Header Ads

Tirreno-Adriatico (2.WT) - Antevisão


O Tirreno-Adriático é uma das provas por etapas mais importantes do calendário, também conhecida como Corsa dei Due Mari (em Português, 'a corrida dos dois mares'), porque como indica o nome da corrida, corre-se entre dois mares (Tirreno e Adriático), ligando as duas costas.
Esta será a 57ª edição, a primeira realizou-se em 1966 e foi ganha por Dino Zandegu. A lista de vencedores é um autêntico rol de nomes gigantes da modalidade. Roger De Vlaeminck detém o recor de vitórias, com 6, mas a lista contém, Francesco Moser (2), Joop Zoetemelk (1), Tony Rominger (2), Fabian Cancellara (1), Vincenzo Nibali (2), Cadel Evans (1), Alberto Contador (1) e Nairo Quintana (2).
É das poucas provas 'históricas' que não foram vencidas por Eddy Merckx.

História



Percurso



 07/03 Etapa 1 : Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (13.9 Km)
 08/03 Etapa 2 : Camaiore - Sovicille (219 Km)
 09/03 Etapa 3 : Murlo - Terni (170 Km)
 10/03 Etapa 4 : Cascata delle Marmore - Bellante (202 Km)
 11/03 Etapa 5 : Sefro - Fermo (155 Km)
 12/03 Etapa 6 : Apecchio - Carpegna (215 Km)
 13/03 Etapa 7 : San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (159 Km)

A grande alteração do percurso em relação às últimas edições é o contrarrelógio começar a prova em vez de a terminar.
De resto, o percurso é bastante variado com terreno para todo o tipo de ciclistas.

Perfis

 07/03 Etapa 1 : Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (13.9 Km)


Contrarrelógio de quase 14 Km, completamente plano ao longo da costa, perfeito para os especialistas.

 08/03 Etapa 2 : Camaiore - Sovicille (219 Km)´


Etapa mais longa da prova que não é totalmente plana, ondulada na segunda parte e que pode surpreender alguns sprinters. No entanto, tudo indica que será disputada ao sprint em Sovicille.

 09/03 Etapa 3 : Murlo - Terni (170 Km)


Etapa que não é plana, mas mais uma vez deverá terminar num sprint. As dificuldades não são demasiado duras e estão colocadas nos primeiros 80 Km. A maioria dos sprinters deverá sobreviver.

 10/03 Etapa 4 : Cascata delle Marmore - Bellante (202 Km)


Etapa típica do Tirreno-Adriático com constante sobe e desce, muito seletiva e que moi as pernas. A parte final é em circuito em Bellante, três passagens e termina em subida. 
A ascensão final de 4,7 Km tem rampas duras (máx. 11%) e este é o primeiro dia que podemos ver diferenças importantes entre os homens da geral.


 11/03 Etapa 5 : Sefro - Fermo (155 Km)


Mais um dia de puro Tirreno-Adriático, etapa com uns 60 Km finais de constante sobe e desce, uma orografia que convida o ataque. A sequência Capodarco, Fermo-Madonna D'Ete e chegada a Fermo fará vitimas. A subida final tem uma rampa de 21%.



 12/03 Etapa 6 : Apecchio - Carpegna (215 Km)


Etapa rainha da prova, com 213 Km e duas passagens pelo quintal de treino de Marco Pantani, o Monte Carpegna. A chegada é na vila de Carpegna, o topo da última ascensão está a 12 Km da meta.
O Monte Carpegna tem 6 Km de extensão a 9,9% de pendente média, é uma parede italiana de respeito.



 13/03 Etapa 7 : San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (159 Km)


Etapa sem grande história, tudo indica que teremos um sprint em pelotão massivo para terminar a edição deste ano.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Muito bom leque de sprinters, destacamos quatro.

Caleb Ewan
É um dos melhores da atualidade e começou relativamente bem o ano. Tem um bom comboio para o apoiar e espera-se pelo menos uma vitória de etapa.

Mark Cavendish
Também já venceu este ano, mas tem tido dificuldades na colocação nos sprints. Não terá Morkov, vai ter de confiar em Ballerini para o lançamento.

Elia Viviani
Regressou à estrutura da Ineos e começou o ano com boas sensações, porém continua num patamar abaixo dos melhores, será que consegue chegar lá? 
Não tem um bom comboio.

Tim Merlier
Está longe do que fez no ano passado, algo se passa com ele para mostrar um nível tão inferior. É um dos que tem melhor comboio, não tem desculpas.

★★★ Ewan
★★ Cavendish, Viviani, Merlier
★ Démare, Sagan, Ackermann, Kristoff, Nizzolo

Geral

Tadej Pogacar
Não é preciso escrever muito, é o grande favorito. Anda bem em qualquer terreno.

Jonas Vingegaard
Venceu com autoridade a Drome Classic e está numa equipa forte. Também tem poucos pontos fracos, é excelente no contrarrelógio, sobe e desce bem e é explosivo.
Sepp Kuss pode ser um plano B das abelhas, também mostrou boas pernas em França na semana passada.

Pello Bilbao
A Bahrain tem Damiano Caruso, Mikel Landa e Pello Bilbao como cabelas de cartaz. Acreditamos que Bilbao dará sequência ao excelente inicio de temporada, é um candidato ao top-5. O contrarrelógio irá penalizá-lo.

Julian Alaphilippe
Pode fazer um bom lugar na geral, mas é sobretudo as vitórias de etapa que ele procura aqui. Carpegna deverá ser demasiado duro para ele.

Miguel Angel Lopez
Lidera a Astana e tem obrigação de fazer um bom resultado. Irá começar com desvantagem, no crono perderá tempo para Pogacar, Vingegaard e Evenepoel, mas a etapa de Carpegna assenta-lhe bem.

Enric Mas
Começou a temporada bem, ao contrário do normal. Lidera a Movistar e tal como Lopez na Astana, tem obrigação de mostrar serviço aqui. Perderá tempo no crono.

Richard Carapaz
É um ciclista que começa sempre mal as temporadas e este ano não foi exceção, não sabemos o que esperar dele aqui. A Ineos conta com Pippo Ganna que pode ganhar o crono, com Tao Hart e Richie Porte que podem ser plano B e C para a geral.

Remco Evenepoel
Pelo o que andou no crono do Algarve, é um dos favoritos a ganhar a 1ª etapa. O problema do Belga pode ser Carpegna, um dos pontos fracos dele têm sido as subidas muito inclinadas com mais de 4 Km de extensão.
Vai ser interessante vê-lo contra concorrência de topo como Pogacar e Vingegaard.

★★★ Pogacar
★★ Vingegaard, Evenepoel
★ Bilbao, Lopez, Mas, Carapaz, Kuss

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Sepp Kuss



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.