Header Ads

Campeonato do mundo 2022 - Contrarrelógios feminino e masculino

Os mundiais começam hoje de madrugada na Austrália. O contrarrelógio individual de elites abrem uma das semanas mais importantes da época.

Wollongong  > Wollongong 34,2 Km

Horários: 
Fem - 00:35-03:30
Masc - 04:40-08:00


O percurso é o mesmo para homens de mulheres, 34,2 Km, mais uma vez uma deceção a distância para uns mundiais, é indigno que um campeão do mundo da disciplina seja coroado com uma prova que não passa os 35 Km, mas é o que temos.

Quanto ao percurso em si, são duas voltas ao circuito, que não é plano mas também não se pode dizer que tenha muita dureza, o Mount Ousley é a maior dificuldade com os seus 700 metros a 7,5%. Em conclusão, os especialistas puros vão ficar contentes com o percurso.

Condições meteorológicas

Sol.
Temperatura a rondar os 20ºC.
Vento moderado de oeste (20 a 25 Km/h), constante durante o dia.

Favoritos

Mulheres

Marlen Reusser
Campeã europeia onde bateu van Dijk e entra nestes mundiais no mesmo nível da neerlandesa. A suíça é um pouco menos fiável nesta distância, mas está na melhor forma e tem uma oportunidade única de conquistar algo com que sempre sonhou.

Ellen van Dijk
Apesar de batida por Reusser nos europeus, aqui é onde ela se focou. Atual campeã do mundo e uma das melhores na especialidade, é dificil apostar contra ela neste tipo de percurso, longo e relativamente plano.

Annemiek van Vleuten
Atual campeã olímpica, se o percurso fosse mais duro, era a grande favorito mas sendo plano desce para duas estrelas. 

Grace Brown
Uma das outsiders, corre em casa e conhece o percurso muito bem. Possível candidato ao pódio, mas em principio deverá abaixo das três de cima.

Juliette Labous
A francesa tem evoluído notavelmente na especialidade, relembrar que no ano passado foi 6ª. Com Cordon-Ragot fora, a esperança da França passa por ela.

Americanas
As norte-americanas normalmente são uma força na especialidade e Leah Thomas e Kristen Faulkner são fortes candidatas ao top-5. Tirando os Países Baixos que estão numa galáxia diferente, os Estados são o conjunto mais forte na especialidade.

★★★ van Dijk, Reusser
 van Vleuten
★  Brown, Thomas, Labous

Joker: Mieke Kroger

Homens

Pippo Ganna
Não tem sido um ano fácil para Ganna, não tem sido incontestável na especialidade e no Tour ficou a sensação que o italiano estava um patamar abaixo dos rivais.
Mas estamos nos mundiais e ele é o bicampeão do mundo, até prova em contrário (ou seja, ser batido) continua a ser o máximo favorito. O percurso é à sua medida, nem muito longo nem tem muitas subidas.

Remco Evenepoel
Chega mais motivado do que nunca e sem Wout Van Aert em prova, a Bélgica tem nele o principal cabeça de cartaz para hoje.
Na Vuelta no contrarrelógio, destruiu toda a concorrência, esta é a grande especialidade dele e o percurso não é perfeito para ele, certamente preferia mais dureza, mas também não é mau para ele.

Stefan Kung
Certamente estará nos primeiros lugares como quase sempre, claro candidato ao pódio. O percurso é bom para as suas características.

Stefan Bissegger
Mais uma besta suíça, este mais jovem e que prefere cronos mais curtos, nesse aspeto é provavelmente o melhor. Estamos curiosos para ver se melhorou nos cronos mais longos (>25 Km).
Candidato ao top-5.

Yves Lampaert
Capaz de produzir grandes contrarrelógios, venceu o primeiro crono do Tour deste ano. Mas também é capaz de ficar longe dos melhores, não é muito regular.

Ethan Hayter
O percurso é bastante interessante para Hayter. A distância não é demasiado longa e não tem grandes subidas.
Vai ser o nosso joker, é um ciclista em ascensão e é muito bom contrarrelogista.

Remi Cavagna
Falhou o título francês de forma clamorosa, mas na Vuelta mostrou estar bem mais forte do que em junho. Dificilmente ganhará e pódio será muito complicado, mas um top-5 seria um grande resultado para o TGV de Clermont-Ferrand.

Tadej Pogacar
Surpreendente vê-lo em prova, o percurso não é perfeito para ele. Mas nunca devemos menosprezar um dos aliens do ciclismo.

João Almeida
Os contrarrelógios em 2022 não são encorajadores. Top-10 seria um bom resultado.

★★★ Ganna
 Evenepoel
★ Kung, Bissegger, Lampaert

Joker: Ethan Hayter

Seguir em direto:  #Wollongong2022
TV:  Eurosport 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.