Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 17ª etapa

Segundo e último dia de descanso ultrapassado, a última semana começa com montanha em mais um final numa parede descomunal.

Canazei - Sega di Ala, 193 Km


Partida em Canazei, a primeira parte da etapa é em descida, passando pelos vales Fassa e Fiemme. Este último é especialmente famoso pelo esqui cross-country, tendo sediado campeonatos mundiais em inúmeras ocasiões. 
A primeira escalada do dia é Sveseri, está antes dos 60 Km de prova e é de 3ª categoria. Segue-se uma longa descida em direção a Trento onde está o primeiro sprint intermédio e começa uma seção plana de 50 Km, a meio está colocado o segundo sprint intermédio em Mori.
Os 55 Km finais são muito duros com duas subidas de 1ª categoria, o Passo San Valentino é a primeira a ser passada, são quase 15 Km a 7,8%, os primeiros 9,5 são especialmente duros. 
A descida de San Valentino é longa e complicada e quando termina seguem-se 9 Km planos até ao inicio da última subida do dia e que coincide com a meta. A Sega di Ala é uma ascensão muito dura, muito irregular com 11,2 Km a 9,8%, os últimos 1500 metros são suaves.

Condições meteorológicas

Nublado, mas não deve chover.
Temperaturas a rondar os 10 a 15ºC.
Vento muito instável.

Favoritos

Fuga
Pelas palavras de Bernal e dos responsáveis da Ineos, esta semana será abordada de uma forma mais defensiva. Depois da Astana e EF terem tentado endurecer em duas etapas de montanha e terem falhado de forma garrafal, acreditamos que não repetirão a estratégia e por isso a fuga tem grandes hipóteses de ter sucesso neste dia.
Opções não faltam, aqui ficam as principais:

Astana: Izagirre
Ag2R-Citroen: Bouchard
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr
Bahrain: Bilbao
Lotto: Vanhoucke
Cofidis: Lafay
Trek: Mollema, Brambilla, Nibali
Groupama-FDJ: Molard
Jumbo-Visma: Bouwman, Bennett
Movistar: Rubio, Pedrero, Cataldo, Oliveira
BikeExchange: Nieve, Hamilton
UAE: Ulissi
Israel: D. Martin
DQT: Knox
Eolo-Kometa: Fortunato
Intermarchè-Wanty: Hirt

Pensamos que existirão duas equipas que irão mover-se de certeza, são elas: Trek-Segafredo, Movistar e Jumbo-Visma.
Nibali e Mollema estão à procura de ganhar etapas e o mesmo acontece com George Bennett. A Movistar também quer ganhar etapas e pode lançar diversos ciclistas para a fuga, Pedrero talvez seja a melhor opção.
Outro ciclista que procura uma etapa é Dan Martin. O irlandês tem alguma liberdade e o principal objetivo é ganhar uma etapa, a subida final é boa para ele, já a descida de San Valentino prejudica-o, é um dos que tem problemas com as descidas.
João Almeida entrou no top-10, diz que o objetivo principal é ganhar a etapa, mas tem rédea curta e por isso as suas hipóteses reduzem-se.
Atenção a Simon Carr fez um trabalho fantástico no Passo Giau. Está em grande forma e a EF poderá mandá-lo para a fuga, de forma a procurar a etapa ou mesmo para que Carthy possa fazer a ponte na última ascensão.

Geral
A Ineos deixará que a fuga chegue, por isso não acreditamos que a etapa seja ganha pelos homens da geral.
A subida final poderá ser palco de uma luta para começar a definir-se o pódio. Carthy, Bardet, Vlasov, Ciccone, Yates e Caruso vão-se medir e de certeza que veremos movimentações entre eles, 
Dada a inconsistência de todos eles, é muito complicado adivinhar qual será o mais forte.

⭐⭐⭐ Martin 
⭐⭐  Pedrero, Mollema Bennett
⭐ Carr, Hirt, Fabbro, Izagirre, Nibali


A nossa aposta: Dan Martin
Joker: Simon Carr

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (10:55, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.