Header Ads

Tirreno-Adriatico(2.WT) - Antevisão


O Tirreno-Adriático é uma das provas por etapas mais importantes do calendário, também conhecida como Corsa dei Due Mari (em Português, 'a corrida dos dois mares'), porque como indica o nome da corrida, corre-se entre dois mares (Tirreno e Adriático), ligando as duas costas.
Esta será a 56ª edição, a primeira realizou-se em 1966 e foi ganha por Dino Zandegu. A lista de vencedores é um autêntico rol de nomes gigantes da modalidade. Roger De Vlaeminck detém o recor de vitórias, com 6, mas a lista contém, Francesco Moser (2), Joop Zoetemelk (1), Tony Rominger (2), Fabian Cancellara (1), Vincenzo Nibali (2), Cadel Evans (1), Alberto Contador (1) e Nairo Quintana (2).
É das poucas provas 'históricas' que não foram vencidas por Eddy Merckx.

História


Edição 2020


Percurso


 10/03  Etapa 1 Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (156 Km)
 11/03  Etapa 2 Camaiore - Chiusdino (202 Km)
 12/03  Etapa 3 Monticiano - Gualdo Tadino (219 Km)
 13/03  Etapa 4 Terni - Prati di Tivo (148 Km)
 14/03  Etapa 5 Castellalto - Castelfidardo (205 Km)
 15/03  Etapa 6 Castelraimondo - Lido di Fermo (169 Km) 
 16/03  Etapa 7 (ITT) San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (10,1 Km)

Percurso com um pouco de tudo, desde etapas para sprinters, puncheurs, trepadores e um contrarelógio individual que fecha a prova.
As etapas 3 e 4 são as mais duras da prova e aquelas que farão maiores diferenças, não esquecendo a 4ª etapa, que não sendo de montanha, têm percurso ondulados e seletivos. O contrarrelógio poderá ser o palco da decisão final, caso as diferenças sejam curtas.

Perfis

 10/03  Etapa 1 Lido di Camaiore - Lido di Camaiore (156 Km)

A etapa abre com 156 Km com poucas dificuldades e as que há são na primeira metade do percurso. Dia para os sprinters brilharem.

 11/03  Etapa 2 Camaiore - Chiusdino (202 Km)




Terreno ondulado marca o final da etapa, com as subidas de Casciano (4,5 Km a 6,1%), Il Santo (1 Km a 9,4%) e o Poggio alla Croce (3,5 Km a 6,9%), bem como os últimos 7,6 Km que são em subida. Pode ser uma oportunidade para os puncheurs mostrarem as garras.

 12/03  Etapa 3 Monticiano - Gualdo Tadino (219 Km)





Etapa com algumas semelhanças com a anterior, mas o final é um pouco mais fácil. Deverá ser disputada entre os sprinters, os últimos Km não são tão exigentes.

 13/03  Etapa 4 Terni - Prati di Tivo (148 Km)





A etapa rainha da prova, com final em Prati di Tivo. É uma etapa muito dura, com 3 subidas de respeito nos últimos 70 Km, Sella di Como, Passo Capannelle e Prato di Tivo. 
Uma fuga pode ter sucesso, mas o mais interessante vai ser a luta pela geral. Subida final com 14,6 Km a 7%, muito regular e onde trepadores como Bernal, Quintana ou Landa terão de atacar para ganhar tempo tendo em vista o contrarrelógio.

 14/03  Etapa 5 Castellalto - Castelfidardo (205 Km)





O perfil desta etapa é fantástico, com um circuito final rompe-pernas que convida a que uma fuga tenha sucesso. Serão 4 voltas do circuito, com um final numa autêntica parede 1000 metros de extensão a 14,9%.

 15/03  Etapa 6 Castelraimondo - Lido di Fermo (169 Km) 

Dia para os velocistas regressarem às vitórias.

 16/03  Etapa 7 (ITT) San Benedetto del Tronto - San Benedetto del Tronto (10,1 Km)

Tradicional contarrelógio do Tirreno-Adriático, totalmente plano ao longo da costa, com ida e volta. Dia para os puros especialistas da luta contra o cronómetro.

Startlist

Aqui

Favoritos

Sprinters

Ewan vs Ballerini
Este deve ser o duelo nas etapas para puros velocistas (1ª e 6ª). Ballerini terá possivelmente oportunidades noutras etapas nomeadamente na 2ª e 3ª etapas.

Merlier e Van der Poel
Quem será o sprinter da Alpecin-Fenix? Na nossa opinião deverá ser dividida a tarefa de sprintar, nas etapas para os sprinters puros Merlier será a aposta enquanto nas etapas para puncheurs e com terreno mais ondulado (2ª e 3ª et.), a aposta deverá recair sobre Van der Poel. O campeão holandês está numa forma tremenda e não será de espantar se vencer várias etapas.

Van Aert
Um ciclista fabuloso, capaz de sprintar com os melhores sprinters do mundo e de subir ao lado dos melhores trepadores. Achamos que desta vez o belga estará aqui para a classificação geral, sacrificando o sprint.

Gaviria, Viviani e Sagan
São os outros grandes nomes do sprint. Em condições normais dificilmente farão frente a Ewan, Merlier e Ballerini, mas basta um conjunto de factores estar a favor de um deles para poderem sacar uma vitória.

⭐⭐⭐ Ewan, Ballerini
⭐⭐ Merlier, Van der Poel, Van Aert
⭐ Gaviria, Viviani, Sagan

Geral

Pogacar vs Bernal
Bernal parece de regresso ao melhor e defronta um Pogacar que tem sido uma máquina em provas por etapas. Bernal para ganhar a geral terá de descarregar Pogacar na montanha e isso é uma tarefa muito complicada. O colombiano tem a seu favor a equipa.
O contrarrelógio poderá decidir este duelo e por essa razão, vantagem para o esloveno.

Quintana, Landa e Almeida
Estes 3 ciclistas começaram o ano a andar bem, Nairo e Landa têm brilhado nas provas italianos e João Almeida fez pódio no UAE Tour. O contrarrelógio final beneficia Almeida, por outro lado a subida Prati di Tivo é à medida de Landa e Nairo.

S. Yates
É um dos ciclistas mais inconsistentes de todo o pelotão. Não sabemos o que esperar dele, venceu a edição do ano passado, se voltar a estar naquela forma então é um candidato a repetir.

Alaphilippe e Van Aert
Sobre estes dois, a dúvida é saber se aguentam com os melhores a subida de Prati di Tivo. O francês esteve forte no Ventoux este ano, mas aqui o nível será maior. 
Van Aert esteve em altitude e regressou há pouco tempo. Na Strade Bianche notou-se a falta de ritmo de competição, no Tirreno é expectável que esteja muito melhor. Não será de espantar se conseguir limitar perdas na alta-montanha. É um dos favoritos a vencer o contrarrelógio.

⭐⭐⭐⭐⭐ Tadej Pogacar
⭐⭐⭐⭐ Egan Bernal
⭐⭐⭐ Quintana, Landa, Almeida
⭐⭐ Yates, Alaphilippe, Van Aert
⭐ Thomas, Fuglsang

A nossa aposta: Tadej Pogacar
Joker: Wout Van Aert




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.