Header Ads

Amstel Gold Race (1.WT) - Antevisão


Depois do pavé chegam as Ardenas e a primeira das três famosas clássicas que fazem parte das Clássicas das Ardenas é a Amstel Gold Race. Deve o seu nome ao patrocinador, a famosa cervejaria Amstel. É a maior prova que decorre em solo holandês, corre-se desde 1966 no sul da província de Limburg e faz parte de um dos conjuntos de clássicas mais famosos.
O percurso tem variado, em 1966 a partida foi em Breda, de 1967 a 1970 a partida era da cidade de Helmond, 1971 a 1997 iniciava em Heereln e desde 1998 até 2019  foi em Maastricht e este ano devido à pandemia irá começar em Valkenburg.
De 1966 até 1990 a chegada foi em Meerssen (excetuando o ano de 1968, que foi em Elsloo). De 1991 a 2002 a chegada foi em Maastricht, de 2003 até 2012 a meta estava no topo do Cauberg e de 2013 a 2016 encontrava-se 1800 metros mais à frente. O número de subidas curtas e explosivas fazem com que seja uma prova bastante exigente. 
Jan Raas é o recordista com 5 triunfos. 

História 

últimos 10 vencedores
2010 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2011 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2012 Enrico Gasparotto (ITA) Astana
2013 Roman Kreuziger (CZE) Saxo–Tinkoff
2014 Philippe Gilbert (BEL) BMC Racing Team
2015 Michał Kwiatkowski (POL) Etixx–Quick-Step
2016 Enrico Gasparotto (ITA) Wanty-Groupe Gober
2017 Philippe Gilbert (BEL) Quick-Step Floor
2018 Michael Valgren (DEN) Astana Pro Team
2019 Mathieu Van der Poel (NED) Corendon-Circus

Edição 2019


Percurso

Valkenburg › Berg en Terblijt (216 Km)
subida acumulada: 2800 m


O traçado deste ano é especial uma vez que a corrida será em circuito e com uma quilometragem um pouco mais curta (215 Km). Os corredores farão assim 12 vezes um circuito de 16,9 quilômetros, que inclui as subidas: Geulhemerberg, Bemelerberg e o Cauberg. 

Geulhemmerberg - 1,1 km a 5,4% (8% máx.):


Bemelerberg - 900 m a 5% (7,4% máx.):


Cauberg - 1,2 km a 5,8% (11,8% máx.):


Circuito (x12):



A volta final será num circuito diferente de 15,9 quilômetros e não inclui a subida mais exigente do dia, o Cauberg.

Circuito final (x1):

É um percurso menos duro que o habitual e por essa razão, os homens rápidos têm aqui uma oportunidade. No entanto, tudo dependerá do ritmo que será imposto e da forma como equipas como a Jumbo-Visma (por ex.) abordarão a prova.

Startlist


Condições meteorológicas


Não é esperada chuva, a temperatura variará entre os 10 a 13ºC. O vento vai soprar fraco de norte.

Favoritos

Jumbo-Visma
Apresentam um alinhamento extraordinário com: Roglic, Vingegaard e Van Aert. Tem várias cartas para os mais variados cenários.
Roglic está a voar, mas este percurso é pouco seletivo para ele, porém impossíveis não existem para o esloveno. Vingegaard é outra carta que pode ser jogada pela equipa, está em grande forma.
Van Aert deve ser a principal carta, no entanto a forma como terminou a Brabantse Pijl não foi animadora, mas o belga quer terminar a campanha primaveril em grande e é naturalmente um dos candidatos.

DQT
Equipa muito forte, mas isto já não é o empedrado e neste terreno a coisa é mais equilibrada. Em teoria o líder é Alaphilippe, o francês não mostrou boas pernas na Flandres, mas este já é o seu terreno e aqui ambiciona a tudo.
Senechal, Cavagna e Vansevenant são nomes que podem brilhar.

Ineos
Pidcock acaba de ganhar a Brabantse Pijl e é um dos candidatos. Kwiatkowski não está a ter um ano positivo e as Ardenas são uma boa oportunidade para mudar isso, é o seu terreno favorito.
Van Baarle e Carapaz são ciclistas que podem ser úteis.

