Header Ads

Volta a Portugal 2017 - Antevisão prólogo

Para abrir a 79ª edição da Volta a Portugal, nada melhor que um prólogo de 5,4 quilómetros, que se realizará na zona ribeirinha da cidade de Lisboa.

Mapa do prólogo

Perfil do prólogo
O percurso é completamente plano. Em pano de fundo está o Rio Tejo e alguns locais icónicos da capita, como toda a área de Belém, com o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, CCB, o Padrão de Descobrimentos e a ponte 25 de Abril.
O vento é um factor a ter em consideração.

Cidade de partida e chegada: Lisboa



Lisboa a capital de Portugal, a cidade com mais população do país. 
É sede de distrito e sede de município com 53 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 24).
O imperador romano Júlio César concedeu à cidade estatuto de município sob o nome de Felicitas Julia. 
Lisboa tem dois locais classificados pela UNESCO como Património da Humanidade, a Torre de Belém e o Mosteiro do Jerónimos. 
É uma cidade de história e tradições, marcada por invasões, conquistas e reconquistas. Marcada pelo terramoto de 1755. 
Um passeio por Lisboa passa obrigatoriamente pelos seus bairros, pelas casas de fado. Do Terreiro do Paço ao Castelo de São Jorge, da Torre de Belém aos Jerónimos, passando pela Sé de Lisboa, pelo Panteão, por todos os bairros, por todos os miradouros.
Há tanto para dizer sobre Lisboa que não cabe neste parágrafo, só mesmo com uma visita à cidade e um passeio a pé para conhecerem o seu coração, a sua essência.

Condições meteorológicas

Sol e algum calor, com algum vento à mistura. A temperatura andará por volta dos 30ºC e o vento soprará moderado de norte, o que significa que os corredores terão vento lateral.

Fonte: Foreca

Favoritos

*** Gustavo Veloso
** Damien Gaudin, Ian Bibby, Domingos Gonçalves
* Alejandro Marque, Raul Alarcon, Vicente Garcia de Mateos

A nossa aposta: Gustavo Veloso
Vai querer começar a Volta em modo ganhador. No ano passado no prólogo de Oliveira de Azeméis teve muito azar, mas mesmo assim fez um tempo decente, este ano, sem azares deve ser o homem a bater.

Outsider: Vicente Garcia Mateos
Foi 6º no ano passado num prólogo com os metros finais muito duros. Este ano o percurso é completamente plano, o que o beneficia em teoria e com algum vento, a coisa ainda melhora mais, já que é um ciclista potente e bom nos esforços curtos como este.


(a partir das 15:30)

Perfil desenhado por Pedro Rodrigues

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.