Header Ads

Volta a Portugal 2017 - Antevisão 10ª etapa

Como aconteceu na edição do ano passado, a última etapa é um contrarrelógio individual, só que desta vez o palco não é a capital, mas sim a bonita cidade de Viseu.

Mapa da 10ª etapa

Perfil da 10ª etapa
No ano passado, o último dia também foi um contrarrelógio individual em Lisboa, este ano será em Viseu. São pouco mais de 20 quilómetros praticamente planos, que beneficiarão os especialistas neste tipo de esforço.
Se as diferenças forem curtas entre os primeiros, a prova pode apenas ser decidida no último dia.

Cidade de partida e chegada: Viseu
Sé de Viseu
A cidade de Viseu localiza-se na região centro do País. Foi considerada pela DECO, em 2012, como a  cidade portuguesa com melhor qualidade de vida.
Existem várias lendas sobre o aparecimento do nome da cidade. Uma delas diz que foi em pleno processo de Reconquista. Um grupo de guerreiros chega à cidade e um deles perguntou: "O que viso (vejo) eu? E assim, dessa pergunta nasceu o nome Viseu.
Viseu não é apenas uma cidade de rotundas. Há muitos e bonitos monumentos para visitar. A Sé de Viseu (na imagem) é capaz de ser o ponto de maior visita turística. Podem também visitar a Cava de Viriato, um acampamento da época romana, considerado monumento nacional desde 1910. 
Em Agosto, Viseu recebe aquela que é uma das maiores feiras do país, a feira de São Mateus. Encontra-se de tudo, gastronomia, artesanato, música, exposições e muitas experiências diferentes. Este ano começa a 5 de Agosto e prolonga-se até 11 de Setembro. 
Vale a pena visitar Viseu.


Condições meteorológicas

Dia de sol com temperaturas a rondar os 30ºC. O vento soprará moderado (15-18 Km/h) de Noroeste.

Favoritos

*** Gustavo Veloso, Alejandro Marque
** Raul Alarcon, Domingos Gonçalves
* Damien Gaudin, Ricardo Mestre

A nossa aposta: Alejandro Marque
O espanhol trabalhou muito na etapa anterior para tentar ajudar Nocentini. O favoritismo seria entre ele e o Veloso, mas este último mostrou estar muito longe da forma que nos habituou nos últimos anos.

Outsider: Domingos Gonçalves
É o atual campeão nacional da especialidade. Esteve muito forte no prólogo de Lisboa e chega a este contrarrelógio como um dos nomes a ter em conta.
O esforços mais curtos e explosivos são melhores para ele, mas já demonstrou que neste tipo de distância também se safa bem.

A nossa aposta para o pódio final:
1- Raul Alárcon
2- Amaro Antunes
3- Rinaldo Nocentini


(a partir das 15:15)

Perfil desenhado por Pedro Rodrigues

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.