Header Ads

Volta à França 2023 - Antevisão da 12ª etapa

O Tour está a entrar em território alpino, esta jornada ainda é de transição mas já tem alguma dureza e o cheirinho da alta-montanha já se sente no ar.

Roanne - Belleville-en-Beaujolais, 168,8 Km


Os primeiros 70 Km são parecidos com a parte inicial da etapa de terça-feira, com subidas e descidas seguidas. Depois há uma zona com cerca de 30 Km mais planos, onde está situado o sprint intermédio.
Mas a parti dos 100 Km temos a sucessão de 3 subidas categorizadas todas com pouco mais de 5 Km de extensão, as duas primeiras com uma média de 6% de inclinação.

A terceira subida é o Col de la Croix Rosier, é uma ascensão complicada com 5,3 Km a 7,7%, na parte inicial os ciclistas apanham uma rampa acima dos 12%.

Final

O topo do Col de la Croix Rosier está a 28 Km da meta, desde aí até à meta o terreno é maioritariamente a descer.

Condições meteorológicas

Algumas nuvens, mas sem chuva.
Temperatura a rondar os 23ºC.
Vento fraco a moderado de noroeste.


Cenários

Fuga?

85%

A parte inicial é perfeita para que uma fuga forte se consolide e ganhe uma vantagem interessante. O cenário é bastante parecido com o de terça-feira.
Há muitos candidatos, a Jumbo-Visma e a UAE também não devem colocar grandes dificuldades aos fugitivos, embora na terça-feira demorou bastante a fuga consolidar-se.

Favoritos

Wout Van Aert
Na terça-feira estranhamento rebentou o motor na parte inicial, resta saber se foi o calor ou então as pernas começam a fraquejar.

Mathieu van der Poel
Está doente e a última subida é dura para ele. 

Matej Mohoric
O esloveno acabou a primeira semana do Tour a dar sinais positivos, mas na terça-feira falou a fuga e não pôde lutar pela etapa. Hoje a etapa é ainda mais ao seu estilo, o final então é a cara dele.

Julian Alaphilippe
Ele tenta, tenta e continua a tentar, mas está dificil. Esta é mais uma etapa para ele estar na fuga e para tentar salvar este Tour desastroso da equipa do tio Pat.

Valentin Madouas
Este terreno é perfeito para Madouas, resta saber se vai ter de ficar no pelotão ao lado do 8º classificado da geral a dar-lhe apoio na defesa desse lugar. 

Michal Kwiatkowski
Mais uma presença forte nas fugas neste Tour e hoje volta a ser uma oportunidade muito interessante para o polaco.

Tobias Johannessen
Mais um que tem estado em fugas e notoriamente procura uma vitória de etapa. Este norueguês é jovem e cheio de talento, ou não se tratasse de um vencedor do Tour de l'Avenir. 

Ruben Guerreiro
A Movistar tem de colocar gente na fuga, esta talvez não seja a melhor etapa para o Guerreiro, um bocadinho de mais dureza assentava-lhe melhor. Mas não pode ser esquisito e esta pode ser uma boa oportunidade.

Kris Neilands
Na terça-feira na última subida descarregou todos na fuga, mas acabou por ser apanhado na descida e não conseguiu vencer a etapa. Esta é uma nova oportunidade para ele, está em grande forma.

 Skjelmose
  WVA, Madouas, Mohoric, Alaphilippe, Kwiatkowski, Guerreiro, Neilands
★ Pogacar, Vingegaard, Jorgenson, Chaves, Ciccone, Gall, MvdP

A nossa aposta: Mattias Skjelmose
Joker: Kris Neilands

Seguir em direto: #Tour, #TDF2023, #TDF
TV: 
Eurosport 1 - 11:45 WEST
RTP 2  - 14:30 WEST


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.