Vuelta a España 2018 - Antevisão 19ª etapa

A primeira etapa de duas em Andorra. A Vuelta está a chegar ao final e estes dois dias são as últimas batalhas entre os homens da geral.

Mapa da 19ª etapa
Perfil da 19ª etapa
Subida para o parque Naturlandia
Etapa unipuerto, com apenas uma subida, que coincide com a meta. Os primeiros 130 quilómetros são praticamente planos, sendo em falso plano, já que começa em Lérida a 170 metros de altitude e chegam a Andorra, que está a 860 metros de altitude.
A subida final, mais conhecida por La Rabassa, é longa, são 17 quilómetros a 6,6%. A parte mais complicada da subida é o primeiro quilómetro e entre o 2º e o 6º quilómetros, com rampas acima dos 10%. A partir daí as rampas amenizam para os 5 e 6%.

Sprint intermédio: 
-  Sant Julià de Lòria (900 m, Km 136.7).

Subidas categorizadas:
- Naturlandia (1ª Cat, 2025 m, 17 Km a 6.6%, META)

Zona e abastecimento:
- Oliana (460 m, Km 83.5)

Local de partida: Lleida

Catedral de Lleida
Lleida ou Lérida, é uma cidade da comunidade autónoma da Catalunha. 
A cidade teve vários nomes, começou por ser chamada de Iltrida. No ano de 205 passou a chamar-se Ilerda. Até ao ano 716, a cidade foi ocupada por muçulmanos e nessa altura chama-se Lareda. 
Em 1300 foi criada a primeira universidade da Coroa de Aragão que esteve em funcionamento até 1717, altura em que Filipe V a mandou encerrar e destruir toda a zona universitária. Da destruição apenas escapou a Catedral de Lleida. 
Em 1644 a cidade foi conquistada pelas força militares espanholas lideradas por Felipe da Silva, um português ao serviço das tropas espanholas.

Local de chegada: Naturlandia.Andorra


Naturlandia é o parque de aventuras de Andorra, na paróquia de Sant Julia de Loria e está localizado entre 1.600 e 2.000 metros acima do nível do mar na área de La Rabassa, rodeado por mais de 800 hectares de floresta.
O parque de aventuras é uma das maiores atrações turísticas do país. Localizado no coração da Floresta Rabassa, em dois picos muito distintos, tem uma ampla oferta dirigida a todos os públicos.
Por seu lado, Sant Julià de Lòria tem uma grande oferta de arte românica e é palco de eventos culturais e desportivos durante o ano todo.

Condições meteorológicas

Probabilidade baixa de chuva, a temperatura vai rondar os 26ºC, mas no topo de La Rabassa a temperatura será um pouco mais baixa. O vento na primeira parte da etapa soprará moderado de sudoeste, mas no final será fraco.

Favoritos

⭐⭐⭐ Fuga
⭐⭐ Simon Yates
⭐ Steven Kruijswijk, Alejandro Valverde, Enric Mas, Miguel Angel López

A nossa aposta: Fuga
Tem sido a Vuelta das fugas. A taxa de sucesso tem sido muito elevada e este é mais um dia para uma fuga singrar.
Entre os nomes para lutar por uma etapa destacamos: Dylan Teuns, Ilnur Zakarin, Ben King, Bauke Mollema, Rafal Majka, Sergio Henao, Wilco Kelderman, David de la Cruz, Davide Formolo, Michal Kwiatkowski e Thomas de Gendt.

Outsider: Simon Yates
O britânico conhece muito bem estas estradas, já vive e treina em Andorra. Tem a oportunidade de dar uma resposta depois de ter dado sinais preocupantes nos últimos metros do Balcón de Bizkaia.
Adam Yates foi guardado pela equipa para este final de Vuelta e é um apoio importante para o irmão.


Diferenças entre os candidatos da geral:
1. Simon Yates (Mitchelton-Scott)
2. Alejandro Valverde (Movistar Team) a 25″
3. Enric Mas (Quick-Step Floors) a 1:22″
4. Miguel Ángel López (Astana) a 1:36″
5. Steven Kruijswijk (LottoNL-Jumbo) a 1:48″
6. Nairo Quintana (Movistar Team) a 2:11″
7. Ion Izagirre (Bahrain-Merida) a 4:09″
8. Rigoberto Urán (EF-Drapac) a 4:36″
9. Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) a 5:31″
11. Emmanuel Buchmann (Bora-hansgrohe) a 6:33″
12. Wilco Kelderman (Sunweb) a 9:15″
13. David de la Cruz (Team Sky) a 9:19″

Seguir em directo: #LV2018 #laVuelta #Vuelta2018 #laVuelta2018
(a partir das 14:00, hora de Portugal Continental)
  (a partir das 15:00, hora de Portugal Continental)


Bruno Dias

Adora ciclismo e tudo o que se relaciona com bicicletas. O mês de maio e julho são sagrados e tem um carinho pelas clássicas da primavera e pela Volta a Portugal. Ao longo dos anos aprendeu a apreciar a Vuelta.

Sem comentários:

Enviar um comentário