianche.

Team dsm firmenich-PostNL
A DSM conta com Pfeiffer Georgi. A britânica já esteve no top 10 da Strade Bianche e quererá fazer um bom resultado. Ela vem de um 3º lugar no domingo, na Omloop van het Hageland e será a aposta da equipa para sábado.
Ainda têm Juliette Labous, no entanto, a francesa não é propriamente amante deste tipo de terreno.

Fenix ​​​​Deceuninck
Puck Pieterse estará no seu terreno de eleição e, tal como dito na Omloop, ela vem de uma temporada muito boa no ciclocross. No ano passado participou pela primeira vez na Strade Bianche (a sua primeira prova na estrada) e surpreendeu com um 5º lugar. De que será capaz Puck Pieterse este ano? Ficaremos atentos. 
A equipa conta também com Christina Schweinberger, que nestes últimos dias tem feito uns resultados bastante interessantes. 

Liv-AlUla-Jayco
Mavi Garcia é um nome a ter em conta. A veterana ciclista espanhola já fez pódio na Strade Bianche, em 2020 e com certeza deverá querer voltar a repetir a graça. 

UAE Team ADQ
Na UAE Team ADQ Silvia Persico é uma ciclista a ter sempre em conta, embora o melhor resultado que tem na Strade Bianche é o 10º lugar em 2022. O que não deixa de ser estranho, visto que Persico é praticante de ciclocross, mas a verdade é que nunca se deu muito bem nas estradas brancas da Toscana. Alena Amialiusik foi 7ª em 2015 e juntamente com Persico deverão ser as apostas da equipa.

AG Insurance-Soudal Team
Ashleigh Moolman-Pasio começou bem a temporada de 2024 em Maiorca, terminando em 2º lugar no Trofeo Palma Femina. Já tem várias participações na Strade Bianche, com alguns top 10 e até um pódio em 2022. É um nome a ter em conta.

Outras: Grace Brown, Evita Muzic, Alison Jackson, Floortje Mackaij

★★★★★ Kopecky, Vollering
★★★★ Longo Borghini, Niewiadoma
★★★ Pieterse, Shirin van Anrooij
★★ Moolman Pasio, Vos
★ Garcia, Georgi, Chabbey

A nossa aposta: Lotte Kopecky
Joker: Puck Pieterse

Seguir em direto: @StradeBianche, #StradeBianche
Eurosport 2 (a partir das 10:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.