Header Ads

Amstel Gold Race (1.WT) - Antevisão

Depois do pavé, chegam as Ardenas e a primeira das três famosas clássicas, que fazem parte das Clássicas das Ardenas é a Amstel Gold Race. Deve o seu nome ao patrocinador, que é a famosa cervejaria Amstel.
É a maior prova que decorre em solo holandês, corre-se desde 1966 no sul da província de Limburg e faz parte de um dos conjuntos de clássicas que mais apaixonam os fãs do ciclismo, as já referidas, Clássicas das Ardenas.
O percurso tem variado ao longo dos anos, este ano, a organização decidiu alterar significativamente a rota, com o final a não ser no Cauberg.
Em 1966 a partida foi em Breda, de 1967 a 1970 a partida era da cidade de Helmond, 1971 a 1997 iniciava em Heereln e desde 1998 até aos dias de hoje, a partida é dada em Maastricht.
De 1966 até 1990 a chegada foi em Meerssen (exceptuando o ano de 1968, que foi em Elsloo). De 1991 a 2002 a chegada foi em Maastricht, de 2003 até 2012 a meta estava no topo do Cauberg e de 2013 a 2016 encontrava-se 1800 metros mais à frente. O número de subidas curtas e explosivas fazem com que seja uma prova bastante exigente. 
Um corredor da casa, é o recordista de vitórias, o holandês Jan Raas, conquistou a prova por cinco vezes. Mas um nome destaca-se nos últimos anos, é o de Philippe Gilbert, três vitórias, o segundo mais vitorioso, que tem feito do Cauberg o local onde 'desfaz' os adversários com os seus ataques explosivos, foi onde também conquistou os campeonatos do mundo de 2012.

História 

últimos 10 vencedores
2007 Stefan Schumacher (GER) Gerolsteiner
2008 Damiano Cunego (ITA) Lampre
2009 Serguei Ivanov (RUS) Team Katusha
2010 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2011 Philippe Gilbert (BEL) Omega Pharma–Lotto
2012 Enrico Gasparotto (ITA) Astana
2013 Roman Kreuziger (CZE) Saxo–Tinkoff
2014 Philippe Gilbert (BEL) BMC Racing Team
2015 Michał Kwiatkowski (POL) Etixx–Quick-Step
2016 Enrico Gasparotto (ITA) Wanty-Groupe Gobert

Edição 2016 (Top-10)
1    Enrico Gasparotto (Ita) Wanty - Groupe Gobert    6:18:02   
2    Michael Valgren (Den) Tinkoff Team        
3    Sonny Colbrelli (Ita) Bardiani CSF    0:00:04   
4    Bryan Coquard (Fra) Direct Energie        
5    Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge        
6    Julian Alaphilippe (Fra) Etixx - Quick-Step        
7    Diego Ulissi (Ita) Lampre - Merida        
8    Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team        
9    Loic Vliegen (Bel) BMC Racing Team        
10    Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal

Percurso

Maastricht › Berg en Terblijt (261 Km)

A partida será dada de Maastricht, bem perto da fronteira com a Bélgica. Os ciclistas vão subir o Cauberg, Geulhemmerberg e o Bemelerberg três vezes. O percurso em relação a 2016 tem alterações profundas, por exemplo, o Cauberg já não é a última subida, agora é o Bemelerberg, que tem a última passagem a 5,6 Kms da linha de meta.

Mapa da prova

Ao todo são 35 subidas, o que dá uma média de uma a cada 7,5 quilómetros. Seis destas subidas vão aparecer várias vezes ao longo do dia - o Sibergrubbe (duas vezes), Cauberg (três vezes), o Geulhemmerberg (três vezes), o Gulpenerberg (duas vezes) e o Bemelerberg (duas vezes).
Com a nova configuração do percurso, a combinação de subidas que pode ser a diferença é o Kruisberg/Eyserbosweg, a primeira tem 800 metros a 8,5% e a segunda tem 1000 metros a 8%. Logo a seguir aparece o Fromberg e o Keutenberg. Quando passarem o Keutenberg os corredores estarão a 29 quilómetros da meta.
As três subidas finais, Cauberg-Geulhemmerberg-Bemelerberg, farão a seleção final.

Perfil da prova

Quadro com as características das subidas

Startlist

Condições meteorológicas


A previsão para domingo é de alguma chuva. A temperatura rondará os 13º C e o vento soprará fraco de Noroeste, em algumas zonas do percurso será cruzado. Os ciclistas e as respetivas equipas terão de estar atentos.

Favoritos

Na nossa opinião existem três corredores acima dos restantes, são eles: Greg Van Avermaet, Philippe Gilbert e Alejandro Valverde. A temporada que estão a realizar faz com que sejam as principais figuras e aqueles que serão as rodas a seguir. Até ao momento são as três grandes figuras em 2017. Dos três destaque para Gilbert que já venceu a provar por três vezes.
Outro corredor que está em grande forma e demonstrou recentemente isso mesmo na De Brabantse Pijl, é Sonny Colbrelli. Venceu a prova, deu espetáculo e o percurso deste ano, assenta-lhe bem. A sua ponta final pode fazer a diferença.
Dos homens rápidos, destaque para Michael Matthews, que este ano é a principal aposta da sua nova equipa, ao contrário do que acontecia quando estava na Orica. O australiano está a subir melhor e já prometeu correr de uma forma mais atacante.
A Sky tem Michal Kwiatkowski, que este ano já venceu a Milão-São Remo e a Strade Bianchi. O polaco também já venceu a prova, em 2015, este ano volta a ser um dos grandes favoritos, até pelo o que mostrado em 2017.
A Trek-Segafredo terá como principal referência, Fabio Felline, que é um dos ciclistas mais versáteis do pelotão mundial. Capaz de fazer um pouco de tudo, o italiano tem na Amstel gold Race, um percurso interessante para si.
O vencedor da edição do ano passado, Enrico Gasparotto não parece estar na forma do ano passado, mas também não parece estar muito longe. O novo percurso não é tão favorável a ele, já que a subida final encontra-se um pouco mais longe da meta.
Outro italiano que tem de se ter em conta é, Diego Ulissi. No ano passado foi 7º e este ano, volta a ser um dos favoritos. A UAE Team Emirates, também tem Rui Costa na equipa, mas acreditamos que este novo percurso é bem mais favorável para o italiano.
Outro dos favoritos é Tim Wellens, principalmente se chover. O belga tem realizado uma temporada muito boa, com o seu estilo atacante a ser recompensado três vezes este ano.
Mostrou continuar em forma na De Brabantse Pijl, onde foi 4º.

***** Greg Van Avermaet, Philippe Gilbert, Alejandro Valverde
**** Sonny Colbrelli, Michael Matthews, Michal Kwiatkowski
***  Fabio Felline, Enrico Gasparotto, Diego Ulissi, Tim Wellens
**  Michael Albasini, Jay McCarthy, Michael Valgren, Tiesj Benoot
* Petr Vakoc, Daniel Martin, Rui Costa, Bryan Coquard

A nossa aposta: Philippe Gilbert
Outsider: Sonny Colbrelli

Seguir em directo: @Amstelgoldrace,
   A partir das 13:45 



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.