Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 16ª etapa

Chegaram os Dolomitas e com estilo. Esta é a etapa rainha da prova, no menu está nada mais nada menos do que o Passo Fedaia, Pordoi e Giau.

Nota: Devido às condições climatéricas, a etapa poderá ser alterada.


Sacile - Cortina D'Ampezzo, 212 Km


5700 metros de subida acumulada em 212 Km, eis a etapa rainha deste Giro e vai provocar vitimas.
A etapa começa em Sacile e pouco depois começa a primeira subida do dia, La Crosetta. A descida é bastante desafiadora. A partir de Belluno os ciclistas começam a entrar nos Dolomitas. 

A estrada começa a subir gradualmente em direção ao Passo Fedaia, pelo meio há dois sprints intermediários em Agordo e Sottoguida. Este último marca o início da segunda escalada do dia, o Passo Fedaia. A primeira parte da subida é razoavelmente administrável, mas a segunda parte é muito difícil, com gradientes constantemente acima de 10%. 


De Fedaia, os ciclistas descem até Canazei e começam logo a subir o Passo Pordoi, um grande clássico do Giro, sendo o Cima Coppi desta edição. Apesar disso, o Pordoi é provavelmente a subida mais fácil do dia, tanto em comprimento quanto em declive. 

Segue-se uma longa descida em direção a Arabba, depois são cerca de 20 Km acidentados até ao inicio da última subida do dia, o Passo Giau, com 10 Km a 10%. O topo está colocado a 17 Km da meta em Cortina D'Ampezzo, a descida é traiçoeira e pode ser decisiva como quase todos neste dia. 

Curiosidade: Cortina d'Ampezzo é uma das cidades que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 e possivelmente a estação de esqui mais elegante de toda a Itália, apelidada de pérola das Dolomitas .

Condições meteorológicas

Dia de chuva e possibilidade neve na montanha.
Temperaturas a rondar os 0ºC no topo das montanhas e 10ºC nos vales.
Vento muito instável.

Favoritos

Fuga
Vitória de etapa que pode ser decidida pela fuga novamente e há muitos candidatos, entre eles:

J. Tratnik
Está obcecado por uma etapa, quase conseguiu no Zoncolan e não será surpreendente se voltar à carga hoje. 

P. Bilbao
Giro muito fraco por parte do basco até ao momento, se estiver na fuga é um dos favoritos ate porquedesce muito bem.

G. Bouchard 
Etapa de montanha, então Bouchard estará na fuga.

G. Bennett 
Outro que tem tentado muito uma etapa, mas não tem pernas. Hoje é mais um dia que o devemos ver na fuga.

D. Formolo
Tem liberdade pelo atraso na geral e a UAE neste terreno não tem grandes alternativas.

B. Mollema  
Mais um obcecado por uma vitória de etapa, mas as pernas não correspondem. Esteve ontem em fuga, veremos se o cansaço não será um problema.

D. Martin
Depois do sterrato perdeu qualquer hipótese para o pódio, deve ter liberdade para entrar na fuga.

F. Großschartner / M. Fabbro
Com o abandono de Buchmann a Bora-Hansgrohe agora só ambiciona vitórias de etapas e estes são as suas melhores opções para este terreno.

G. Izagirre 
Vlasov quebrou forte no Zoncolan depois de um grande trabalho de Gorka, a Astana tem 2 opções para hoje, colocar gente na fuga ou confiar cegamente em Vlasov. Esperemos que decidam colcar gente na fuga.

S. Reichenbach
Opção mais lógica da Groupama-FDJ para a fuga.

J.Almeida
A DQT deve olhar para vitórias de etapas agora.  A Geral já não é preocupação, é preferível ganhar etapas a queimar toda a equipa para ter alguém no 8º ou 9 lugar. Almeida está longe na geral e pode ser uma boa opção para hoje, no entanto a altitude joga contra ele.

A.Pedrero
Bom trepador e a Movistar precisa de ter elementos na fuga, porque mais uma vez o grande objetivo é a classificação coletiva.

L. Fortunato
Venceu no Zoncolan e surpreendentemente numa declaração depois da etapa afirmou que também tentaria no dia de hoje. 

Geral

Ineos
Têm tudo controlado, Bernal é o mais forte e o seu nível na montanha tem sido intocável neste Giro. A altitude na teoria joga a seu favor e tem Daniel Martinez como escudeiro de luxo.

Simon Yates
Extraordinário no Zoncolan, regressou ao bom nível e o Giro agradece. Segundo ele, sofreu nos primeiros dias por causa de um problema, não quis revelar.
Deve estar em subida e na verdade parece ser o único adversário de Bernal.

Aleksander Vlasov
Desilusão total no Zoncolan, a equipa toda a trabalhar para depois quebrar muito. Por exemplo apenas ganhou 18 segundos a um sofrido Evenepoel.

Giulio Ciccone
Quebrou muito em Montalcino mas voltou à vida no Zoncolan. A sua irregularidade é o calcanhar de aquiles. Nibali não será grande ajuda, isto se não abandonar entretanto.

Hugh Carthy
Para quem adora pendentes elevado, Carthy desiludiu no Zoncolan mas as suas chances de pódio estão intactas. Perdeu o principal gregário, Ruben Guerreiro.

Damiano Caruso
A Bahrain neste Giro está impressionante e isso é frustrante, porque com Landa este Giro podia ser diferente. Caruso está muito forte.

⭐⭐⭐ Bernal
⭐⭐  Yates
⭐ Vlasov, Ciccone, Caruso, Carthy, *Fuga


A nossa aposta: Egan Bernal
Joker: F. Großschartner (fuga)

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (09:45, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.