Header Ads

Tour of the Alps (2.Pro) - Antevisão

 

O Tour of the Alps foi criado em 1962 e até 2016, designava-se por Giro del Trentino, sendo uma das mais importantes provas do calendário italiano. Em 2021 comemora a 45ª edição e tem sido dominada pelos italianos, com Damiano Cunego é o recordista com 3 triunfos.
A prova disputa-se no norte de Itália, nas regiões do Tirol, Südtirol e Trentino e também faz incursões pela Áustria. Isso significa muito montanha e paisagens deslumbrantes no menu de cada etapa.
Esta é a antecâmara do Giro d'Itália e alguns dos candidatos a vencer a maglia rosa estarão presentes.

História

últimos 10 vencedores
2010 Alexandre Vinokourov (KAZ) Astana
2011 Michele Scarponi (ITA) Lampre–ISD
2012 Domenico Pozzovivo (ITA) Colnago–CSF Bardiani
2013 Vincenzo Nibali (ITA) Astana
2014 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team
2015 Richie Porte (AUS) Team Sky
2016 Mikel Landa (ESP) Team Sky
2017 Geraint Thomas (GBR) Team Sky
2018 Thibaut Pinot (FRA) Groupama-FDJ
2019 Pavel Sivakov (RUS) Team Sky

Edição 2019



Percurso


 19/04 Etapa 1 : Brixen - Innsbruck (140.6 Km)
 20/04 Etapa 2 : Innsbruck - Feichten im  Kmaunertal (121.5 Km)
 21/04 Etapa 3 : Imst - Naturns (162 Km)
22/04 Etapa 4 : Naturns - Pieve di Bono (168.6 Km)
 23/04 Etapa 5 : Valle del Chiese/Idroland - Riva del Garda (120.9 Km)

Percurso duro, como é tradição e seria de esperar ou não estivéssemos no coração dos Alpes, ideal para os levezinhos do pelotão. No papel a 1ª etapa é a mais suave de todas, mas mesmo assim está longe de ser plana.
As outras etapas são todas duras, mas a única que termina em alto é a 2ª com chegada a Kmaunertal.

Perfis 

 19/04 Etapa 1 : Brixen - Innsbruck (140.6 Km)


Dia para ciclistas versáteis e ofensivos. Poderá ser também um dia com final em pelotão contacto.

 20/04 Etapa 2 : Innsbruck - Feichten im  Kmaunertal (121.5 Km)


Final em alto, mas é a dureza das 2 subidas anteriores que fará estragos. Dia para os homens da geral e para diferenças robustas entre eles.

 21/04 Etapa 3 : Imst - Naturns (162 Km)

Dia de montanha, mas as principais dificuldades estão todas colocadas longe da meta o que abre uma série de possibilidades, desde final em pelotão semi-compacto até ao sucesso de uma fuga.

22/04 Etapa 4 : Naturns - Pieve di Bono (168.6 Km)


Etapa muito dura, com 3 subidas longas e desgastantes, a última das quais está colocada a 6 Km da meta e são 8 Km a 8%.

 23/04 Etapa 5 : Valle del Chiese/Idroland - Riva del Garda (120.9 Km)


A última só conta com 120 Km, mas no menu estão 5 subidas, a última das quais está a 11 Km da meta em Riva del Garda. O desenrolar desta etapa dependerá de como estará a geral, se ainda estiver aberta, então poderemos ver fogo de artificio.

Startlist


Favoritos

Ineos
Elenco de luxo com Sivakov e Martinez como líderes e o colombiano Ivan Sosa como 3ª espada. Em principio terão vantagem numérica nas etapas de montanha e isso será essencial para o sucesso dos britânicos.

Simon Yates
Um dos ciclistas mais enigmáticos do pelotão, num dia é capaz de descarregar até Jesus Cristo e no dia seguinte simplesmente fica para trás a 40 Km da meta. O percurso desta prova assenta-lhe muito bem, em teoria é o maior favorito, mas a sua falta de consistência não gera muita confiança.

Aleksandr Vlasov
Uma das revelações de 2020, que este ano ainda não confirmou. Não tem andado mal, foi 2º no Paris-Nice, mas ainda não ao nível do ano transato.
Tem aqui terreno para fazer diferença para os rivais.

Hugh Carthy
Realizou uma Itzulia de bom nível, espera-se que aqui esteja ainda melhor. É a aposta da EF para a geral, a equipa ainda conta com Ruben Guerreiro que certamente tentará a sua sorte numa das etapas.

Pello Bilbao
Foi 6º na Itzulia, está em forma, é um ciclista regular e que ao longo dos anos foi-se tornando melhor na alta montanha. É candidato ao pódio.

Thibaut Pinot
As dúvidas em relação a Pinot são as mesmas dos últimos 2 anos, será que fisicamente está apto? É uma completa incógnita, até porque ainda existem dúvidas se ele irá ao Giro.

Dan Martin
Surpreendentemente o irlandês este ano não irá estar na Fleche Wallone para estar aqui. Não há contrarrelógio, logo aí torna as coisas mais auspiciosas para ele e faz dele um ciclista perigoso para a geral.

Nairo Quintana
Começou o ano a recuperar das operações aos joelhos. Não tem andado mal, mas também não tem sido brilhante e tal como Dan Martin beneficia da ausência de contrarrelógio.

Romain Bardet
Tem passado despercebido mas não tem andado mal, foi 8º no Tirreno-Adriático por exemplo. Veremos se a sua atitude aqui será mais ofensiva, a DSM também tem Jai Hindley na equipa.

Matteo Fabbro
Foi 5º no Tirreno-Adriático e chega aqui como líder da Bora-Hansgrohe. Grossschartner está na equipa, mas começou o ano muito mal e não dá muitas garantias, no entanto caso esteja melhor, tem algumas etapas que lhe assentam bem.


⭐⭐⭐⭐⭐ S. Yates
⭐⭐⭐⭐ Sivakov, Martinez
⭐⭐⭐ Vlasov, Bilbao, Carthy
⭐⭐ Pinot, D. Martin, Quintana
⭐ Fabbro, Bardet, Sosa

A nossa aposta: Simon Yates
Joker: Matteo Fabbro


Seguir em directo:
Eurosport 2 (13:00, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.