Header Ads

Omloop Het Nieuwsblad (1.UWT) - Antevisão


Esta é a prova que abre uma das partes da temporada de ciclismo mais excitante, as clássicas da primavera.
Será 78ª edição da prova começará na 'capital espiritual' do ciclismo Flamengo, Gent. Até 2008 a prova era conhecida por Omloop Het Volk, porque foi criada em resposta à Volta à Flandres, um dos cinco monumentos, prova instituída pelo 'rival' Het Nieuwsblad. Em 2008 o Het Volk desapareceu e a prova passou a ser organizada pelo Het Nieuwsblad, que naturalmente mudou o nome da mesma.
A prova como sempre apresenta-nos as tão tradicionais subidas curtas (Hellingen) e as secções de pavé. Para uma parte dos amantes da modalidade a verdadeira temporada começa neste dia. 

História

últimos vencedores
2012 Sep Vanmarcke (BEL) Garmin–Barracuda
2013 Luca Paolini (ITA) Team Katusha
2014 Ian Stannard (GBR) Team Sky
2015 Ian Stannard (GBR) Team Sky
2016 Greg Van Avermaet (BEL) BMC
2017 Greg Van Avermaet (BEL) BMC
2018 Michael Valgren (DEN) Astana
2019 Zdenek Stybar (CZE) Deceuninck - Quick Step
2020 Jasper Stuyven (BEL) Trek-Segafredo
2021 Davide Ballerini (ITA) Deceuninck - Quick Step
2022 Wout Van Aert (BEL) Jumbo-Visma

Percurso

Gent - Ninove, 207,3 Km


Ao todo são 8 secções de pavé e 13 Hellingens. O primeiro Hellingen está colocado a 168 Km da meta, é o Leberg. Mas só a cerca de 54 Km para a meta a corrida começa a endurecer a sério, com o Wolvenberg a ser a primeira subida de uma série de 9 seguidas: MolenbergBlessestraat, Leberg, Berendies, Elverenberg, Eleverenberg, Kapelmuur e Bosberg.

O Kapelmuur está a 16 quilómetros da meta, sendo o penúltimo Hellingen. A 12 quilómetros da meta, está colocada a última subida, o Bosberg. No entanto é expectável que a corrida esteja já completamente partida antes do Muur, foi desenhada para isso mesmo, desde o Wolvenberg que a seleção será feita em cada Hellingen e secção de pavé. Se as condições meteorológicas forem adversas e tudo aponta para isso, então teremos uma prova muito movimentada.

Hellingen (Km p/ meta; extensão; % média):
1. Leberg (168 km) [950 m; 4.2%]
2. Kattenberg (99 km) [600 m; 6%]
3. Leberg (89 km) [950 m; 4.2%]
4. Hostellerie (72 km) [1300 m; 4.5%]
5. Valkenberg (64 km) [540 m; 8.1%]
6. Wolvenberg (54 km) [645 m; 7%]
7. Molenberg (41 km) [500 m; 6.6%]
8. Blessestraat (39 km) [820 m; 3.8%]
9. Leberg (35 km) [950 m; 4.2%]
10. Berendries (30 km) [940 m; 7%]
11. Elverenberg-Vossenhol (27 km) [1,268 m; 3.6%]
12. Muur-Kapelmuur (15.7 km) [475 m; 9.3%]
13. Bosberg (11.8 km) [980 m; 5.8%]

Startlist

Aqui

Condições atmosféricas

Temperaturas baixas, a rondar os 6ºC, probabilidade baixa de chuva. O vento vai soprar de noroeste, com uma intensidade variável (10 a 20 Km/h), pode ser um fator importante no desenrolar da prova, como é tradição.



Favoritos

Jumbo-Visma
Apresentam um elenco de luxo, mesmo sem a presença da sua mega-estrela, Van Aert. 
Dylan Van Baarle, Christophe Laporte e Tiesj Benoot começam a temporada nesta prova e qualquer um deles é um forte candidato, destaque para o francês, que em 2022 foi um dos melhores ciclistas da temporada e sem WVA, tem liberdade para fazer a sua corrida. Os homens da Jumbo normalmente não têm problemas de entrarem nas temporadas a full gas, por isso a falta de competição não deve ser problema.

