Header Ads

Giro d'Italia 2021 - Antevisão da 14ª etapa

Começa um outro Giro, a partir de hoje a alta-montanha ditará a sua lei. Final numa das subidas mais tenebrosas presente nas grandes volta, o Zoncolan.

Cittadella - Monte Zoncolan, 205 Km



Etapa de alta-montanha e com mais de 200 Km de extensão. A largada Cittadella, cidade murada no coração do Veneto
A primeira parte da etapa desenrola na parte norte da planície do Pó, depois de 70 Km, os ciclistas entram na região de Friuli Venezia Giulia e logo depois encontram a primeira escalada categorizada do dia, a curta subida ao Castello di Caneva - as ruínas de um antigo castelo.


Desde o topo até à próxima subida são 60 Km ao longo do sopé dos Alpes, o terreno é suave. A segunda subida do dia é o Forcella di Monte Rest, 2ª categoria e muito irregular com 10,5 Km a 5,9%.
Seguem-se 45 Km, divididos entre a descida e terreno em falso plano, até chegar a Sutrio onde começam a escalar o tenebroso Monte Zoncolan. Esta subida só foi introduzida no Giro em 2003, é tão penosa para os ciclistas que se tornou num clássico instantâneo. 
Este ano será escalada pela vertente de Sutrio, um pouco mais longa mas menos agressiva, os últimos 3 Km são terríveis, 13% de inclinação média.

Condições meteorológicas

Dia de chuva.
10ºC na montanha, 15ºC nos vales.
Vento fraco.

Favoritos

Fuga
Este tem sido o Giro das fugas e não seria surpreendente se esta etapa também acabasse com o sucesso de uma fuga. No entanto, desta vez inclinamo-nos mais para os homens da geral para a vitória, de qualquer forma aqui fica a lista de possíveis fugitivos que podem ganhar:

Astana: Tejada
Ag2R-Citroen: Bouchard, Champoussin,
Bora: Grossscharner, Fabbro
EF: Carr, Caicedo, Guerreiro
Bahrain: Bilbao
Lotto: De Gendt, Vanhoucke
Cofidis: Rochas
Androni: Cepeda
Trek: Mollema, Brambilla
Groupama-FDJ: Reichenback, Molard
Jumbo-Visma: Bouwman, Bennett
Movistar: Rubio, Pedrero
BikeExchange: Nieve, Hamilton
UAE: Conti, Ulissi, Covi
Israel: D. Martin
Intermarché-Wanty: Hermans

Geral

Ineos
Moscon mostrou porque é o ciclista mais idiota do pelotão ao querer perseguir um especialista a descer que estava longe na geral e o resultado não foi bonito para ele. Provavelmente é menos um para a montanha, significa que Bernal tem Martinez como única ajuda quando a coisa apertar mesmo.
Apesar desta aparente debilidade, Bernal tem sido o mais forte e tem de ser considerado o principal favorito.

DQT
Tem sido um desastre toda a gestão deste Giro por parte dos belgas. No Zoncolan, Evenepoel só tem uma solução, andar bem perto dos melhores, se isso não acontecer, provavelmente abandona a prova nos próximos dias, Lefevere já avisou dessa possibilidade.
No final da 13ª etapa Evenepoel referiu que as pernas estavam outra vez bem, o Zoncolan irá ser o teste definitivo. Foram 9 meses fora de competição devido a uma lesão grave, só treina há 3 meses e será perfeitamente normal a quebra, caso aconteça.
Em relação a João Almeida...não há muito a dizer.

Simon Yates
Se quer ganhar o Giro, o Zoncolan é o local para começar a mover-se. Ele gosta deste tipo de subidas, em 2018 foi apenas batido Froome neste local, a diferença foram poucos segundos entre os dois.
Se começar a carburar, consideramos que é o adversário mais perigoso para Bernal, não sobe menos que o colombiano, antes pelo contrário.

Emanuel Buchmann
A primeira semana foi dececionante, mas no sterrato andou muito. Está a subir de forma ou aquele apenas foi um dia bom devido ao terreno? No Zoncolan saberemos a resposta e terá ajuda do novo gregário, João Almeida.

Aleksander Vlasov
Tem sido o mais regular, excluindo Bernal, no entanto falta confirmar na alta-montanha. Recordar que ele nunca fez sequer top-10 numa grande volta, na última Vuelta foi 11º e foi bastante irregular na montanha.

Giulio Ciccone
Quebrou muito no final da etapa do sterrato, foi um péssimo sinal, pode querer dizer que está a fraquejar. No dia seguinte atacou em conjunto com Nibali, mas sem grande sucesso.

Hugh Carthy
Adora este tipo de finais, muito empinados e longos, ou não tivesse ganho no Angliru em 2020. É um claro candidato ao pódio, tem uma boa equipa ao seu redor que pode fazer a diferença nalguns momentos.

Damiano Caruso
A surpresa, mas o Zoncolan em teoria irá colocá-lo no seu sítio...ou não. Estamos no Giro e coisas loucas acontecem.

⭐⭐⭐ Bernal
⭐⭐  Yates, Carthy
⭐ Vlasov, Buchmann, Mollema*, Bilbao*

*fuga

A nossa aposta: Egan Bernal
Joker: Bauke Mollema (fuga)

Seguir em direto: #Giro2021, #Giro, #Giro104
TV: Eurosport 1 (10:30, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.