Header Ads

Jogos Olímpicos 2020 - Antevisão contrarrelógio individual


O contrarrelógio individual regressou ao programa olímpico em 1996, onde Miguel Indurain obteve a sua última vitória como profissional. Desde então Viatcheslav Ekimov e Fabian Cancellara bisaram, pelo meio Bradley Wiggins também sacou um ouro.
Na parte feminina, as vencedores foram: Zulfia Zabirova, Leontien Van Moorsel por duas vezes e Kristin Armstrong nas últimas três olimpíadas. 
Teremos dois campeões olímpicos novos em Tóquio.

História


Percursos

Fuji Speedway

Masc.- 44,2 Km (2 voltas)
Fem. - 22,1 Km 


O percurso tem uma extensão de 22,1 Km, os homens irão percorrê-lo por duas vezes, enquanto que as mulheres apenas uma vez.
Os primeiros 3 Km do circuito são em descida, é nesse momento que os ciclistas saem do autódromo e entram na estrada da prefeitura. Seguem-se 5,4 Km a 4%, a parte final da subida tem uma rampa de 11%, a descida de 5 Km é pouco técnica, depois voltam a subir numa estrada mais sinuosa.
Os últimos 6 Km são de constante sobe e desce, inclusive no autódromo, a exceção são os últimos 1000 metros que são relativamente planos.

Startlist

Clima

Possibilidade de chuva durante os dois contrarrelógios.
29ºC.
Vento forte de sul.

Favoritos

Wout Van Aert
Está em grande forma e o percurso rompe-pernas é perfeito para ele. É o ciclista de estrada mais versátil da atualidade.

Pippo Ganna
Este ano está longe de ser invencível na especialidade, esteve forte no Giro e um desastre nos nacionais italianos. Preferia um contrarrelógio menos duro e mais curto, mas não pode ser desprezado, é o campeão mundial e preparou-se para estes Jogos Olímpicos.

Rohan Dennis
O australiano em 2018 e 2019 esteve virtualmente imparável na especialidade. Em 2020 não esteve tão forte, mas este ano teve algumas atuações fazer lembrar o melhor Dennis.
O percurso ondulado e relativamente longo é bom para ele.

Tom Dumoulin
Tirou uns meses para repensar a carreira e regressou expressamente focado nesta prova. Apesar de vencer os nacionais dos Países Baixos, Dumoulin é uma incógnita para hoje.
O percurso é ao seu gosto.

Stefan Kung
Preferia um percurso mais plano e um pouco mais curto. No Tour quebrou na parte final do último contrarrelógio, o que não é de todo um bom indicador.
Não deixa de ser mais um dos candidatos às medalhas.

Remy Cavagna
Está no grupo daqueles que preferiam um percurso mais plano. Desde o Giro que não faz um contrarrelógio, nos nacionais teve uma série de problemas que o eliminou da luta.

Primoz Roglic
Desiludiu na prova em linha, onde teve alguns problemas físicos. O percurso assenta-lhe bem, se estiver recuperado fisicamente é um candidato ao top-5.

Kasper Asgreen
No final do reconhecimento disse que este era um percurso para ciclistas mais leves tipo Evenepoel e Roglic. Não está muito confiante, no entanto, este dinamarquês é um ciclista fabuloso e capaz de render bem em esforços longos.

João Almeida
O percurso é bom para ele, resta saber se a distância não é um pouco longa demais, já que não nos lembramos de o ver a fazer um contrarrelógio acima dos 40 Km.
É um dos muitos candidatos ao top-5.

Remco Evenepoel
Antes da grave lesão seria o principal candidato para este percurso, no contexto atual temos muitas reservas sobre as suas possibilidades.
Este ano perdeu os nacionais para Lampaert e não parece capaz de lutar por medalhas, a favor tem o facto de ser dos que está há mais tempo em Tóquio.

Brandon McNulty
Esteve muito forte na prova em linha, é um bom contrarrelogista e este percurso é excelente para as suas características. Tem os ingredientes necessários para surpreender, resta saber se consegue.

Masc.

🥇🥇🥇🥇🥇 van Aert
🥇🥇🥇🥇 Dennis, Ganna
🥇🥇🥇 Dumoulin, Roglic
🥇🥇 Asgreen, Kung, McNulty
🥇 Evenepoel, Almeida, Cavagna

Fem.

🥇🥇🥇🥇🥇 Van der Breggen
🥇🥇🥇🥇 Dygert, Van Vleuten
🥇🥇🥇 Reusser, Brennauer
🥇🥇 Neben, Noorsgard
🥇 Longo-Borghini, Brown


Seguir em direto: Eurosport 1 (03:30, Lisboa)



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.