Header Ads

Giro d'Italia 2023 - Antevisão da 10ª etapa

Dia de descanso ultrapassado, etapa com uma primeira parte exigente mas uma segunda bastante simpática. Fuga ou sprint massivo.

Scandiano - Viareggio, 196 Km



Partida desde Scandiano, o pelotão segue para o sul onde cruzam os Apeninos e aí encontrarão as maiores dificuldades, marcadas pelas subidas curtas e empinadas, a primeira é o Baiso (2,8 Km a 8,4%). Mas a subida que se destaca é o Passo delle Radici (2ª cat., 7,1 Km a 4,4%), que começa no sprint intermediário de Villa Minozzo aos 48,1 Km. Esta é uma subida muito irregular que apresenta algumas rampas acima dos 6%. 

Imagem: https://pjammcycling.com/climb/6167.Passo-della-Radici;mode=Profile

O topo está a 107 Km da meta, a descida é longa (33 Km !) e mal acaba, aparece de imediato o muro de Monteperpoli (4ª cat., 2,4 Km a 9%). 
Os último 70 Km são pacíficos sem grandes dificuldades.

Condições meteorológicas

Chuva.
16ºC. 
Vento moderado de nordeste (20-25 Km/h), significa vento a favor na maioria do percurso.

Possíveis cenários

As três horas iniciais são complicadas, as condições atmosféricas serão desafiantes com vento a favor na maioria do percurso.

A Ineos tem a maglia rosa, mas não nos parece que seja uma etapa que eles se vão preocupar muito em controlar, o mesmo se pode dizer da Jumbo-Visma e da UAE. As equipas que querem um sprint massivo são: Trek, Alpecin, Movistar, Bahrain e pouco mais, mas muitas destas equipas perderão os seus sprinters na primeira metade da etapa.

Fuga: 55% de chances
Vai ser uma luta interessante entre a fuga e as equipas dos sprinters. A parte inicial é realmente desafiante e a meteorologia vai ser decisiva.

Favoritos

Mads Pedersen
Candidato para ganhar sprint massivo e também para se meter na fuga. Luta pela Ciclamino.

Jonathan Milan
A primeira metade da etapa é dura, ele tem dias que consegue subir muito bem, mas depois tem outros que se afunda por completo. Se aguentar e a decisão for um sprint massivo entre o pelotão, ele é um forte candidato a bisar.
Tem a ciclamino para defender.

Fernando Gavíria e Mark Cavendish
Dificilmente passarão a primeira parte da etapa com o pelotão. Temos dúvidas que nos últimos 70 Km consigam recolar.

Kaden Groves
Caso a decisão seja em sprint massivo é um dos grandes candidatos a vencer. 

Magnus Cort
Tem feito um Giro bastante dececionante até agora. É um candidato firme a estar nas fugas desta segunda semana e com o sprint que possui, vencer uma etapa será o mais natural, mas para isso tem de começar a dar da perna.

Michael Matthews
Tem duas opções, ou põe a equipa a endurecer os primeiros 80 Km de forma a eliminar os sprinters mais rápidos ou então tenta estar na fuga.

Soudal_QuickStep
Sem Evenepoel em prova, os lobos irão para vitórias por etapas e a presença nas fugas deverá ser uma constante. Davide Ballerini é um nome interessante para esta etapa.

 Pedersen
  Groves, Milan, MatthewsCort
★ Gaviria, Cavendish, Ballerini, Albanese, Ackermann, Rota, Oldani, Clarke, De Marchi, Bettiol, Skujins

A nossa aposta: Mads Pedersen
Joker: Davide Ballerini

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro106
TV: Eurosport 1 (10:45, GMT+1)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.