Header Ads

Giro d'Italia 2022 - Antevisão da 17ª etapa

Mais um dia de montanha, etapa duríssima com um final bastante parecido com o dia de ontem. Este é um dos dias decisivos desta edição.

Ponte di Legno - Lavarone, 168 Km


No papel não é tão difícil quanto a anterior. Partida de uma das localidades mais conhecidas do ciclismo italiano, Ponte di Legno, os ciclistas começarão logo a subir o não categorizado (mais uma piada da RCS) Passo del Tonale (8,7 Km a 6,4%). Descida muito longa, são praticamente 70 Km a descer até ao inico da primeira subida categorizada, Giovo (5,9 Km a 6,8%), uma subida curta e menos ingreme do que o Passo de Tonale, mas categorizado, vá-se lá saber qual foi o critério que a organização utilizou.
Seguem-se 35 Km de sobe e desce que termina com o sprint intermédio  Pergine Valsugana.

Passo del Vertiolo
A partir daqui, o pelotão enfrentará de duas subidas encadeadas antes do final. A primeira é o Passo del Vetriolo (11,8 Km a 7,7%), muito regular, sempre em torno dos 8%,. A sua descida tem as mesmas características e é bastante técnica, poderá ser aproveitada para ataques. 
Menador
Depois da descida há cerca de 5 Km planos antes do sprint intermédio em Caldonazzo, onde comela a última ascensão do dia, Monte Rovere (7,9 Km a 9,9%) mais conhecido como Menador, estreia-se no Giro. Subida muito difícil, não é longa mas muito íngreme. Perto do topo, há 2 Km com mais de 11% de média, um trecho muito complicado e que irá massacrar as pernas dos ciclistas.
O topo está a 8 Km da meta em Lavarone, o terreno é ondulado.

Condições meteorológicas

Possibilidades de chuva na parte final.
18ºC, um pouco menos no topo das montanhas.
Vento fraco.

Favoritos


A fuga
O sucesso da fuga depende da vontade das equipas que lutam pela geral, principalmente de quatro equipas: Bahrain, Astana, Bora-Hansgrohe e Ineos. A UAE não entra nesta lista porque claramente é a mais débil para a montanha.

A luta pela classificação da montanha volta a ser um motivo de interesse.

Vamos destacar cinco nomes para ganhar através da fuga:

Bauke Mollema
Com alguma surpresa, a Trek ontem apostou em Ciccone para a fuga. Hoje esperamos que a aposta seja no neerlandês, que está desesperado por ganhar uma etapa no Giro. Está mais fresco que o italiano e portanto tem gasolina no tanque para gastar.

Hugh Carthy
Tentou na 15ª e 16ª etapas e hoje deverá tentar pela terceira etapa consecutiva. É a maior esperança da EF para salvar um Giro que está a ser catastrófico para a equipa americana.

Santiago Buitrago
Mais um que tem tentado, o problema é que a equipa neste momento está focada em Landa. Se não estiver na fuga é um dos que pode rebentar com o pelotão de favoritos como fez em Santa Cristina.

Joe Dombrowski
A Astana precisa de colocar gente nas fugas, ontem Nibali atacou na descida do Mortirolo mas não tinha ninguém para o ajudar. O americano pode ser essa solução e também ser uma boa opção para ganhar a etapa, caso a equipa lhe dê alguma liberdade.

Simon Yates
Se estiver num dia bom, é o maior favorito a ganhar através da fuga ou mesmo no grupo do maglia rosa. Mas já sabemos como ele é, uma montanha russa de performance.

Geral

Ineos
A equipa deu uma resposta muito positiva, já não é o rolo compressor de outros tempos mas ontem conseguiu dar um apoio decente. No entanto, tanto a Bora-Hansgrohe como a Bahrain são ameaças.
Richard Carapaz tem de pôr mais tempo em Almeida e também não deve arriscar ir para o crono com Hindley colado, não faltam surpresas nas grandes voltas.

UAE
Para a montanha a equipa é débil, não é surpresa. Davide Formolo tem andado em fugas, o que o desgasta ainda mais.
João Almeida terá pouco apoio, mas também não tem sido por isso que tem perdido tempo. Hoje deveremos ver novamente o ioiô em ação.

Bahrain
Demonstrou muita força ontem e hoje têm de voltar à carga. Pello Bilbao pode ser a chave do sucesso da equipa e Wout Poels está a fazer o que melhor sabe, ressuscitar na 3ª semana e rebentar o pelotão dos favoritos.
Mikel landa depois de fraquejar em Turim, ontem esteve forte.

Bora-Hansgrohe
Queimaram Kelderman e Kamna para nada ontem. A equipa alemã tem de decidir o que quer.
Querem ganhar o Giro com Hindley? Se sim, então têm de utilizar os gregários de forma inteligente e não mandá-los para a fuga para depois ficarem para trás sem qualquer utilidade.
Jai Hindley está muito forte.

Os velhotes italianos
Quebraram em Santa Cristina, mas estão sólidos no top-10.

★★★ Carapaz, Hindley
★★ Landa, Almeida, Bilbao
★ Nibali, Pozzovivo, Buchmann, Yates, Mollema*, Carthy*, Buitrago*, Dombrowski*

*fuga

A nossa aposta: Jai Hindley
Joker: Bauke Mollema

Seguir em direto: #Giro2022, #Giro, #Giro105
TV: Eurosport 2 (11:20, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.