Volta à França 2023 - Antevisão da 13ª etapa
Primeiro round nos Alpes, numa jornada curta com final no Grand Colombier.
Châtillon-sur-Chalaronne - Grand Colombier, 137,8 Km
Grand Colombier
Esta subida pode ser dividida em quatro partes:
1. Parte inicial: 6,2 Km a 9%
2. Secção intermédia inferior: 2,3 Km a 3,3% (descanso)
3. Secção intermédia superior: 3,2 Km a 9,8% (parte mais dura)
4. Secção final: 5,7 Km a 5,3% (900 m finais a 9%)
Subida muito irregular com zonas muito empinadas, mas diversas pontos de descanso. Os 900 metros finais podem decidir o vencedor.
Condições meteorológicas
Sol.
Temperatura a rondar os 22ºC.
Vento moderado de sudoeste.
Cenários
Fuga?
20%
Jumbo-Visma não deve querer arriscar levar Pogacar até à meta, podendo ele ganhar a etapa e arrecadar a bonificação, por isso, seria muito estranho que a equipa neerlandesa optasse por não dar margem à fuga.
Por outro lado a UAE poderá optar pelo o oposto, interessa à equipa árabe que a fuga seja controlada e a etapa seja jogada pelos homens da geral de forma a Pogacar recuperar tempo pelo menos através das bonificações.
Em relação às restantes equipas, se a etapa for decidida pelos homens da geral, dificilmente alguém irá bater Pogacar ou Vingegaard, portanto se querem ganhar a jornada têm de colocar homens na fuga.
Favoritos
Tadej Pogacar
Este tipo de etapa é 'território Pogacar', com uma subida dura no final, onde o esloveno poderá explorar a sua explosão. Se a etapa for disputada entre os homens da geral é o grande favorito.
Jonas Vingegaard
Para bater Pogacar terá de o descarregar, porque no sprint tem poucas hipóteses. No entanto se há ciclista que é capaz de descarregar o esloveno é o Vingegaard, já o fez neste Tour.
Jai Hindley
Hoje será um dia importante para a luta pelo pódio, Hindley adora estas subidas longas, mas certamente preferia mais dureza durante a etapa. O australiano se estiver ao seu nível estará na luta por ser o melhor dos outros.
Carlos Rodriguez
No ano passado na Vuelta também esteve forte até metade da prova, no final acabou por fraquejar um pouco, as quedas também não o ajudaram. É um ciclista que vai indo nas rodas, raramente toma a iniciativa, ainda é muito jovem e está a descobrir os limites.
Simon Yates
Se os dois aliens se marcarem, o único ciclista que tem tomates para os atacar é Simon Yates, o problema é que basta um suspiro de um deles e será facilmente apanhado e descarregado. Não tem sido bipolar neste Tour, muito regular e claro candidato ao pódio, mas tem de recuperar muito tempo a Hindley.
Tom Pidcock
Teste importante para saber se aguenta numa subida tão longa. No Puy de Dôme esteve muito bem, mas o Grand Colombier é outro tipo de subida.
Pello Bilbao
Vai-se defender, não mais do que isso.
O resto do top-15
Tentar sobreviver.
★★★ Pogacar
★★ Vingegaard
★ Rodriguez, Pidcock, Rodriguez, S. Yates
A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Mikel Landa (vai estar na fuga e subirá o Grand Colombier agarrado em baixo, viva ao Landismo 😂)
Seguir em direto: #Tour, #TDF2023, #TDF
TV:
Eurosport 1 - 12:30 WEST
RTP 2 - 14:30 WEST
Post a Comment