Header Ads

Giro d'Italia 2022 - Antevisão da 15ª etapa

Depois de um dia louco temos a primeira incursão pelos Alpes, a chegada não é das mais duras mas as pernas ainda devem estar a latejar depois de ontem.

Rivarolo Canavese - Cogne, 177 Km

Chegam os Alpes, partida em Rivarolo Canavese seguem para norte até ao belo Vale d'Aosta. Os primeiros 57 Km são principalmente planos ao longo do vale, mas a coisa muda de figura desde Montjovet, com 30 Km de sobe e desce, perfeito para que a fuga se estabilize. A coisa piora depois do sprint intermédio em Polleína. 

Pila-Les Fleurs + Verrogne

A 86 Km do final começa a primeira subida categorizada do dia, a Pila-Les Fleurs (12,3 km a 6,9%) é uma subida irregular, os últimos 2,5 Km são suaves. O topo fica a 72 Km e a descida é bastante complicada. Em Aosta começam a subir o Verrogne (13,8 Km a 7,1%), é uma ascensão complicada com uma parte inicial irregular e depois muito constante. O topo está a 40 Km da meta, a descida é também muito técnica e não é descabido ver ataques aqui.


Final
A subida final não é demasiado dura, mas é longa, Cogne (22,4 Km a 4,3%) começa com dureza, os primeiros 9 Km são irregulares. Os últimos 10 Km são quase um falso plano.


Condições meteorológicas

Possibilidades de chuva na parte final.
25ºC nos vales, 15ºC no topo das montanhas.
Vento fraco.

Favoritos

A fuga
Mais um dia que a fuga pode chegar e mais uma vez a quantidade de candidatos para ganhar é imensa. Resta saber se hoje a Bora-Hansgrohe volta à carga e permite que a fuga tenha sucesso ou hoje vai dar um dia de folga aos rivais.

Principais candidatos da fuga das diversas equipas:

AG2R-Citroen: Peters, Calmejane
Alpecin-Fenix: Oldani
Astana: de la Cruz, Conti, Dombrowski, Nibali
Bahrain: Poels, Buitrago
Cofidis: Rochas, Villella
Drone Hopper-Androni Giocattoli: Sepulveda, Cepeda, Tesfazion
EF: Caicedo, Camargo, Carr, Carthy
Eolo-Kometa: Fortunato, Rosa
Intermarche-Wanty: Rota
Israel PremierTech: De Marchi
Jumbo-Visma: Bouwman, Foss, Oomen
Lotto-Soudal: Vanhoucke, De Gendt
Movistar: Barta, Pedrero
QuickStep: Knox, Vansevenant, Schmid
DSM: Hamilton, Arensmann
Trek-Segafredo: Mosca, Cataldo, Mollema, Ciccone
UAE: Formolo, Covi
BikeExchange: Yates, Hamilton

Vamos destacar quatro nomes:

Rapazes da Trek
Giulio Ciccone ontem bem tentou ir para a fuga, mas não conseguiu, hoje tem nova oportunidade. Bauke Mollema é outro que quer ganhar uma etapa e hoje é uma nova oportunidade, a etapa assenta-lhe bem.

Davide Formolo
O dilema é: fica com Almeida ou tenta a sua sorte em nova fuga? A UAE terá de fazer essa escolha, se derem liberdade para Formolo, ele é um dos favoritos para ganhar esta etapa.

Lennard Kamna
Depois da demonstração de força da Bora-Hansgrohe, ficamos na dúvida se este é um dia para eles voltarem a massacrar os adversários ou se é um dia para Kamna tentar aquilo que melhor sabe fazer, ganhar etapas através da fuga.

Geral

Ineos
A Bora-Hansgrohe acelerou e Carapaz ficou sozinho, sinais preocupantes de debilidade da equipa. Porte está a arrastar-se e Sivakov não consegue aguentar muito no grupo.
Resta à equipa britânica confiar no seu líder.

UAE
Tal como a Ineos, os sinais foram péssimos, Almeida ficou isolado.
João Almeida tem um grande desafio para hoje, não perder tempo nas descidas, que são muito técnicas. A subida final não é demasiado dura para que hajam muitas diferenças, mas tem de conseguir passar as descidas com os melhores.

Bahrain
Mikel Landa foi dos mais fortes no Blockhaus, mas ontem esteve uns furos abaixo, a sorte dele é que hoje começa o seu terreno, subidas longas. Pello Bilbao foi um fiel gregário e evitou que Landa perdesse mais tempo, também não está muito longe na geral.

Bora-Hansgrohe
Deram uma demonstração de força e Jai Hindley começa a preocupar os rivais. Emanuel Buchmann também não está muito longe e Wilco Kelderman foi um gregário perfeito.
Esta é a equipa que neste momento todos temem.

Os velhotes italianos
O tubarão está de volta e a pulga de Policoro também está entre os melhores. Estes dois estão a ser as grandes surpresas deste Giro.


★★★ Ciccone, Mollema, Kamna, Formolo
★★ Nibali, Bilbao, Carapaz, Hindley, Bouwman
★ Almeida, Nibali, Landa, Pozzovivo, Buchmann, Yates, L. Hamilton, Arensmann, Foss

A nossa aposta: Bauke Mollema
Trek sem rosa=vitória na fuga

Joker: Vincenzo Nibali
Descidas técnicas=Nibali ou Bilbao

Seguir em direto: #Giro2022, #Giro, #Giro105
TV: Eurosport 2 (12:00, PT)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.