Groupama-FDJ
David Gaudu acabou a Itzulia a voar, mas aqui o terreno é mais dócil. Valentin Madouas é outra aposta da equipa francesa e o terreno é mais do seu agrado.

UAE
Marc Hirschi na Itzulia esteve um pouco apagado, mas as Ardenas é o seu terreno e não de deve subestimar o suiço. Matteo Trentin teve uma campanha de empedrado bastante frustrante, com muitos azares, mas também mostrou boas pernas, esta prova cai que nem uma luva nas suas características.

Michael Woods
Um dos melhores puncheurs do mundo atualmente, portanto este é o seu terreno. Resta saber como está depois da queda na Itzulia.

Jakob Fuglsang
As Ardenas é o terreno favorito de Fuglsang, num ano que não está a ser fácil para ele. Esta fase da temporada é um dos objetivos primordiais para ele.
A Astana conta com Aranburu e Lutsenko, que podem ser importantes.

Max Schachmann
Um dos ciclistas mais versáteis do pelotão. Venceu o Paris-Nice, mas na Itzulia quebrou muito, no entanto este terreno é menos agressivo do que o País Basco e por essa razão o alemão é um dos favoritos. Kelderman, Konrad e Schelling são outros nomes de peso da equipa alemã.

Michael Matthews
O australiano tal como Trentin, teve boas pernas no empedrado mas os azares foram muitos. Este perfil de prova é bastante parecido às provas canadianos de setembro (GP Montreal e Quebec), onde ele se especializou. 

Dylan Teuns
A Bahrain conta com Colbrelli, Teuns e Mohoric como principais apostas, o terreno para o italiano parece no limiar das suas capacidades. Entre Mohoric e Teuns, cremos que o belga é a aposta mais fiável, no entanto Mohoric é um ciclista capaz do melhor e do pior, num dia bom pode ambicionar a um bom resultado.

Greg Van Avermaet
Campanha da primavera sempre nos primeiros lugares, mas ao mesmo tempo longe das vitórias. Este terreno é bom para ele, mas há tanta gente com ambições que Van Avermaet terá de relembrar os melhores anos dele para batê-los.

Tim Wellens
Começou o ano como sempre, em grande forma. Entretanto foi-se desvanecendo, deverá liderar a Lotto-Soudal e é um ciclista a ter em conta, a dada altura fará um ataque e nisso não lhe podemos criticar, se há ciclista ofensivo, é ele.

Alejandro Valverde
O espanhol está a andar muito, mas perdeu explosividade e contra esta concorrência é um handicap muito grande. 

Tiesj Benoot
A DSM tem Benoot e Kragh Andersen como principais figuras, o belga é claramente o mais fiável e consistente. Terá de descarregar toda a gente para ganhar, a sua ponta final não é propriamente forte.

Warren Barguil
O francês está cada vez mais focada nas clássicas e tem aqui nova oportunidade de mostrar que o futuro dele passa por aqui. Está em boa forma, mas talvez preferisse um pouco mais de dureza.

Bauke Mollema
Começou o ano em grande, mas a Itzulia foi um desastre total. Muitas dúvidas que possa estar na discussão aqui. A Trek-Segafredo tem Stuyven como uma alternativa.

⭐⭐⭐⭐⭐ Alaphilippe, Van Aert
⭐⭐⭐⭐ Hirschi, Roglic
⭐⭐⭐ Fuglsang, Schachmann
⭐⭐ Pidcock, Valverde, Trentin
 ⭐ Teuns, Benoot, Kwiatkowski

A nossa aposta: Julian Alaphilippe
Joker: Max Schachmann

Prova feminina

Valkenburg › Berg en Terblijt (116 Km)


Favoritas

⭐⭐⭐⭐⭐ Van Vleuten
⭐⭐⭐⭐ Van der Breggen, Longho-Borghini
⭐⭐⭐ Niewiadoma, Volering, Brown, Vos
⭐⭐ Balsamo, Uttrup Ludwig
⭐ Spratt, Moolman-Pasio, Van der Broek-Blaak


Seguir em directo: @Amstelgoldrace, #AGR19
 Eurosport 1 (13:00, Lisboa)

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.