Ineos
É a grande rival da Jumbo-Visma, Thomas Pidcock mostrou no malhão a sua excelente forma, com a ausência das bestas pardas (WVA e MVDP) tem de aproveitar para acumular vitórias, o seu baixo peso é um contra, mas a sua técnica refinada joga a seu favor.
Ben Turner também mostrou boa forma em Espanha, foi o melhor dos humanos em Jaen e entra nas clássicas com ambições. Magnus Sheffield é a terceira carta dos britânicos, um dos mais talentosos do pelotão.

Lotto DSTNY
A grande questão é saber se Arnaud De Lie vai ser capaz de dominar no World Tour como domina nas provas de nível inferior, começou o ano a voar. É muito jovem e o futuro é brilhante.
Victor Campenaerts é outra boa aposta, já sabemos que irá fazer 300 ataques. A sua condição é uma incógnita.

UAE
Tim Wellens venceu uma etapa na Andaluzia e destruiu o pelotão quase todos os dias em prol de Pogacar, está em forma e é um outsider para hoje.
Matteo Trentin é um dos mais experientes do pelotão neste terreno, preparou as clássicas com cuidado e por isso merece uma referência.

Alpecin-Deceuninck
Jasper Philipsen conseguirá passar os Hellingen com os da frente, é a grande dúvida, começa a temporada aqui. A equipa belga tem Soren Kragh Andersen, um ciclista que anda muito bem neste terreno.

Soudal Quick-Step
É estranho ver a equipa que dominava as clássicas começar a temporada como outsiders. Continuam a ter um elenco de grande qualidade, mas deixaram de ser favoritos. Yves Lampaert, Casper Pedersen e Florian Senechal são os principais nomes, Kasper Asgreen não estará presente por doença.
De qualquer forma não se deve subestimar os lobos.

Bahrain-Victorious
Matej Mohoric tem evoluido todos os anos neste terreno e é natural que este ano continue a sua ascensão. É um ciclista capaz de ataques de longe que partem a corrida, os adversários terão de ter muita atenção, o problema é o seu sprint.
Fred Wright foi uma das surpresas de 2022 e este ano toda a gente espera muito dele, ao contrário de Mohoric, tem um sprint de respeito.

Trek-Segafredo
Jasper Stuyven abre a temporada aqui e é naturalmente um dos candidatos, ou não fosse um dos classicomanos mais regulares dos últimos anos. É versátil, ciclista ofensivo mas que tem uma finalização decente.
Edward Theuns é o plano B, caso o final seja em sprint massivo (coisa rara nesta prova).

Ag2r-Citroen
Greg Van Avermaet no auge era o principal candidato, hoje em dia é um outsider, ainda tem bom nível, mas o mais provável é terminar entre o top-10 anonimamente.
Oliver Naesen tem perdido gás nos últimos anos, chegou a ser dos melhores neste terreno, hoje em dia não se espera muito dele e sinceramente não temos muitas expectativas para ele.

Groupama-FDJ
Stefan Kung mostrou no Algarve que está em grande forma. Certamente veremos ele nos grupos da frente, é uma locomotora. Para ganhar precisa chegar isolado.
A equipa gira ao redor dele.

TotalEnergies
No papel têm um excelente elenco, com Anthony Turgis, Dries Van Gestel e Peter Sagan. OS dois primeiros brilharam e muito em 2022.
Peter Sagan começa a sua última temporada e seria bonito se fizesse algumas gracinhas para encerrar a carreira como merece.


Outros: Kristoff, Politt, Meeus, Jorgenson, Cortina, Vanmarcke

★★★ Pidcock, Laporte
★★ Turner, Kung, Mohoric, Van Baarle
★ De Lie, Wellens, Trentin, Lampaert, Senechal, Pedersen, GVA, Wright, Sheffield, Stuyven, Phlipsen, SKA, Campenaerts

A nossa aposta: Tom Pidcock
Joker: Tim Wellens

Seguir em direto:   
Eurosport 2 (a partir das 13:00, Lisboa)

 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.