Header Ads

Volta à Catalunha (2.WT) - Antevisão

A primavera começou e as atenções estão nas clássicas, mas provas por etapas é coisa que não falta durante esta época do ano. Depois do Paris-Nice e Tirreno-Adriático, é a vez da Volta à Catalunha, a prova por etapas mais antiga do país vizinho e a quarta no mundo.
Será a 101ª edição, a primeira disputou-se em 1911. Os espanhóis dominam a lista de vencedores com 61 vitórias na Geral, a França com 11 e a Itália com 9 surgem a seguir. 

História

últimos 10 vencedores
2011  Michele Scarponi (ITA) Lampre–ISD
2012 Michael Albasini (SUI) GreenEDGE
2013 Dan Martin (IRL) Garmin–Sharp
2014 Joaquim Rodríguez (ESP) Team Katusha
2015 Richie Porte (AUS) Team Sky
2016 Nairo Quintana (COL) Movistar
2017 Alejandro Valverde (SPA) Movistar Team
2018 Alejandro Valverde (SPA) Movistar Team
2019 Miguel Angel Lopez (COL) Astana
2021 Richie Porte (AUS) Ineos

Percurso


 21/03 Etapa 1 | Sant Feliu de Guíxols - Sant Feliu de Guíxols (171.2 Km)
 22/03 Etapa 2 | L'Escala - Perpignan (202.4 Km)
 23/03 Etapa 3 | Perpignan - La Molina (161.1 Km)
 24/03 Etapa 4 | La Seu d'Urgell - Boí Taüll (166.7 Km)
 25/03 Etapa 5 | La Pobla de Segur - Vilanova i la Geltrú (206.3 Km)
 26/03 Etapa 6 | Salou - Cambrils (167.6 Km)
 27/03 Etapa 7 | Barcelona - Barcelona (138.6 Km)

Serão sete etapas com terreno variado que agrada a todo o tipo de ciclistas, apenas os contrarrelogistas não têm oportunidade. A alta montanha aparece no terceiro e quarto dia e deverá fazer diferenças importantes, mas que podem não ser decisivas.
A prova encerra com o já tradicional circuito de Montjuic em Barcelona.

 21/03 Etapa 1 | Sant Feliu de Guíxols - Sant Feliu de Guíxols (171.2 Km)

A prova abre com uma etapa para puncheurs ou para uma fuga. Ciclistas como Matthews ou Colbrelli são ideais para este tipo de perfil.
A etapa é um constante sobe e desce e a final é em ligeira subida, com o último Km a estar um pouco acima dos 4%.

 22/03 Etapa 2 | L'Escala - Perpignan (202.4 Km)

Apesar de muito sobe e desce, a parte final é mais suave em relação ao dia anterior. Por essa razão pensamos que ciclistas como Molano, Hofstetter e Bauhaus têm aqui uma oportunidade de ouro.

 23/03 Etapa 3 | Perpignan - La Molina (161.1 Km)

Primeira etapa de montanha com chegada em La Molina. A etapa é dura, com três contagens de montanha, todas de primeira categoria: Mont-Louis, Collada de Toses e la Molina.
Mas onde a diferença será feita é em La Molina, não acreditamos que hajam ataques em Mont-Louis e Toses. La Molina é uma ascensão muito irregular, são 10,7 Km a 4,3%, os primeiros 4 Km são os mais duros, os últimos 700 m são desafiadores também.


 24/03 Etapa 4 | La Seu d'Urgell - Boí Taüll (166.7 Km)

Segunda dia da alta montanha, desta vez o final Boi Taull, mais uma vez no menu estão três contagens de montanha de primeira categoria, mas a subida final é que irá separar o trigo do joio.
Boi Taull tem uma extensão de 14,2 Km a 5,5%, os primeiros 5 Km de subida são os mais duros e se alguém quiser fazer diferenças grandes tem de mexer a corrida aí.


 25/03 Etapa 5 | La Pobla de Segur - Vilanova i la Geltrú (206.3 Km)

Etapa mais longa da prova com final na cidade costeira Vilanova i la Geltrú. Não há muito para se falar desta etapa, deve ser um dia para os velocistas.

 26/03 Etapa 6 | Salou - Cambrils (167.6 Km)

A chamada 'etapa ratoeira', a sequência inicial de primeira e segunda categorias pode apanhar alguns desprevenidos. O topo da última subida está colocada a 27 Km da meta.
Dia para fuga?

 27/03 Etapa 7 | Barcelona - Barcelona (138.6 Km)

Tradicional etapa final com o circuito de Montjuic a ser a estrela, um percurso que é seletivo, perfeito para os ciclistas atacantes. Se as diferenças forem curtas entre os homens da geral, poderemos assistir a ataques entre eles.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Não há sprinters de topo na lista. Bauhaus, Hofstetter e Molano provavelmente poderão aproveitar para ganhar etapas, Matthews e Colbrelli têm aqui oportunidades também já que algumas etapas convidam a uma pequena seleção.

★★★ Bauhaus, Molano,  Hofstetter
★★ Matthews, Colbrelli
★ Dekker, Impey

Geral

Ineos
Carapaz começou o ano com vários problemas, o Giro não está longe começa a ser hora de mostrar alguma coisa. Carlos Rodriguez e Richie Porte são as duas cartas mais fiáveis dos britânicos, os dois estão a andar muito bem.
No ano passado limparam o pódio, este ano será mais complicado.

Simon Yates
Esteve impressionante no Paris-Nice e espera dar continuidade na Catalunha. Se mostrar as pernas que mostrou em França é o favorito número 1.

Nairo Quintana
Fevereiro já lá vai e Quintana apesar do bom nível que demonstra, os rivais são outros. Lutar pelo pódio é uma possibilidade, ganhar será mais difícil.
Não haver contrarrelógio beneficia-o.

Michael Woods
Esteve forte no Gran Camiño, aqui deve continuar nessa mesma linha, com várias etapas boas para ele. Claro candidato à vitória.

Alejandro Valverde
Está como o aço e lidera uma Movistar com um alinhamento forte. As subidas longas não são demasiado duras e isso torna-o num candidato à vitória.

João Almeida
Algo irregular no Paris-Nice, mas acabou no top-10. É um dos voltistas mais fiáveis da atualidade.

Jack Haig
Tem-se vinda a afirmar como um voltista e lidera uma das equipas da moda. Lutar pelo pódio vai ser complicado, mas andar pelo top-5 é possível.

Tobias Halland Johannessen
Uma palavra para este jovem norueguês que começou o ano muito forte. É o nosso Joker.

Outros: Jai Hindley, Sergio Higuita, G. Martin, Ciccone, Chaves, Uran, Poels

★★★ Valverde, S.Yates
★★ Woods, Quintana
★ Almeida, Haig, Rodriguez, Porte

A nossa aposta: Simon Yates
Joker: Tobias Halland Johannessen

TV: Eurosport


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.