Header Ads

Volta a Portugal 2017 - Antevisão 7ª etapa

Depois do dia de descanso, os ciclistas têm uma etapa com chegada à Nossa Senhora da Assunção. 
Mapa da 7ª etapa

Perfil da 7ª etapa
Chegada em alto, na Nossa Srª da Assunção em Santo Tirso. A partida será em Lousada na Praça do Sr. dos Aflitos, num dia sem grandes dificuldades antes da subida final, apenas uma contagem de montanha e de 4ª categoria, Serra de Campelos.
A subida final da Nossa Srª da Assunção tem 6,3 quilómetros de extensão a 6,2% de inclinação média.

Cidade de partida: Lousada
Jardim do Monte do Senhor do Aflitos - Lousada
Lousada é uma vila portuguesa no Distrito do Porto. É sede de um município subdividido em 15 freguesias. 
O concelho de Lousada é um município fortemente industrializado, de modo particular na indústria têxtil. No entanto, tal facto não impede de possuir ainda um cariz profundamente agrícola, sobretudo no domínio dos vinhos verdes e lacticínios, com a existência de várias empresas agro-indústriais bastante desenvolvidas tecnologicamente.
Lousada possui um património diverso espalhado por todo o concelho. Alguns dos edifícios foram inclusive incluídos no projecto regional Rota do Românico do Vale do Sousa, criado em 2003, com o objectivo de permitir uma maior visibilidade ao património da região.

Cidade de chegada: Santo Tirso
Igreja da Nossa Senhora da Assunção - Santo Tirso
Santo Tirso deriva do nome Turiaco (em latim Turiacus) que era o deus do poder da mitologia celta, adorado pelos gróvios, povo pré-romano de origem desconhecida que habitava a região de Entre Douro e Minho.
Hoje em dia, Santo Tirso é um concelho que o convida a explorar a diversidade paisagística, dos montes aos parques urbanos, e os seus contrastes entre as construções religiosas e as modernas esculturas espalhadas pela cidade. 
Ao visitar Santo Tirso não pode deixar de provar alguns dos produtos locais, como os famosos jesuítas, os limonetes e as bolachas do Mosteiro de Santa Escolástica.

Condições meteorológicas

Dia com muito sol e temperaturas elevadas, a rondarem os 35ºC. O vento soprará fraco, na primeira parte da tirada de este e na segunda de noroeste.

Favoritos

*** Vicente Garcia de Mateos
** Raul Alárcon, Gustavo Veloso, Rinaldo Nocentini, Amaro Antunes
* João Benta, António Carvalho, Henrique Casimiro

A nossa aposta: Vicente Garcia de Mateos
O espanhol ainda não venceu uma etapa este ano, mas tem vindo a estar perto de o fazer. A subida da Senhora da Assunção não é tão dura quanto a Senhora da Graça, sendo mais curta, o que o beneficia.

Outsider: Amaro Antunes
A W52-FC Porto tem dominado a prova, com 4 vitórias em 7 dias de competição. No entanto a classificação geral ainda não está decidida e o pódio também não. O algarvio tem sido dos mais fortes na montanha e ainda não ganhou nenhuma etapa e o pódio não está garantido. 
Independentemente dos jogos tácticos, é um dos grandes favoritos para este dia.


(a partir das 15:15)

Perfil desenhado por Pedro Rodrigues


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.