Header Ads

La Vuelta a España 2023 - Antevisão da 17ª etapa

Chegou o dia de subir o pesadelo asturiano, o Angliru, a subida mais temida de Espanha.

Ribasella  > Altu de L'Angliru 124,4Km



Os primeiros 60 Km são em ligeira subida, uma espécie de aquecimento para a dureza dos 60 Km finais. Após uma descida, aparece a primeira subida do dia, Alto de la Colladiella com 7,8 Km a 7,1%, os 4 Km finais são sempre acima dos 8%.



Depois de uma descida de 16 Km, temos o clássico Alto del Cordal, uma subida irregular com 5,4 Km a 9,2%, os últimos 1,5 Km são tremendamente complicados. A descida do Cordal é muito perigosa e técnica, os ciclista conhecem-na bem.


Angliru

O Angliru é uma subida tão dura que leva os ciclistas ao seu limite físico e psicológico. São 12,6 Km de extensão a 10,1% de pendente média, uma autêntica barbaridade.
A famosa Cueñas les Cabres tem o gradiente mais inclinado com 23,5%, já numa fase adiantada da subida, com o cansaço acumulado da etapa e dos dias anteriores.
A subida tem uma primeira parte mais 'suave' até aos 5/6 quilómetros, onde tem uma zona de descanso, que prepara o que vem a seguir, que é o inferno em forma de rampas, do 6º até ao 12º quilómetro, a média nunca baixa dos 10%, com destaque para o 10º quilómetro, onde a média são uns absurdos 17,5%.
Os últimos 300/400 metros são em descida.




Condições meteorológicas

Céu nublado no Angliru, possibilidade de chuva no final.
Temperaturas entre 13 e 24 °C.
O vento vai soprar fraco.

Favoritos


Fuga?

30%
A suposta 'guerra fria' interna na Jumbo-Visma poderá criar alguma tensão e dúvidas na equipa neerlandesa, esse facto pode ajudar a fuga, mas a nossa aposta continua a ser que este dia é dos homens da geral.
As outras equipas são incapazes de controlar uma etapa destas, a UAE é um caos e a Movistar é mais frágil que uma peça de cristal.

Sepp Kuss
Ontem mostrou fragilidades, mas etapas 'unipuerto' não são a sua praia. Kuss é um fundista, precisa de dureza acumulada para estar forte.
Hoje a etapa é mais ao seu estilo, Vingegaard está a menos de 30 segundos e caso Kuss fraqueje poderá perder a vermelha. 
É aniversariante.

Jonas Vingegaard
Passam os dias e está cada vez mais forte, é verdade que tem beneficiado da liberdade para atacar. Ontem o plano da equipa era para Roglic, mas o dinamarquês durante a subida pediu autorização para atacar e só o viram na meta.
Se Kuss fraquejar, Vingegaard está na pole-position para liderar esta Vuelta e ganhar no Angliru.

Primoz Roglic
Depois das oportunidades que deram a Vingegaard, é a vez de Roglic ter a sua. É o pior classificado dos três, por isso a lógica faz com que ele seja o primeiro a mexer no Angliru.
Ele conhece esta subida, em 2020 passou um mau bocado na parte final, perdeu uns segundos.

Enric Mas
Anda no grupo principal, mas é incapaz de fugir. Falta-lhe capacidade para ganhar tempo aos principais rivais, isso faz com que a possibilidade de chegar ao pódio seja reduzida. 

Juan Ayuso
Os ataques que fez nesta Vuelta têm sido de pólvora seca e até ao momento não mostrou capacidade para tirar os jumbos do pódio. Ayuso gosta de subidas de dois dígitos, hoje é tudo ou nada.
Ele desce muito bem, um ataque na perigosa descida do Cordal é uma hipótese.

Remco Evenepoel
Cumpriu a promessa, perdeu muito tempo ontem de forma a ter liberdade para estar nas fugas. Caso consiga infiltrar-se na fuga, é um sério candidato a ganhar a etapa.

Wout Poels
Ontem voltou a demonstrar que as subidas de dois digitos são o seu fetiche. Angliru é uma das subidas favoritas de Poels e os resultados comprovam-no. Para ganhar a etapa, precisa entrar na fuga.

Michael Storer
Também esteve entre os melhores ontem, o australiano gosta destas pendentes.

Hugh Carthy
Mais uma opção para a fuga, venceu no Angliru em 2020.

João Almeida
Perante o caos tático da UAE não sabemos a função de Almeida e Soler. Esperemos que tenha liberdade para estar na fuga de hoje, pode ser usado de duas formas, como ponte para um ataque de Ayuso ou para vencer a etapa. Ficar no grupo de favoritos a seguir rodas é que não pode ser.

★★★ Vingegaard, Roglic
★ Ayuso, Mas, KussEvenepoel
★ Vlasov, Almeida, Uijtdebroeks, Almeida, Poels, Storer, Kamna, Carthy

Aposta: Primoz Roglic
O óbvio seria apostar em Vingegaard que parece ser o mais forte no momento, mas vamos arriscar e Roglic vai ser a nossa aposta, porque acreditamos que será o primeiro Jumbo a atacar.

Joker: Remco Evenepoel
Só precisa entrar na fuga, depois é com ele.

Seguir em direto:  #LaVuelta23, #LaVuelta, #LaVuelta2023
TV:  Eurosport 1 (13:30, PT)


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.