Header Ads

Volta a Portugal 2017 - Antevisão 1ª etapa

Depois de Damien Gaudin ter cumprido o objetivo de vestir de amarelo. No entanto, a primeira etapa deve ser a despedida do francês da liderança, já que montanha, nem que seja pouca, não é com ele.

Mapa da 1ª etapa
Perfil da 1ª etapa
Vila Franca de Xira (Parque Urbano) é o ponto de partida da 1ª etapa, os corredores seguem em direção a norte, mais concretamente a Santarém, onde encontram a primeira contagem de montanha categorizada da prova (4ª cat. km 40,9). Na capital ribatejana dão a volta e regressam para sul até à região de Setúbal, onde terão duas contagens de na zona da Arrábida, Alto das Necessidades (3ª cat. km 172,6) e Alto da Arrábida (3ª cat. km 189,7).
A meta fica na Avenida Luísa Todi, em Setúbal.

Cidade de partida: Vila Franca de Xira


Vila Franca de Xira é uma cidade do distrito de Lisboa. É sede de concelho com 11 freguesias (após a reorganização territorial passaram a 6).
No actual concelho de Vila Franca de Xira existiram na idade média e até meados do século XIX 4 concelhos distintos, o de Povos, Alverca, Alhandra e Vila Franca. Em 1855 já estavam todos integrados no actual concelho. 
Vila Franca de Xira foi elevada a cidade em 1984, no segundo pacote de elevação a cidades do regime democrático em Portugal. 
É uma cidade conhecida pelas sua ligações à tourada. Um dos principais pontos de interesse é a sua Praça de Touros. Também a principal festa da cidade tem ligações tauromáquicas. A festa do "Colete Encarnado" realiza-se no primeiro fim de semana de Julho.

Cidade de chegada: Setúbal


Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Setúbal (desde 1926) e sede de diocese (desde 1975). Situa-se na sub-região de Área Metropolitana de Lisboa.
É sede de município com o mesmo nome subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a oeste pelo município de Sesimbra, a noroeste pelo Barreiro, a norte e leste por Palmela e, a sul, o estuário do Sado separa-o dos municípios de Alcácer do Sal e Grândola.
Em Setúbal nasceram alguns dos grandes nomes do campo artístico português, como a cantora lírica Luísa Todi e um dos poetas mais aclamados de Portugal, Bocage.


Condições meteorológicas

Dia com muito sol e calor, com as temperaturas a ultrapassar os 30ºC em algumas ocasiões. O vento soprará moderado de Noroeste, o que pode influenciar principalmente na zona da Arrábida, junto à costa.

Favoritos

*** Daniel Mestre
** Vicente Garcia de Mateos, Samuel Caldeira
* Johim Ariesen, Filipe Cardoso, Alejandro Marque, Gustavo Veloso

A nossa aposta: Daniel Mestre
No ano passado venceu a etapa que acabou em Setúbal. Apesar de ser um sprinter, é capaz de passar este tipo de etapas.
Atualmente é o melhor velocista do pelotão nacional e para este tipo de chegadas é sempre um favorito nas provas portuguesas.

Outsider: Vicente Garcia de Mateos
A sua transformação em corredor todo terreno fez com que ele tenha perdido potência para rivalizar com os melhores velocistas. No entanto, a falta de de sprinters de qualidade na Volta a Portugal, faz com que o espanhol seja favorito neste tipo de chegadas.
Ainda por cima, a etapa é selectiva, é de prever que nem todos os homens rápidos consigam aguentar-se no pelotão.


(a partir das 15:15)

Perfil desenhado por Pedro Rodrigues

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.