Header Ads

Volta a Portugal 2017 - Antevisão 6ª etapa

Dia de sector de terra batida, com a passagem por um dos pontos míticos da história do rally de Portugal, o salto da Pedra Sentada.
Mapa da 6ª etapa

Perfil da 6ª etapa
Nas últimas edições Braga tem recebido chegadas, este ano recebe uma partida. A 6ª etapa parte da cidade dos Arcebispos, mas concretamente da Praça Municipal, bem no centro da cidade.
O dia tem no menu quatro contagens de montanha: Bom Jesus (3ª cat. km 40,2), Viso (1ª cat. km 131,1), Salto da Pedra Sentada (2ª cat. km 164,3) e Golães (4ª cat. km 178,4). Destaque para o Viso e para o sterrato em Fafe, que também foi usado na edição de 2016.
A chegada será na Praça 25 de abril.

Cidade de partida: Braga

Centro da cidade de Braga
É difícil falar de  mais de 2000 anos de história num parágrafo tão pequeno. Braga foi fundada pelos Romanos com o nome de Bracara Augusta, em homenagem ao imperador César Augusto. Devido a isso, muitos são os vestígios do Império Romano que se vê na cidade. 
É sede de concelho com 62 freguesias (após a reorganização territorial ficou com 37).
Braga é uma cidade de cultura e tradições, onde em cada canto, a história abraça a religião. O centro da cidade é uma vasta zona pedonal, com várias ruas sempre repletas de pessoas e o comércio tradicional sempre pronto a bem-receber. Se passear a pé por Braga irá reparar na enorme quantidade de igrejas que por lá encontra, escolher a mais bonita é quase impossível. E não nos podemos esquecer da mais emblemática de todas, a Sé.
Mas mais existe para visitar. Os Jardins de Santa Bárbara merecem uma paragem para algumas fotos. Na avenida da Liberdade destaca-se o Teatro Circo. Completamente restaurado, é de uma beleza inquestionável.  
Fora do centro de Braga, não podem perder o Bom Jesus do Monte e o Sameiro. E claro, uma viagem no elevador do Bom Jesus é daquelas actividades que todos devemos fazer.
A festa principal de Braga é o São João. Mas ao longo do ano muitas são as festividades. É uma cidade muito animada principalmente de verão.

Cidade de chegada: Fafe

Casa do Penedo - Fafe
Muitos são os turistas que rumam a Fafe para visitarem a Casa do Penedo. Esta foi considerada a 11ª moradia mais estranha do mundo. Muitas pessoas ao vê-la lembram-se dos Flintstones. A Casa do Penedo foi construída em 1974 mas agora, com a internet ganhou uma popularidade nunca imaginada. Se a quiser visitar, dirija-se à Serra de Fafe, mais propriamente à freguesia de Várzea Cova.
O concelho de Fafe é constituído por 36 freguesias (após a organização territorial passaram a 25). Fafe pertence ao distrito de Braga.

Condições meteorológicas

Mais um dia com muito sol, a temperatura rondará os 25ºC. O vento vai soprar moderado/fraco de norte no inicio da etapa e depois mais perto do final irá soprar de noroeste.

Favoritos

*** Daniel Mestre, Vicente Garcia de Mateos
** Samuel Caldeira, Gustavo Veloso, Rinaldo Nocentini
* Davide Rebellin, Filipe Cardoso, Damien Gaudin, Domingos Gonçalves

A nossa aposta: Daniel Mestre
Este ano ainda não venceu, mas na chegada a Viana do Castelo foi apenas batido por Gustavo Veloso e Vicente Garcia de Mateos. O final enquadra-se nas suas características apesar de na edição do ano passado apenas ter feito 6º.

Outsider: Gustavo Veloso
Venceu na Santa Luzia mostrando que é provável que a sua forma possa estar a melhorar de dia para dia. No ano passado foi 5º em Fafe e este ano vai querer vencer mais uma etapa, que seria a sua segunda seguida.


(a partir das 15:15)

Perfil desenhado por Pedro Rodrigues

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.